Messias Felix faz novo recorde no Oi SuperSurf em São Sebastião (SP)

O cearense atingiu 17,84 pontos de 20 possíveis na maratona de baterias da sexta-feira e o paulista Deivid Silva eliminou um concorrente direto pela liderança do ranking brasileiro na Praia de Maresias

As ondas permaneceram com boas condições nas séries de 2-3 pés na Praia de Maresias, para mais uma maratona de 27 baterias na sexta-feira do Oi SuperSurf em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. As principais estrelas do novo circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) começaram a estrear e o jovem paulista Deivid Silva passou em primeiro lugar nas duas vezes que entrou no mar para defender a liderança do ranking. Na segunda, eliminou o vice-líder, o paranaense Jihad Kohdr. Outros destaques do dia foram dois bicampeões brasileiros, o carioca Leonardo Neves (2002 e 2003) e o cearense Messias Felix (2009 e 2012), que estabeleceu um novo recorde de 17,84 pontos de 20 possíveis, com notas 9,17 e 8,67.

“Estou muito emocionado. No primeiro dia que cheguei aqui e vi esse palanque, passei uns 3 minutos olhando pra ele e só aí acreditei mesmo que voltou o SuperSurf”, disse Messias Felix, após a vitória sobre Yagê Araujo (BA), Ricardo Ferreira (SP) e Alessandro Puga (PR) nos últimos confrontos do dia. “Esse retorno é muito bom para o surfe brasileiro, para os surfistas brasileiros e pra galera que está começando a virar profissional. Precisava de um evento importante no cenário nacional de novo e acho que o Gabriel Medina, com o título mundial dele, abriu as portas com a Oi patrocinando o Circuito Brasileiro também, junto com a Smolder e Furnas. O mar deu uma reagida, está todo mundo se divertindo, eu consegui achar boas ondas na minha estreia e acho que estou mais emocionado do que feliz por estar de volta ao lugar que eu fiz a minha história, é isso mesmo, o SuperSurf é a minha história”.

Messias Felix foi um dos quatorze competidores que já se classificaram para a quinta fase do Oi SuperSurf, dos 32 melhores surfistas do campeonato, quando começa a ser distribuída a premiação de 60.000 Reais em cada uma das quatro etapas da temporada. A batalha pelas primeiras vagas reuniu os líderes do ranking brasileiro e só o número 1, Deivid Silva, avançou. O paranaense Jihad Kohdr acabou perdendo a briga pelo segundo lugar para outro paulista, Tamaê Bettero. Jihad já conquistou o título brasileiro em 2006 e foi eliminado nesta primeira bateria da quarta fase junto com o campeão de 2001, Tânio Barreto, de Alagoas.

“Estou muito feliz por estar aqui e pela volta do SuperSurf também. Eu nunca tinha participado do circuito e vou dar meu máximo para ser campeão brasileiro esse ano. O mar está bem difícil, mas consegui achar boas ondas nas minhas baterias para passar”, disse Deivid Silva. “Agora de tarde o mar ficou ainda mais complicado, muito balançado e bem menor do que na bateria que disputei pela manhã. Mas, se tiver paciência, você consegue pegar as ondas certas que abrem até a beira e foi isso que tentei fazer. Foi duro enfrentar dois campeões brasileiros com muita experiência na bateria e estou muito feliz pela vitória”.

CAMPEÕES BRASILEIROS – Dos nove integrantes da Galeria de Campeões Brasileiros da ABRASP que prestigiaram a reestreia do Oi SuperSurf em São Sebastião (SP), além de Jihad e Tânio, mais quatro foram barrados na sexta-feira, o ubatubense Renato Galvão bicampeão em 2004 e 2007, o carioca Gustavo Fernandes (2008), o catarinense Jean da Silva (2010) e o cabo-friense Victor Ribas (1997). O paulista David do Carmo (2013) só vai estrear na primeira bateria do sábado, contra o ubatubense Hizunomê Bettero, o capixaba Krystian Kymerson e o catarinense Cainã Barletta. Os outros são Messias Felix (2009 e 2012), o catarinense Tomas Hermes e o carioca Leonardo Neves (2002 e 2003), que passou as duas baterias que disputou na sexta-feira. Na última delas, superou duas forças da nova geração, o paranaense Peterson Crisanto e o carioca Lucas Silveira.

