HD World Junior decide os títulos mundiais da ASP neste sábado em Florianópolis

Confirmada a antecipação das finais do evento apresentado pela Devassa na Praia da Joaquina que reuniu os melhores surfistas com até 20 anos de idade do mundo na Ilha de Santa Catarina

Está confirmada para este sábado a decisão dos títulos mundiais da ASP no HD World Junior Championship apresentado pela Devassa na Ilha de Santa Catarina. A previsão é de ventos fortes a partir de domingo, então a comissão técnica decidiu finalizar o masculino e feminino no sábado, com as quartas de final abrindo o último dia do evento que reuniu os melhores surfistas do mundo com até 20 anos de idade em Florianópolis. Os campeões mundiais serão conhecidos até as 15h00, as 16h00 as bandas John Bala Jones e Dazaranha fazem um grande show para o público na Praia da Joaquina e à noite tem a festa de encerramento no El Divino Lounge também na capital catarinense.

“As condições do mar aqui na Joaquina melhoram consideravelmente nesta sexta-feira, como já era esperado, mas a previsão é de vento sul forte a partir de domingo à tarde na costa catarinense, então avaliamos todas as possibilidades e decidimos terminar amanhã (sábado), com as quartas de final, semifinais e finais das duas divisões”, confirmou Roberto Perdigão, da ASP South America, que atua como Diretor de Prova no HD World Junior. “O evento transcorreu de maneira impecável durante toda a semana e todos os competidores e seus acompanhantes estão bastante satisfeitos com a prova e encantados com a cidade de Florianópolis”.

O Brasil tenta aumentar para seis o seu recorde de títulos mundiais na história do Pro Junior na ASP, mas no feminino as cinco participantes da América do Sul saíram da briga nas oitavas de final disputadas na quinta-feira em Florianópolis. Já a sexta-feira começou com uma vitória sensacional de Gabriel Medina no último minuto contra o campeão australiano Jake Sylvester em ondas maiores de 3-5 pés na Praia da Joaquina.

As séries estavam entrando mais para o meio da praia e o brasileiro largou na frente com nota 7,83. Mas, o australiano foi melhorando a cada apresentação para abrir uma sólida vantagem de 9,51 pontos com as notas 8,27 e 9,07 que recebeu em duas ondas seguidas. O tempo foi passando e no último minuto Medina achou uma direita para arriscar tudo, variando manobras na onda e voando em dois aéreos para arrancar nota 9,57 dos juízes e virar o placar para 17,40 a 17,34 pontos.

“Na verdade, era para eu ter mandado antes o aéreo para ele sair mais alto, mas na hora que eu mandei a manobra foi boa também e depois consegui finalizar bem. Então, quando eu voltei do segundo aéreo, achei que poderia tirar a nota pra vencer”, disse Gabriel Medina, que ainda voltaria ao mar na sexta-feira à tarde para enfrentar o norte-americano Kanoa Igarashi na quinta oitava de final. “Eu tive que dar tudo de mim porque ele (Jake Sylvester) estava bem na bateria, me deixou precisando de 9 e pouco. Pedi pra Deus mais uma onda, ela veio e eu não podia desperdiçar, aí consegui a nota que precisava e estou superfeliz de passar pra próxima fase”.

Medina foi o segundo brasileiro a passar para as oitavas de final do HD World World Junior Championship. Na quinta-feira, o cearense Michael Rodrigues aumentou seu próprio recorde de nota para 9,63 nas ondas da Praia da Joaquina e ainda na manhã da sexta-feira o paulista Jessé Mendes confirmou seu nome despachando o francês Nomme Mignot no penúltimo duelo da terceira fase. As oitavas de final aconteceriam em seguida, com Michael Rodrigues enfrentando o peruano Juninho Urcia na segunda bateria, Gabriel Medina contra o norte-americano Kanoa Igarashi na quinta e Jessé Mendes disputando a última vaga para o sábado decisivo com o japonês Hiroto Ohhara.

O HD World Junior Championship 2013 é apresentado pela Devassa e distribui uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Site Waves.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela internet e o link pode ser acessado clicando-se no banner na capa do www.aspsouthamerica.com e a galeria de fotos pelo www.facebook.com/aspsouthamerica

ATENÇÃO: AINDA HOJE SERÁ ENVIADO OUTRO RELEASE COM OS CLASSIFICADOS PARA AS QUARTAS DE FINAL MASCULINAS QUE VÃO ABRIR O SÁBADO DECISIVO NA PRAIA DA JOAQUINA

João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America
(48) 9988-2986 – jcarvalho@aspworldtour.com

OITAVAS DE FINAL DO WORLD JUNIOR CHAMPIONSHIP – a partir do meio-dia na sexta-feira:

1.a: Matt Banting (AUS) x Reo Inaba (JPN)
2.a: Michael Rodrigues (BRA) x Juninho Urcia (PER)
3.a: Oney Anwar (IDN) x Vasco Ribeiro (PRT)
4.a: Ramzi Boukhiam (MAR) x Takumi Nakamura (JPN)
5.a: Gabriel Medina (BRA) x Kanoa Igarashi (EUA)
6.a: Slade Prestwich (AFR) x Cam Richards (EUA)
7.a: Vehiatua Prunier (TAH) x Joshua Moniz (HAV)
8.a: Jessé Mendes (BRA) x Hiroto Ohhara (JPN)

TERCEIRA FASE – 17.o lugar – US$ 1.200 e 1.750 pontos:

Baterias que fecharam a quinta-feira:

1.a: Matt Banting (AUS) 15.34 x 9.50 Seth Moniz (HAV)
2.a: Reo Inaba (JPN) 12.77 x 12.16 Michael February (AFR)
3.a: Michael Rodrigues (BRA) 15.30 x 10.66 Matheus Navarro (BRA)
4.a: Juninho Urcia (PER) 9.24 x 7.90 Caio Ibelli (BRA)
5.a: Oney Anwar (IDN) 10.94 x 10.27 João Paulo Abreu (BRA)
6.a: Vasco Ribeiro (PRT) 15.67 x 10.33 Steven Sawyer (AFR)
7.a: Takumi Nakamura (JPN) 13.84 x 13.10 Hiroto Arai (JPN)
8.a: Ramzi Boukhiam (MAR) 14.56 x 12.70 Mitchell Parkinson (AUS)

Baterias que abriram a sexta-feira:

9.a: Gabriel Medina (BRA) 17,40 x 17,34 Jake Sylvester (AUS)
10: Kanoa Igarashi (EUA) 10,16 x 9,77 Ian Crane (EUA)
11: Slade Prestwich (AFR) 14,67 x 10,70 Keanu Asing (HAV)
12: Cam Richards (EUA) 14,33 x 11,56 Dylan Lightfoot (AFR)
13: Vehiatua Prunier (TAH) 11,33 x 9,93 Carlos Muñoz (CRI)
14: Joshua Moniz (HAV) 11,84 x 10,16 Arashi Kato (JPN)
15: Jessé Mendes (BRA) 15,56 x 11,66 Nomme Mignot (FRA)
16: Hiroto Ohhara (JPN) 12,64 x 10,93 Kan Watanabe (JPN)

QUARTAS DE FINAL FEMININAS – 5.o lugar – US$ 1.250 e 5.200 pontos:

1.a: Tatiana Weston-Webb (HAV) x Frankie Harrer (EUA)
2.a: Bianca Buitendag (AFR) x Chelsea Tuach (BRB)
3.a: Mahina Maeda (HAV) x Ella Williams (NZL)
4.a: Johanne Defay (FRA) x Stephanie Single (AUS)