Ação de educação ambiental marca o 1º dia do Sub18 na Prainha

[vimeo clip_id=74558735 height=320 width=]

PRAINHA (RJ) PRESENTEIA SURFISTAS COM BOAS ONDAS PARA O PRIMEIRO DIA DO CIRCUITO SEA CULT APRESENTA HD ESTADUAL DE SURFE SUB-18

Ações de conscientização ambiental também marcaram o primeiro dia de competições na única praia carioca a contar com selo “Bandeira Azul”

Neste sábado (14), em um dia digno de verão em pleno inverno carioca, iniciou-se a segunda etapa do ‘Circuito Sea Cult apresenta HD Estadual de Surfe Sub-18′. Com recorde de atletas inscritos, 90 em 5 categorias, a competição contou com ondas de boa formação, em torno de meio metro, para que os competidores pudessem mostrar todo seu repertório de manobras e impressionar os juízes e o grande público presente. Além do show dentro d’água, o evento contou com uma ação de replantio e conservação da mata nativa da praia.

O grande número de inscritos se deve ao fato da Prainha ser considerada uma das melhores praias do Rio de Janeiro para a prática do surfe. Assim, o campeonato começou com os primeiros rounds das categorias Mirim (até 16 anos) e Júnior (até 18 anos) – 8 baterias cada, onde passavam os dois melhores. Em seguida, entraram na água as 3 baterias do primeiro round da categoria feminino, que definiria as 6 semifinalistas. Voltaram para água, então, as categorias Júnior e Mirim para disputar o segundo e terceiro round definindo os 4 semifinalistas de cada uma delas.

Um dos destaques do dia foi o carioca Yuri Fernandes, que na categoria Mirim fez duas das quatro melhores notas da competição até agora. Com ondas avaliadas em 8,25 e 8,50, nos round 2 e 3 respectivamente, Yuri conseguiu despachar os adversário e manter a luta por sua segunda vitória no circuito neste ano, já que na primeira etapa, no Grumari, ele foi o campeão. Entre as meninas, Kayane Reis foi quem mais chamou a atenção, conseguindo uma consistente nota 8 em sua bateria e avançando para a semifinal em primeiro.

“Esperei a onda correr e peguei após ela já ter quebrado. Consegui manobrar nas melhores partes da onda, mas caí quando forcei a última manobra. Estou dando o máximo de mim para conseguir mais uma vitória e abrir uma vantagem no ranking,” explicou Yuri Fernandes após sua onda nota 8,25.

Amanhã o campeonato reinicia às 8h30 da manhã para definir os campeões da segunda etapa do estadual sub 18 nas seguintes categorias: Longboard Júnior, Surdos, Feminino Júnior, Mirim e Júnior. Classificados para as semifinais Mirim: Yuri Fernandes, Theo Fresia, Edher Reis e Matheus Rodrigues. Classificados para as semifinais Júnior: Theo Fresia, Vitor Soares, Bruno Baldner e Thales Araújo. Classificadas para as semifinais feminino: Rayssa Fernandes, Luara Thompson, Andressa Cordeiro, Karol Ribeiro, Kayane Reis e Açucena Vaz.

Ação ambiental
Foi realizado com atletas e integrantes da comissão técnica do evento o replantio de mudas de espécies nativas das praias do Rio de Janeiro. Segundo Abílio Fernandes, presidente da FESERJ (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro), esse é um projeto que teve início em 2000 e que tem como objetivo a restauração das praias, já que as espécies replantadas (carrapicho, ipoméia e perpétua) fixam a areia e evitam a erosão dos calçadões.

“Este projeto teve início em 2000, durante o evento Pontal Eco Classic, onde foi criado o primeiro canteiro de proteção permanente do Rio de Janeiro. Desde então, o trabalho tem sido feito de Grumari à Ipanema. Vale ressaltar que esta é uma iniciativa dos surfistas,” conta Abílio, que fez parte do movimento que ajudou a Prainha a tornar se um parque ecológico.

Juntamente com o replantio, foi lançada na sede do Parque Natural Municipal da Prainha, uma exposição para mostrar o projeto e a maneira que ele vem sendo desenvolvido, além de seus benefícios para a orla da cidade.

O Circuito Sea Cult apresenta HD Estadual de Surfe Sub-18 2013 conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio, Hawaiian Dreams e Sea Cult e apoio da Associação de Surfistas e Amigos da Prainha (ASAP), Governo do Estado do Rio de Janeiro e Restaurante Italian Box e Revista Surfar. Realização Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ).

Fotos: Jorge Porto