“Estou muito feliz, bateria num mar desse, pequeno, é desesperador, mas competição é isso, às vezes o mar está grande, mexido, que é tão difícil quanto o mar assim pequeno, então tem que saber competir em qualquer condição”, disse Leonardo Neves. “Eu comecei bem a bateria e consegui manter a vantagem até o fim, mas o mais importante de tudo mesmo foi essa volta do SuperSurf. Acho que acendeu a chama no coração de todos os surfistas, está todo mundo aí animado e era isso que a gente precisava. Vemos aqui 160 atletas e todos com nível muito alto, a galera da minha geração, mais velha, com uma nova geração muito forte, então Brasil é isso e é muito bom ver todo mundo assim junto, se testando, atletas com características diferentes se confrontando. É realmente um show de surfe, um SuperSurf”.

DA ÁFRICA PARA MARESIAS – Já o catarinense Tomas Hermes foi quem veio de mais longe para competir na abertura do Oi SuperSurf. Ele estava na África do Sul disputando a etapa do WCT de Jeffreys Bay, mas foi derrotado na segunda fase do J-Bay Open pelo número 3 do ranking mundial, o australiano Owen Wright. Tomas chegou na madrugada da quinta-feira em São Sebastião e estreou na terceira fase, com vitória sobre o paulista Marco Aurélio e os pernambucanos Bernardo Pigmeu e Douglas Silva. Ele revelou que a volta do SuperSurf ao Circuito Brasileiro o motivou a viajar para Maresias no intervalo do Circuito Mundial.

“Todo mundo estava esperando essa volta do SuperSurf, pois nos últimos anos nem teve Circuito Brasileiro e estão todos muito motivados aqui”, disse Tomas Hermes. “Eu vim direto da África do Sul pra cá, tinha perdido lá no WCT de Jeffreys Bay e cheguei ontem (quinta-feira) de madrugada. Daqui vou direto para a Califórnia disputar o Mundial lá nos Estados Unidos e estou feliz em ver todo mundo aqui animado com a volta de um circuito que foi tão bom para o nosso esporte. Muitos atletas não têm oportunidade de correr o circuito mundial e agora abriu aquela luz no caminho, aquela instigação, alegria, então a vibe está demais. Tem a galera das antigas, muita gente nova, é um mix de gerações e todo mundo feliz com a volta do circuito. Está muito legal essa energia de todos que estão aqui”.

MARATONA DE BATERIAS – Na sexta-feira foi realizada uma verdadeira maratona de 27 baterias na Praia de Maresias, começando pelas quatro que restavam para fechar a segunda fase, depois as dezesseis da terceira fase e as sete primeiras da quarta rodada do Oi SuperSurf, quando entram os 32 principais cabeças de chave da competição. Muitos surfistas de destacaram, como o mais jovem dos participantes, o paulista Samuel Pupo, de apenas 14 anos de idade. Messias Felix fez um novo recorde de 17,84 pontos, superando os 17,73 do paranaense Peterson Crisanto na quinta-feira. O cearense ainda tirou a maior nota do dia – 9,17 – e também fizeram grandes apresentações o baiano Alandreson Martins (nota 9,10), os pernambucanos Halley Batista (9,00) e Paulo Moura (9,00) e o paulista Saulo Junior (8,77). Os cearenses Heitor Alves e Artur Silva também fizeram bonito com os 16,20 e 16,27 pontos que, respectivamente, conseguiram totalizar nas duas notas computadas.

O sábado vai começar as 8h00 com os nove confrontos que restam para fechar a quarta fase, com os dezoito cabeças de chave que ainda não estrearam na Praia de Maresias. Depois acontecem as oito baterias da quinta fase e as quatro da sexta, quando serão classificados os oito surfistas que vão disputar as quartas de final que abrirão o domingo decisivo do Oi SuperSurf em São Sebastião. O campeão vai faturar um prêmio de 15.000 Reais e marcar 6.000 pontos no ranking brasileiro, com o vice levando 9.000 Reais e 5.160 pontos.

O Oi SuperSurf terá quatro etapas esse ano com patrocínio da Oi e da marca Smolder de surfwear, realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) com a Casa da Árvore e Revista Hardcore, participação especial de Furnas e transmissão ao vivo na internet pelo http://oisupersurf.com.br/. Esta primeira etapa ainda conta com o apoio da Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e a segunda também acontece no litoral norte de São Paulo, na Praia Grande de Ubatuba, de 12 a 16 de agosto. A terceira será de 9 a 13 de setembro na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). E a última nos dias 7 a 11 de outubro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

A OI E O ESPORTE – A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas. A Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2014 e o torneio NBA 3X com o Oi Galera, que tem como embaixador o campeão mundial Gabriel Medina. Neste ano, já patrocinou os Jogos Cariocas de Verão, o Oi Bowl Jam de skate e o incentivo da Oi a projetos esportivos, principalmente de esportes radicais e urbanos, é um dos pilares de investimento de marketing da Oi. A companhia tem grande expertise na participação, com patrocínio ou prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país, como o Oi Rio Pro, etapa brasileira da World Surf League, e agora o Oi SuperSurf.

