Aberto de Surfe do Recreio – Campeões definidos no domingo e muito surf no Canto

O sol apareceu no domingo decisivo do Aberto de Surfe do Recreio. Além do sol, que foi uma das novidades do dia, as ondas potentes continuaram. Mais uma vez a abrangente área de competição dentro d’água, com diversos picos espalhados em meio à bagunça (porém com sólidas ondas), foi um fator a se considerar. Neste cenário, foram finalizadas as categorias Legend, Kahuna, Grand Kahuna, Master, Grand Master, Open e Sub 18, marcando o último dia do evento.

Era muito volume d’água. Apesar de o mar em termos gerais ter diminuído em relação ao sábado, no Canto, com a forte influência do vento leste, parecia até maior do que anteontem. Já mais para o lado do posto 11, as esquerdas, ainda com muita pressão e tamanho, quebravam na casa do 1,0 metro a 1,5 metro. Ou seja, um pouco menor do que as morras do primeiro dia de competição para quem quis ir para as esquerdas.

O vento desfavorável e que foi ganhando muita intensidade ao longo da tarde, foi outro fator que pesou bastante e fez com que o lineup estivesse bem complicado. Nós sabemos que em se tratando da Mãe Natureza, ainda mais em termos de ondas no Brasil, nem tudo são flores. Porém, a dificuldade no outside era a mesma para todos e esse detalhe é sempre muito interessante de observar. Como cada um dos competidores vai se portar diante de condições adversas? Qual será a estratégia adotada?

Pódio Open. Foto: Iuri Corsini / @okasurfoficial.

Ao final das 24 baterias das 7 categorias que rolaram no domingo, as respostas das questões acima foram facilmente identificadas. Experiência, conhecimento do pico, rip de competição, surfe no pé e disposição. Nenhuma fórmula mágica ou desconhecida, mas com o nível de surfe apresentado, é sempre importante ressaltar.

Os grandes destaques do dia em termos de solidez de performance foram os campeões da Open, Thomas Smith, o da Sub 18, Cauã Costa e o da Master, Angelino Santos.

Angelino Santos, surfista profissional desde 1993 e que atualmente é professor de surfe, fez o maior somatório de todo o evento, 16.30, comemorando bastante a vitória. Já Thomas Smith, local do Secreto e cria da casa, passou o cerol nas semifinais somando 15.84. O atleta de 22 anos sobrou também na grande final ao somar um 14.84, contra 11.03 do 2º colocado Kedian Zamora, outro local do Recreio.

Thomas Smith. Foto: Iuri Corsini / @okasurfoficial.

Cauã Costa, jovem revelação de apenas 15 anos, depois do vice-campeonato no sábado na Sub 16, chegou à final na Júnior (ou Sub 18) e foi o protagonista de uma ótima final em um duelo equilibrado contra o segundo colocado Bernardo Bordovsky, local do Arpoador, que sofreu a virada nos minutos finais após Cauã receber um 8.17 depois de aplicar uma única e potente manobra de frontside numa junção de peso e tamanho.

Cauã Costa venceu a Sub18. Foto: Iuri Corsini / @okasurfoficial.

Para a maioria esta foi a última competição do ano. Um ano em que tivemos uma melhora importante no nível e na quantidade de competições estaduais. Fruto de uma nova mentalidade de uma nova Feserj e, não menos importante, do trabalho das associações de surfe. Nesse caso, a Associação de Surfe do Recreio merece os parabéns pelo trabalho incansável, que mais uma vez proporcionou um belo espetáculo e um ótima oportunidade para todas as categorias do surfe amador masculino e feminino.

Como citado anteriormente, nem tudo são flores. Até mesmo quem vive do surfe e sua água salgada para fazer acontecer estes eventos, reconhece que o trabalho ainda precisa melhorar. A união entre todas as associações e federações e, principalmente, uma mudança por parte da CBS precisam ocorrer para que a nova geração e outros tantos surfistas das diversas categorias tenham chances e motivos para acreditarem no esporte surfe.

Confira os resultados de domingo do Aberto de Surfe do Recreio

SUB 18 FINAL – MASCULINO
1º Cauã Costa – 14.34 pontos
2º Bernardo Bordovsky – 12.66
3º – Roice Lima – 6.26
4º Diego Brígido – 4.97

OPEN FINAL – MASCULINO
1º Thomas Smith – 14.84 pontos
2º Kedian Zamora – 11.03
3º Thiago Bittencourt – 7.97
4º Pedro Ribeiro – 6.60

MASTER FINAL – MASCULINO
1º Angelino Santos – 16.30 pontos
2º Thiago Bittencourt – 11.20
3º Marcelo Bispo – 7.37
4º Luiz Menezes – 2.27

GRAND MASTER FINAL – MASCULINO
1º Fernandinho do Leme – 11.43 pontos
2º Luiz Menezes – 9.67
3º Vinícius Boneco – 6.34
4º Rodrigo Robini – 5.60

KAHUNA – MASCULINO
1º Marcos Brandão – 13.00 pontos
2º Márcio Souza – 6.06
3º Kléber Bill – 5.83

LEGEND – MASCULINO
1º Vinícius Thedin ‘Cabeça’ – 10.16 pontos
2º Rogerinho – 9.33

GRAND KAHUNA – MASCULINO
1º Marco Brandão – 5.83 pontos
2º Beto Kanalha – 4.77
3º Sílvio Luiz – 4.36

Por Iuri Corsini / @okasurfoficial