1º Surf-Treino Circuito ASC OsklenSurfing 2015

 

A associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club realizou neste último sábado, 02 de Maio, o 1º Surf-Treino ASC OsklenSurfing 2015, válido como a primeira etapa do circuito local do Arpoador.

Os atletas foram postos em alerta no início da semana e apenas na tarde de quinta-feira o diretor de prova Guilherme Aguiar confirmou a chamada. E em menos de 24 horas as inscrições se esgotaram, mostrando que estavam todos ávidos pelo início deste circuito que privilegia as ondas. E elas vieram… Uma nova ondulação de SSE bombou durante todo o dia, proporcionando séries consistentes em torno de 1 a 1.5 m quebrando sobre a pedra do jacaré, com sol e ventos fracos durante todo o dia.

 

[Confira as fotos no álbum de Claudio Franco]: https://goo.gl/OAIQC7

[Confira as fotos no álbum de Bárbara Becker]: https://goo.gl/JGdFtF

[Confira o vídeo em nosso canal no Youtube]: https://goo.gl/XWVDfY

 

A competição começou com acirradas disputas nas triagens das categorias Grand-master (acima de 40 anos) e Open. Dezoito atletas buscavam quatro vagas no evento principal e os destaques foram Eduardo Zazá (Open), Rômulo Bula (Open), Fernando Xará (Grand-Master) e Luis Felipe Furtado (Grand-Master).

Abrindo o evento principal da categoria aberta (Open), destaques para Fernandinho do Leme (notas 9,17 e 6,67) e Leonel Brizola (notas 7,83 e 7,33) na primeira bateria, e Rafael Cury na terceira, além dos outros classificados para as semifinais. Mas, quem roubou a cena foi o local Bruno Coutinho. Talvez por estar morando fora, Bruno surfou com muita vontade e conseguiu encaixar seu backside nas esquerdas do Arpex, fazendo duas ondas excelentes (9,87 e 8,67) e levando a média 9,27 para a semifinal (nesse formato de competição os atletas sempre levam a média de uma fase para a seguinte, onde somam mais duas notas).

Na primeira semifinal, Bruno manteve a boa forma e se classificou em primeiro, junto com Pablo Becker, que começou a mostrar a força do seu surfe. Na segunda semi, ocorreu uma disputa mais equilibrada entre o vencedor da triagem, Zazá, Fabiano Passos, e os destaques da primeira fase, Fernandinho e Leonel. O surfista local do Leme, Fernandinho, não conseguiu aproveitar a vantagem obtida na primeira fase e foi eliminado, juntamente com o Leonel. Se classificaram Zazá e Fabiano Passos, que conseguiu manobrar com mais pressão e finalizar suas ondas.

A final ocorreu na manhã de domingo, sem a presença de Bruno Coutinho (que teve de viajar). Fabiano não entrou em sintonia com o mar e deixou a disputa entre Zazá e Pablo Becker. Ambos surfaram muito bem, mas, as ondas do Pablo foram mais valorizadas pelos juízes por serem maiores e mais longas, permitindo um surfe mais de linha e com mais força.

Na categoria Grand-Master, o atual campeão, Betinho Dengue, começou a campanha pelo bicampeonato de forma avassaladora, vencendo a etapa de abertura. Destaque também para os demais finalistas Eduardo Chalita (2º), Fernando Xará (3º vindo das triagens), e Guilherme Ferreira (4º).

Na categoria Legends, outro atual campeão, Roberto Coelho, começou o ano como terminou 2014, vencendo! Completaram o pódio Gagoo (2º), Roni Veloso (3º), e Ton (4º).

Na categoria Feminino, a campeã do último Arpoador Clássico Martha Booke voltou a vencer e largou na frente na disputa pelo título, aproveitando as ausências de duas concorrentes diretas, Ariane Mateik (atual campeã) e Mari Taboada, que estão dedicadas à maternidade. Em segundo ficou a estreante Andreza Ramos, que veio das triagens, seguida por Gabriela Pulcherio (3ª) e Luz Maria (4ª).

Entre a nova geração, destaques para Anderson Picachú (campeão Mirim) e Bernardo Bordovsky (campeão Iniciante), ressaltando também o desempenho dos vice-campeões Bruno Lucca (Mirim) e Diego Cordeiro (Iniciante), que fez a maior nota da final.