VIDEOS – NEWS FEED PARA TVS:
https://www.dropbox.com/sh/mhfgxbqxm1vq7pg/AABrIk0d25ckOeIY0HvsnBvva?dl=0

VIDEOS – HIGHLIGHTS DIÁRIOS:
vimeo.com/supersurf
https://www.youtube.com/channel/UCOyQYyfyPnGx1oN8GYz9mKA

FOTOS DIVULGAÇÃO:
http://www.inpresspni.com.br/galeriasImagensClienteInterna.aspx?area=galeria&cod=558

————————————————————————————–
Assessoria de Imprensa OI SUPERSURF
Camila Coimbra – (21) 97394-6785 – camila.coimbra@mginpress.com.br
Fernando Vieri – (21) 99699-4138 – fernando.vieri@mginpress.com.br
João Carvalho – (48) 9988-2986 – jbcsurfnews@hotmail.com

Comunicação Corporativa Oi
Adriana Castelo Branco – adriana.castelobranco@oi.net.br
Oi Fixo (21) 3131-1103 – Oi Celular (21) 98899-9146
————————————————————————————–

BATERIAS DO SUPERSURF DE SÃO SEBASTIÃO:

QUARTA FASE – 3.o=33.o lugar (1.920 pontos) / 4.o=49.o lugar (1.440 pontos):
————baterias que fecharam a sexta-feira:
1.a: 1-Deivid Silva (SP), 2-Tamaê Bettero (SP), 3-Jihad Khodr (PR), 4-Tanio Barreto (AL)
2.a: 1-Alandreson Martins (BA), 2-Charlie Brown (CE), 3-Heitor Alves (CE), 4-Caetano Vargas (PR)
3.a: 1-Thiago Guimarães (SP), 2-Alan Jhones (RN), 3-Dunga Neto (CE), 4-Felipe Alves (CE)
4.a: 1-Victor Valentim (PR), 2-Cauê Wood (SC), 3-Renato Galvão (SP), 4-Alex Lima (SC)
5.a: 1-Messias Felix (CE), 2-Yagê Araujo (BA), 3-Ricardo Ferreira (SP), 4-Alessandro Puga (PR)
6.a: 1-Artur Silva (CE), 2-Samuel Igo (PB), 3-Wesley Leite (SP), 4-Sidney Guimarães (SP)
7.a: 1-Samuel Pupo (SP), 2-Luan Carvalho (SP), 3-Luciano Brulher (SP), 4-Magno Pacheco (SP)
————baterias que vão abrir o sábado:
8.a: David do Carmo (SP), Cainã Barletta (SC), Krystian Kymerson (ES), Hizunomê Bettero (SP)
9.a: Robson Santos (SP), Diego Rosa (SC), Paulo Moura (PE), Gustavo Ribeiro (SP)
10: Matheus Navarro (SC), Artur Aguiar (SP), Icaro Rodrigues (SP), Lucas Santos (SP)
11: Bruno Galini (BA), Willian Cardoso (SC), Tomas Hermes (SC), Michel Roque (CE)
12: Flavio Nakagima (SP), Gustavo Bertotto (RS), Marco Aurelio (SP), Saulo Junior (SP)
13: Marco Fernandez (BA), Douglas Noronha (SP), Leonardo Neves (RJ), Igor Morais (RJ)
14: Bino Lopes (BA), Ygor Arakaki (SC), Peterson Crisanto (PR), Ian Gouveia (PE)
15: Odarci Teco Nonato (SP), Odirlei Coutinho (SP), Simão Romão (RJ), Yan Daberkow (SC)
16: Alex Ribeiro (SP), Rodrigo Wazlawick (SC), Halley Batista (PE), Thiago Camarão (SP)

