2ª etapa do Rio Surf Pro Brasil 2018 começa nesta sexta na Macumba

Tudo pronto para a 2ª etapa do projeto Rio Surf Pro Brasil 2018. Depois da Barra da Tijuca, o Tour Abrasp chega à praia da Macumba com os melhores surfistas profissionais do estado do Rio de Janeiro e atletas de todo o país para a segunda etapa do Estadual. A competição oferece a premiação de R$30.000,00 para a categoria Masculina e R$10.000,00 para a categoria Feminina.

Cartaz do evento. Foto: divulgação.

Entre os homens são 72 competidores e, ainda, uma fila de espera por uma vaga. Estão confirmados atletas da novíssima geração profissional, como João Chianca, melhor brasileiro classificado no último Mundial Pro Jr da World Surfing League. E competidores renomados, como Victor Ribas, terceiro do Mundo em 1999, ainda competindo em altíssimo nível.

Também estarão presentes Raoni Monteiro e Krystian Kymmerson, recém chegados da etapa da WSL na Califórnia, além de Léo Neves e José Eduardo, atual número 1 do estado.

No Feminino o destaque é a experiente Taís de Almeida, representante brasileira na etapa do Mundial em maio, em Saquarema.

Taís de Almeida. Foto: Pedro Monteiro.

Reduto dos pranchões, a etapa na praia da Macumba contará com disputa na categoria Longboard, para homens e mulheres. Também nesse confronto grandes nomes da modalidade, como o campeão mundial Rodrigo Sphayer e os paulista Carlos Bahia e Aline Adisaka.

Para valorizar ainda mais os campeões, a TATTOO ACADEMY BR estará oferecendo uma tatuagem para as categorias masculina e feminino PRO. Para o longboard feminino um vaucher do RICO / SUPER GLASS de um longboard zerado! E, para os surfistas do estado do RJ uma chance extra, será sorteada uma tattoo.

Esta será a décima segunda etapa do Tour Abrasp 2018, que já passou pelo Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná antes de chegar ao Rio de Janeiro.

O projeto Rio Surf Pro Brasil 2018 será composto por três eventos. Depois da Macumba a próxima parada será na praia de Grumari, em setembro.

Os competidores que participarem das três etapas do Circuito Rio Surf Pro Brasil 2018 estarão concorrendo a um pacote com direito a passagem para Indonésia, translado de Padang para Mentawais e 10 dias no Hidden Bay Resort.

Um oferecimento da INDO DREAMS TOURS e HIDDEN BAY RESORT MENTAWAIS para aqueles fieis ao circuito RIO SURF PRO BRASIL 2018.

Ações sociais

Durante o evento será realizada uma campanha de arrecadação de alimentos. Essas serão doadas para a  Ação Social Recreio, uma “ONG” criada em 2015 por moradoras do bairro. A instituição possui sede no Terreirão, 15 voluntárias fixas e conta com o apoio de profissionais de diversas  áreas, como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, dentre outros.

Hoje, a Ação Social Recreio atende cerca de 40 famílias do Recreio, Vargens, Guaratiba e Jacarepaguá, que recebem remédios, doações, cestas básicas, fraldas etc. Na sede, são realizadas aulas de português, matemática, inglês e alfabetização, de forma gratuita, para as crianças,  moradores da região. A instituição também presta apoio a asilos e abrigos locais. A cada 5 Kg doados os participantes dessa ação concorrerão a um número para o sorteio de uma prancha oferecida pela Super Glass. O sorteio será realizado durante a cerimônia de premiação.

Também serão oferecidas 06 inscrições gratuitas para surfistas carentes da cidade do Rio de Janeiro. A triagem será feita pela Abrasp, levando em consideração a capacidade técnica do atleta e sua condição social.

Ação ambiental

O Rio Surf Pro Brasil 2018 contará com a parceria do Recicla Surf. A ONG ficará responsável pela conscientização ambiental, através de mutirão de limpeza, distribuição de sacolas “biodegradáveis”, oficina sustentável e distribuição de copos.

O objetivo é levar a conscientização ambiental ao maior número de pessoas possível, criando uma atmosfera de proteção e preservação da natureza, com ações de interação coletiva. Como o surf é um esporte atrelado à natureza, as ações de educação ambiental são relevantes.

O Rio Surf Pro Brasil 2018 é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional. O evento conta com os apoios: South, Parmê, Ramada, Rubber Stick, Rico Point, Surf Glass, Ruy Camargo, Keto, Indo Dreams Tours/Hidden Bay Resorts Mentawais e Tattoo Academy BR. Apoio técnico da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e do Recreio Surf Clube.

Pro Masculino da 2ª etapa do Rio Surf Pro Brasil 2018

 

Pro Feminino da 2ª etapa do Rio Surf Pro Brasil 2018

 

Longboard Masculino da 2ª etapa do Rio Surf Pro Brasil 2018

 

Longboard Feminino da 2ª etapa do Rio Surf Pro Brasil 2018

 

Cronograma da 2ª etapa do Rio Surf Pro Brasil 2018