Foi mais uma grande festa do surfe promovida pelo ASC e pela OsklenSurfing no berço carioca das competições. Festa essa cujo conceito é melhor traduzido nas palavras do atleta Grand-Master, Loy Guerra: “E o mais importante é ver a nova geração interagindo com a geração Master, ídolos do passado e futuros campeões, momento de rever os amigos e velhos adversários onde a disputa é só dentro da água, fora é só confraternização. Show de surf parabéns a todos que trabalham e organizam o nosso evento…”

 

No dia seguinte, domingo 03 de Maio, foi realizado o Surf-Treino GROMS, a etapa prime para as categorias Iniciante eMirim, e que contou também com as categorias InfantilFeminino Junior e Superlight Expression Session. Aguarde que em breve divulgaremos os resultados completos, com fotos e vídeos do que aconteceu.

Neste ano ainda serão realizados mais três etapas tipo Surf-Treino, sendo que a janela de espera por ondas para a próxima vai até Julho. Também já está em espera (até Novembro) a outra etapa prime do circuito, o OsklenSurfing Arpoador Clássico 014/015.

 

Circuito OsklenSurfing Arpoador Surf Club 2015 é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador –Arpoador Surf Club – A.S.C. em parceria com a OsklenSurfing, e com o apoio de The Bar SurfshopArt in SurfForever LivingSoul Traveler, e RicoSurfApoio institucionalE-Brigade e Subprefeitura da Zona Sul.

 

Agradecimentos: Casa2imagem, Prefeitura do Rio, 3º SGMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, Favela Surf Clube, e FESERJ.

 

O Arpoador Surf Club também agradece aos atletas e à nossa equipe de trabalho nesta etapa (organizador: Guilherme Aguiar; produtor: Magno Mexicano; juízes: Paulo Dollabela, Guguinha, Ismael Miranda, Tiola, e Ian Cosenza; locutora: Renata Wirll; Assessor: Leonardo Leite; beach-marshall: Roberto Mé; chefe de segurança: Jean Carlos; segurança de água: Fabiano Bicudo; apoio terra: Rodrigo Tico e Ewerton Marques; apoio som: Alexandre Rascunho; apoio montagem: Tiririca e Soneca; vigia: Italo Scooby; imagens: Daniel Quintanilha, Rafael Garcia, Claudio Franco e Bárbara Becker), e a toda a galera local que apoiou e prestigiou. Muito obrigado!

 

RESULTADOS FINAIS

Open

1º       Pablo Becker

2º      Eduardo Zazá

3º      Fabiano Passos

4º      Bruno Coutinho

 

Grand-Master

1º       Betinho Dengue

2º      Eduardo Chalita

3º      Fernando Xará

4º      Guilherme Ferreira

 

LEGENDS LONGBOARD

1º      Roberto Coelho

2º      Gagoo

3º      Roni Veloso

4º      Ton

 

MIRIM

1º      Anderson Picachú

2º      Bruno Lucca

3º      Valentina Bertrando

4º      Bernardo Bordovsky

 

INICIANTE

1º      Bernardo Bordovsky

2º      Diego Cordeiro

3º      Marcos Pedro

4º      Gustavo Kaulino

 

FEMININO

1º      Martha Booke

2º      Andreza Ramos

3º      Gabriela Pulcherio

4º      Luz Maria

 

Veja os resultados completos (*) no website da associação:

http://www.arpoadorsurfclub.com/calendario/

Veja os rankings unificados (*) no website da associação:

http://www.arpoadorsurfclub.com/ranking/

Visite o nosso websitewww.arpoadorsurfclub.com

Visite nossa página no Facebookhttps://www.facebook.com/arpoadorsurfclub

(*) no momento, o ranking unificado está computando os dois melhores resultados de 2014 mais o resultado da primeira etapa de 2015. Ao fim do ano, serão computados os três melhores resultados de 2015, com dois descartes possíveis.

 

Evento: 1º Surf-Treino ASC OsklenSurfing 2015

 

Data: 02 de Maior de 2015

Local: Praia do Arpoador

Abrs.

Guilherme Aguiar | Presidente
Diretoria
arpoadorsurfclub@hotmail.com

Arpoador Surf Club – A.S.C. | Associação (civil sem finalidade lucrativa e nem intuito político) dos surfistas da praia do Arpoador
CNPJ: 08.885.471/0001-36
www.arpoadorsurfclub.com www.facebook.com/arpoadorsurfclub