3º Surf-Treino – Circuito Arpoador Surf Club OsklenSurfing 2015

Aconteceu no dia 22 de Agosto (último sábado) o 3º Surf-Treino Arpoador Surf Club | OsklenSurfing 2015, válido como a quarta etapa do circuito local do Arpoador.

O dia amanheceu com ondas em torno de 1 metro e séries maiores no Arpex devido à combinação de uma ondulação de S com período longo (13-14 s) e outra de SE com período mais curto (9-10 s). A piora do fundo e a influência de S deixaram as ondas um pouco balançadas, principalmente pela manhã com a maré cheia, mas, ainda assim tivemos ótimas ondas para a competição, com as séries quebrando no jacaré durante todo o dia.

Seguem os links para algumas imagens do campeonato:

Vídeo de Daniel Quintanilha: https://goo.gl/aHI34o (mais vídeos no canal do ASC)

Fotos de Bárbara Becker: https://goo.gl/z2hTrN

Fotos de Claudio Franco: https://goo.gl/9b4BYW

Contra os carros no calçadão!

Durante o dia recolhemos muitas assinaturas para o nosso abaixo-assinado contra o trânsito de veículos no calçadão da praia do Arpoador, limitando-o a carros oficiais em serviço emergencial (como no caso de uma ambulância do Corpo de Bombeiros indo resgatar um afogado ou ferido). Esta é uma luta antiga do ASC e dos moradores e frequentadores do Arpoador. Com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul, recentemente nós conseguimos a instalação de uma placa no final da Avenida Francisco Bhering informando esta proibição. Porém, a placa não está sendo respeitada e outras medidas são necessárias. Uma possível solução é a instalação de uma cancela no final da Avenida operada por funcionário da Prefeitura (GM). O objetivo disso seria impedir a passagem de carros particulares (como de equipes de filmagem, comerciantes, etc), que atualmente transitam constantemente pelo calçadão, muitas vezes em alta velocidade, colocando em risco a integridade física de todos, especialmente de idosos e crianças. Para quem não pôde assinar o documento e quer ajudar, há uma versão online: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR84025

Sobre a competição, já podemos anunciar mais um campeão antecipado de 2015: Bernardo Bordovsky, na categoria Iniciante. Com o segundo lugar nesta etapa, vencida por Hugo Rafael (1º), Bê alcançou a marca de 3.400 pontos, que não pode ser ultrapassada por mais ninguém. Assim, Bê se junta a outro jovem campeão antecipado, o Anderson Carvalho Picachú (1º), na Mirim, que venceu novamente esta etapa e alcançou a pontuação máxima possível de 3.500 pontos em 3 resultados computados (incluindo a pontuação da vitória no prime, de 1.500 pontos).

Vale destacar a evolução destes surfistas da nova geração desde que eles entraram no Circuito, em 2011, até hoje. Surfando sozinhos nas baterias, eles começaram a ter a oportunidade de pegar as melhores ondas da série no pico, coisa praticamente impossível de acontecer durante as sessões de free-surf no meio do crowd feroz do Arpoador. Com isso, eles foram ganhando confiança e personalidade, e desenvolveram rapidamente suas técnicas. Hoje, mesmo ainda muito jovens, são surfistas que sabem onde dropar e como surfar bem as melhores ondas do Arpoador.

No outro extremo, na categoria Legends Longboard, com menos atletas inscritos desta vez, o clima de confraternização e diversão voltou a prevalecer, como era nos primeiros campeonatos do ASC quando nesta categoria não havia vencedores e perdedores, e contávamos com surfistas como Paulo Proença (em memória), Ronaldo Ludovico, Ramon, Fedoca e Fabio Kerr. Nesta final, Roni Veloso (1º) aproveitou a ausência do campeão antecipado Roberto Coelho (viajando pela Indonésia) e voltou a vencer, deixando Yso Amsler em segundo e o vencedor da última etapa, Ricardo Sirotsky, em terceiro. Com esta vitória, Roni assegurou o vice-campeonato do Circuito.

Nas demais categorias, o título do Circuito ASC | OsklenSurfing 2015 segue em aberto.

Na Open, após sua incrível terceira vitória em surf-treino (em três realizados), Pablo Becker (1º) só poderá perder o título do Circuito se o vencedor do OsklenSurfing Arpoador Clássico, Rômulo Bula, ficar em 1º ou 2º no último surf-treino. O vice-líder do Circuito, Fabiano Passos, que nesta etapa ficou em terceiro vindo das triagens (por ter perdido o prazo das inscrições), não tem mais chances para o título. Completaram o pódio dois surfistas que só haviam competido no primeiro surf-treino do ano e também haviam feito final: Eduardo Zazá (4º) e Bruno Coutinho (2º). Bruninho vinha sendo o melhor surfista da categoria, obtendo as maiores médias, e fez a melhor nota da final. Porém, ele não conseguiu pegar uma segunda onda devido ao deslocamento do seu ombro, tendo de abandonar a bateria. Sua vantagem era tanta que mesmo sem uma segunda nota ele ainda acabou com o vice-campeonato, mostrando a todos que seria um sério candidato ao título caso estivesse participando de todo o Circuito.

