Abrace Jaconé! S.O.S. Jaconé! Porto NÃO!

Abraco-Jacone_28-12-13

Abrace Jaconé!

O Movimento “SOS Jaconé! Porto NÃO!” convida a todos para um abraço na praia de Jaconé no próximo sábado, dia 28 de dezembro, às 14:00h na Avenida Beira-Mar, Km 4, em frente ao restaurante do Lelei.

A manifestação popular pacífica tem o objetivo de mostrar que a população local, pescadores, surfistas, cientistas e amantes de uma das praias mais preservadas do Estado do Rio de Janeiro não são favoráveis a instalação do Porto em Jaconé, que representará um desastre ambiental sem precedentes na região.

Após a primeira alteração do PUR do município de Maricá ter sido derrubado pela justiça por pular etapas necessárias, o mesmo foi alterado novamente, transformando o zoneamento urbano para área de interesse industrial.

O movimento contrário ao porto entende que é possível escoar a produção de petróleo do pré-sal, oriunda da futura refinaria do COMPERJ, nos portos já existentes no litoral fluminense. Hoje o porto de Angra dá suporte à maior refinaria em atividade no Brasil, a REDUC, e já tem estudos e planejamento para ampliação da sua estrutura, para atender um possível aumento da demanda.

Por isso as pessoas que amam e pretendem preservar a praia Jaconé para as futuras gerações tem um encontro marcado no próximo sábado, para curtir um dia agradável em clima familiar e de amizade.

Por João José Macedo