TERCEIRA FASE – 3.o=65.o lugar (960 pontos) / 4.o=81.o lugar (512 pontos):
1.a: 1-Deivid Silva (SP), 2-Charlie Brown (CE), 3-Bruno Rodrigues (PE), 4-Juliano Uzuelli (SP)
2.a: 1-Heitor Alves (CE), 2-Tânio Barreto (AL), 3-Gustavo Fernandes (RJ), 4-Julio Terres (SC)
3.a: 1-Alan Jhones (RN), 2-Cauê Wood (SC), 3-Rafael Teixeira (ES), 4-Junior Lagosta (PE)
4.a: 1-Victor Valentim (PR), 2-Felipe Alves (CE), 3-José Francisco (PB), 4-Marcelo Trekinho (RJ)
5.a: 1-Yage Araujo (BA), 2-Wesley Leite (SP), 3-David Silva Filhão (SP), 4-Leandro Cruz (SP)
6.a: 1-Artur Silva (CE), 2-Alessandro Puga (PR), 3-Marinho Lima (RN), 4-Bruno Moraes (SC)
7.a: 1-Magno Pacheco (SP), 2-Kristian Kymerson (ES), 3-Dodô Veiga (SP), 4-André Moi (SC)
8.a: 1-Hizunomê Bettero (SP), 2-Samuel Pupo (SP), 3-Cezar Aguiar (PE), 4-Patrick Tamberg (FN)
9.a: 1-Paulo Moura (PE), 2-Icaro Rodrigues (SP), 3-Icaro Lopes (CE), 4-Frank Cordeiro (PE)
10: 1-Lucas Santos (SP), 2-Gustavo Ribeiro (SP), 3-Eric de Souza (RJ), 4-Eduardo Barrionuevo (SP)
11: 1-Tomas Hermes (SC), 2-Marco Aurélio (SP), 3-Douglas Silva (PE), 4-Bernardo Pigmeu (PE)
12: 1-Saulo Junior (SP), 2-Michel Roque (CE), 3-Leo Andrade (BA), 4-Jeronimo Vargas (RJ)
13: 1-Leonardo Neves (RJ), 2-Peterson Crisanto (PR), 3-Lucas Silveira (RJ), 4-Alon Campestrini (SC)
14: 1-Ian Gouveia (PE), 2-Igor Morais (RJ), 3-Geovane Ferreira (SP), 4-Anselmo Correia (RJ)
15: 1-Simão Romão (RJ), 2-Halley Batista (PE), 3-Victor Ribas (RJ), 4-Edher Reis (SP)
16: 1-Thiago Camarão (SP), 2-Yan Daberkow (SC), 3-Jean da Silva (SC), 4-Alan Marcos (SC)

SEGUNDA FASE – 3.o=97.o lugar (408 pontos) / 113.o lugar (312 pontos):
————baterias que abriram a sexta-feira:
13: 1-Peterson Crisanto (PR), 2-Geovane Ferreira (SP), 3-Raoni Monteiro (RJ), 4-Edgard Groggia (SP)
14: 1-Anselmo Correia (RJ), 2-Leonardo Neves (RJ), 3-Pablo Paulino (CE), 4-Phillipe Chagas (SP)
15: 1-Halley Batista (PE), 2-Alan Marcos (SC), 3-Jonatan Busetti (SC), 4-Davio Figueiredo (RJ)
16: 1-Jean da Silva (SC), 2-Victor Ribas (RJ), 3-Adilton Mariano (CE), 4-Gustavo Sanches (SP)
————baterias que fecharam a quinta-feira:
1.a: 1-Charlie Brown (CE), 2-Heitor Alves (CE), 3-Carlos Eduardo (SP), 4-André Luiz (SC)
2.a: 1-Gustavo Fernandes (RJ), 2-Bruno Rodrigues (PE), 3-Ulisses Meira (PB), 4-Gabriel Ferreira (SP)
3.a: 1-Alan Jhones (RN), 2-José Francisco (PB), 3-Felipe Oliveira (SP), 4-Wallace Junior (BA)
4.a: 1-Marcelo Trekinho (RJ), 2-Junior Lagosta (PE), 3-Amani Valentim (PR), 4-Marcio Freitas (CE)
5.a: 1-Wesley Leite (SP), 2-Bruno Moraes (SC), 3-Kadu Medeiros (SP), 4-Felipe Ximenes (SC)
6.a: 1-Marinho Lima (RN), 2-Yage Araujo (BA), 3-Kaique Oliveira (SC), 4-Robson Gobbato (RS)
7.a: 1-Krystian Kymerson (ES), 2-Patrick Tamberg (FN), 3-Gilmar Silva (SP), 4-Pedro Norberto (SC)
8.a: 1-Samuel Pupo (SP), 2-Magno Pacheco (SP), 3-Pedro Neves (RJ), 4-Arno Anheli (SP)
9.a: 1-Icaro Rodrigues (SP), 2-Gustavo Ribeiro (SP), 3-André Gonçalves (SC), 4-Netto Moura (SP)
10: 1-Eric de Souza (RJ), 2-Icaro Lopes (CE), 3-Maxsswell Ribeiro (SP), 4-Arthur Souza (RJ)
11: 1-Douglas Silva (PE), 2-Jeronimo Vargas (RJ), 3-Gabriel Adisaka (SP), 4-Matheus Farias (RJ)
12: 1-Michel Roque (CE), 2-Bernardo Pigmeu (PE), 3-Itim Silva (CE), 4-Duda Carneiro (CE)