3ª etapa do Circuito Osklen Surfing Arpoador Surf Club 2014

A associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club realizou no último sábado, dia 23 de Agosto, o primeiro dia do 3º Surf-Treino ASC 2014, válido como a terceira etapa do Circuito OsklenSurfing Arpoador Surf Club 2014.

Na véspera do campeonato, o litoral carioca foi atingido por um novo swell de S com período longo cujo ápice ocorreu na madrugada de quinta para sexta-feira, produzindo altas ondas para os atletas treinarem para o evento. Como as previsões indicavam um declínio acentuado no swell durante o fim de semana, a organização optou por aproveitar as boas séries que ainda quebravam no pontão/jacaré na manhã de sábado, durante a maré vazia, para realizar apenas as triagens Open e Grand-Master, e as categorias Feminino, Iniciante, Mirim e Legends, deixando o restante da Open/Grand-Master para outro dia.

***Confira as belas fotos deste primeiro dia nos álbuns de Bárbara Becker (http://on.fb.me/1vbwng9) e de Claudio Franco(http://on.fb.me/1ANgqxd) no Facebook.***

***Confira o vídeo com highlights deste primeiro dia em nosso canal no Youtube: http://bit.ly/1jYPUuC***

Competição

O campeonato foi iniciado pelas triagens das categorias Open e Grand-Master onde os atletas protagonizaram disputas acirradas por duas vagas no evento principal. Maior equilíbrio na Open, onde o atleta local Vinicinho empatou na média das duas melhores ondas com o atleta de São Conrado Carlos Belo conhecido como “Mister M”, ficando este último com a vaga por ter a maior nota. O vencedor da bateria foi o experiente Fabiano Passos que iniciou a bateria com uma quadriquilha, e mudou para triquilha no meio da disputa, quando obteve suas maiores notas. Na Grand-Master, garantiram vaga no evento principal os atletas Tito Miranda e Mario Moura.

Nas categorias de base, mais uma vez o maior destaque ficou por conta do jovem atleta Anderson Carvalho ‘Picaxú’, que novamente venceu as categorias Iniciante e Mirim somando incríveis 3.000 pontos em 3.000 possíveis em ambos os rankings. Apesar de toda essa supremacia, Picaxú ainda pode ser ultrapassado na etapa final, o Surf-Treino GROM, que é a etapa prime destas categorias e distribui mais pontos no ranking. Digno de nota o vice-campeonato da atleta local Valentina Bertrando na categoria Iniciante e de outro atleta da ASR, Alexandre Santos, na categoria Mirim.

Na categoria FemininoAriane Mateik não escondeu sua felicidade com as condições do mar e aproveitou, pegando 13 ondas em 25 minutos. De tanto insistir Ariane conseguiu as duas melhores ondas da bateria, deixando pra trás Mari Taboada (2ª), Martha Booke (3ª), e Cris Góes (4ª). Com a vitória, Ariane segue líder do ranking, seguida pela Cris e pela Mari.

Na LegendsRoni Veloso atacou as junções com boas batidas para garantir sua primeira vitória em 2014. Em segundo ficou o legend Otavio Pacheco, optando sempre por um estilo clássico que o diferencia dos demais. Completaram o pódio Roberto Coelho (3º), que segue líder do ranking, e Mauro Levy (4º).

Próximas etapas

Havia uma expectativa por finalizar as categorias Open e Grand-Master no domingo, dia 24, quando um novo swell de SSE com período longo poderia subir durante o dia. Porém, o swell chegou tarde demais (na madrugada de domingo para segunda-feira) e a organização optou por aguardar melhores condições, deixando os atletas em espera pelo segundo dia desta terceira etapa, que será realizado no próximo fim de semana com boas ondas.

Além disso, já estamos em espera para realizar a etapa mais aguardada do ano, o OsklenSurfing Arpoador Clássico, etapa prime para as categorias Open, Grand-Master, Legends e Feminino. Lembrando que a etapa prime das demais categorias será o Surf-Treino GROMs, cuja janela vai de Outubro a Novembro.

Agradecimentos

Circuito OsklenSurfing Arpoador Surf Club 2014 é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador –Arpoador Surf Club – A.S.C. em parceria com a OsklenSurfing, e com o apoio de The Bar SurfshopArt in SurfForever LivingSoul TravelerE-Brigade, e RicoSurf.

Agradecimentos: Casa2imagem, Prefeitura do Rio (Subprefeitura da Zona Sul), 3º SGMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, Favela Surf Clube, e FESERJ.

O Arpoador Surf Club também agradece aos atletas e à nossa equipe de trabalho nesta etapa (organizador: Guilherme Aguiar; coordenador local: Alexandre Pretão; juízes: Paulo Dollabela, Ismael Miranda, Barata e Simão Romão; locutor: Henrique Prates; Secretária: Renata Wirll; beach-marshall: Roberto Mé; secretário de produção: Magno Mexicano; chefe de segurança: Jean Carlos; segurança de água: Rodrigo Tico; apoio terra: Ewerton Marques; apoio som: Alexandre Rascunho; imagens: Daniel Quintanilha, Claudio Franco e Bárbara Becker), e a toda a galera local que apoiou e prestigiou. Muito obrigado!

Evento: 3º Surf-Treino do Circuito OsklenSurfing Arpoador Surf Club 2014 (dia 1)

Data: 23 de Agosto de 2014

Horário: 7:30 h às 17:30 h

Local: Praia do Arpoador

RESULTADOS

OPEN (triagem)

1º      Fabiano Passos (classificado para o evento principal)

2º      Mister M (classificado para o evento principal)

3º      Vinicinho (1º alternate)

4º      Gabriel Palmeira

5º      Felipe Metesavaht

6º      João Pedro Tonenberg

 

GRAND-MASTER

1º      Tito Miranda (classificado para o evento principal)

2º      Mario Moura (classificado para o evento principal)

3º      Eduardo Mickey (1º alternate)

4º      Dudu

 

LEGENDS LONGBOARD

1º      Roni Veloso

2º      Otavio Pacheco

3º      Roberto Coelho

4º      Mauro Levy

 

MIRIM

1º      Anderson Picaxú

2º      Alexandre Santos

3º      Mancine Carvalho

4º      André Pestana

 

INICIANTE

1º      Anderson Picaxú

2º      Valentina Bertrando

3º      Hugo Rafael

4º      Bernardo Bordovsky

 

FEMININO

1º      Ariane Mateik

2º      Mari Taboada

3º      Martha Booke

4º      Cris Góes

 

Veja os rankings atualizados no website da associação:

http://www.arpoadorsurfclub.com/ranking/

Visite o nosso websitewww.arpoadorsurfclub.com

Visite nossa página no Facebookhttps://www.facebook.com/arpoadorsurfclub