Na Grand-Master, após sua segunda vitória no ano (a primeira no OsklenSurfing Arpoador Clássico), Mario Marinho (1º) só perderá o título do Circuito se o vice-líder Eduardo Chalita, terceiro colocado nesta etapa (e mais uma vez destaque na 1ª fase), vencer o último surf-treino. Na 1ª fase, Marinho protagonizou um dos melhores momentos de todo o campeonato, quando obteve nota 10 unânime dos juízes numa onda com finalização forte no inside. O atual campeão do Circuito, Betinho Deng, reencontrou o caminho para a final e terminou com a segunda colocação. Completou o pódio o surfista local João Paulo Veiga (4º), sempre com uma escolha impecável de ondas.

Na Feminino, a disputa está mais aberta, com três candidatas ao título: Andreza Ramos (líder), Joana Moraes (vice-líder), e Martha Booke (4ª). Nesta etapa, a atual campeão do Circuito, Ariane Mateik, e uma ex-campeã, Mari Taboada, voltaram a dominar. Mari (1ª), mostrando maior consistência ao surfar muitas ondas regulares a boas, venceu por uma diferença de poucos décimos a Ariane (2ª), que pegou a melhor onda da bateria, vinda do jacaré, mas, não obteve uma segunda onda boa. Completaram o pódio a vencedora da última etapa, Bárbara Rizzeto (3ª), e Joana Moraes (4ª), que segue no briga pelo título favorecida pela pontuação extra da etapa prime, onde foi vice-campeã.

Lembrando que a premiação final do ano é para os três primeiros colocados em cada categoria.

O período de espera para a última etapa de 2015, o 4º Surf-Treino ASC | OsklenSurfing, vai de Setembro a Outubro. Teremos novidades nesta etapa, com a realização de uma bateria entre os juízes, com os atletas mais “reclamões” julgando, e um tag-team, com equipes formadas por um competidor de cada categoria. Até lá!

Vejam no nosso website (www.arpoadorsurfclub.com):

Resultados: http://goo.gl/wlMFqx (baterias) | http://goo.gl/97viFA (classificação)

Rankings atualizados: http://www.arpoadorsurfclub.com/ranking/

Resultados do 3º Surf-Treino ASC | OsklenSurfing 2015

Categoria Open

Col. Nome no Ranking
1 Pablo Becker
2 Bruno Coutinho
3 Fabiano Passos
4 Eduardo Zazá

Líder do ranking: Pablo Becker

Categoria Grand-Master

Col. Nome no Ranking
1 Mario Marinho
2 Betinho Deng
3 Eduardo Chalita
4 JP Veiga

Líder do ranking: Mario Marinho

Categoria Legends Longboard

Col. Nome no Ranking
1 Roni Veloso
2 Yso Amsler
3 Ricardo Sirotsky
4 José Roberto Mingau

Líder do ranking: Roberto Coelho (campeão antecipado)

Categoria Feminino

Col. Nome no Ranking
1 Mari Taboada
2 Ariane Mateik
3 Bárbara Rizzeto
4 Joana Moraes

Líder do ranking: Andreza Ramos

Categoria Mirim

Col. Nome no Ranking
1 Anderson Picachú
2 Mancine Carvalho
3 Diego Cordeiro
4 Bernardo Bordovsky

Líder do ranking: Anderson Picachú (campeão antecipado)

Categoria Iniciante

Col. Nome no Ranking
1 Hugo Rafael Boi
2 Bernardo Bordovsky
3 Diego Cordeiro
4 Valentino Belga

Líder do ranking: Bernardo Bordovsky (campeão antecipado)

O Circuito Arpoador Surf Club | OsklenSurfing 2015 é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club – A.S.C. em parceria com a OsklenSurfing, e com o apoio de The Bar Surfshop, Art in Surf, Soul Traveler, A21 Energy Drink, e E-Brigade.

Agradecimentos: Casa2imagem, Prefeitura do Rio (Subprefeitura da Zona Sul), 3º SGMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, Favela Surf Clube, e FESERJ.

O Arpoador Surf Club também agradece aos atletas e à nossa equipe de trabalho nesta etapa (organizador: Guilherme Aguiar; coord. de estrutura: Alexandre Pretão; produtor: Magno Mexicano; juízes: Jefferson Cardoso, Tiola, Ismael Miranda, Simão Romão, e Marcelo Bispo; locutor: Henrique Prates; assessor: Sydney Baiano; beach-marshall: Roberto Mé; chefe de segurança: Jean Carlos; segurança de água: Italo Scooby; apoio terra: Rodrigo Tico e Ewerton Marques; apoio som: Alexandre Rascunho; imagens: Daniel Quintanilha, Rafael Garcia, Claudio Franco e Bárbara Becker), e a toda a galera local que apoiou e prestigiou. Muito obrigado!

Evento: 3º Surf-Treino Arpoador Surf Club | OsklenSurfing 2015

Categorias: Open (aberto) | Grand-Master (40+) | Legends Longboard (50+) | Feminino (aberto) | Mirim (sub 16) | Iniciante (sub 14)

Data: 22 de Agosto

Sds,

Guilherme Aguiar | Presidente
Diretoria
arpoadorsurfclub@hotmail.com

Arpoador Surf Club – A.S.C. | Associação (civil sem finalidade lucrativa e nem intuito político) dos surfistas da praia do Arpoador
CNPJ: 08.885.471/0001-36
www.arpoadorsurfclub.com | www.facebook.com/arpoadorsurfclub