Arpex Final Heat

A terceira e última etapa do tradicional circuito de surf do Arpoador em 2019 foi realizada em um dia lindo no Arpex, com sol, água azul, e ondas de meio a 1 metro quebrando rápidas na bancada rasa. Condições desafiadoras para os atletas, acostumados a surfar mares mais fáceis e perfeitos nos campeonatos do Arpoador Surf Club.

Mérito daqueles que souberam se adaptar melhor às condições, que exigiam uma boa leitura do line up para identificar as ondas abertas, e um surf mais ágil para atacá-las.

Anderson Picachu. Foto: Paulo Pinheiro Guimarães.

O grande vencedor do dia, foi o Anderson Picachú, campeão da etapa e do ranking Open, conquistando assim o prêmio máximo do circuito, oferecido pela @makiboat, uma surf-trip em Mentawaii no barco Maki Boat. A passagem aérea será viabilizada pelo Arpoador Surf Club para realizar o sonho do jovem e talentoso atleta, cria do morro do Cantagalo, de conhecer a Indonésia.

Em segundo na etapa e no ranking ficou Bruno Coutinho, veterano surfista local que deu uma dura na nova geração, representada não apenas pelo Pikachú, como pelo Bernardo Bordovsky (3º) e pelo Rômulo Bula (4º).

Pódio Open. Foto: Paulo Pinheiro Guimarães.

Na categoria Grand-Master, o experiente competidor Luiz Menezes venceu a etapa surfando como um garoto, deixando Fernandinho do Leme em segundo, Betinho Dengue em terceiro e Pedro Peixoto em quarto. Com esta combinação de resultados, o grande campeão do ranking foi Léo Leite, que perseguia este título desde 2011, sempre chegando perto.

Na Grand-Kahuna o ranking final repetiu os resultados da etapa, com  Marcelo Boscoli em primeiro, Gustavo Capanema em segundo, e Ricardo Bocão em terceiro.

Luiz Menezes. Foto: Paulo Pinheiro Guimarães.

Roberto Coelho e Ariane Mateik foram os únicos que venceram as três etapas do circuito em suas respectivas categorias, Legends Longboard e Feminino, se consagrando como os campeões com as maiores pontuações do ano.

Na Sub-16, Diego Brígido vinha liderando até o último minuto, quando Caio Knappi, de Niterói, virou com uma direita muito bem surfada e virou o resultado a seu favor.

Diego Brígido. Foto: Paulo Pinheiro Guimarães.

Na Sub-14, Igor Shibata, local da Barra da Tijuca, venceu a segunda seguida no Arpoador, mesmo feito do jovem talento do Recreio, Nathan Hereda na Sub-12.

Encerrando a competição, uma disputa acirrada entre as escolinhas do Jean Carlos (Surf-Glória) e Pablo Becker pelo título da temporada. A etapa foi vencida pela equipe do Jean, mas, o segundo lugar colocou a escolinha do Pablo no topo do ranking final.

Pódio Escolinhas. Foto: Paulo Pinheiro Guimarães.

O Arpoador Surf Club agradece a todos que prestigiaram o evento e aos apoiadores, em especial à Artesanal Produtos Naturais, Juçaí, e Silverbay que fortaleceram a etapa com seus produtos maravilhosos.

Resultados

Open

1 Anderson Picachú
2 Bruno Coutinho
3 Bernardo Bordovsky
4 Rômulo Bula

Campeão do ranking: Anderson Picachú

Grand-Master

1 Luiz Menezes
2 Fernandinho do Leme
3 Betinho ‘Deng’
4 Pedro Peixoto

Campeão do ranking: Léo Leite

Grand-Kahuna

1 Marcelo Boscoli
2 Gustavo Capanema
3 Ricardo Bocão
4 Fernando Cake

Campeão do ranking: Marcelo Boscoli

Feminino

1 Ariane Mateik
2 Letícia Moraes
3 Mari Taboada
4 Luisa Ramos

Campeã do ranking: Ariane Mateik

Legends Longboard

1 Roberto Coelho
2 Renato Moura
3 Gagoo
4 José Roberto Mingau

Campeão do ranking: Roberto Coelho

Sub-16

1 Caio Knappi
2 Diego Brígido
3 Lucas Ribas
4 Igor Shibata

Campeão do ranking: Nathan Hereda

Sub-14

1 Igor Shibata
2 Deriky Silva
3 Nathan Hereda
4 Juan Nogueira

Campeão do ranking: Nathan Hereda

Sub-12

1 Nathan Hereda
2 João Victor Coutinho
3 Bento Aldabalde
4 Pedro Mettfeldt

Campeão do ranking: Nathan Hereda

Escolinha

1 Surf-Glória
2 Pablo Becker

Campeão do ranking: Escolinha Pablo Becker

O Circuito Arpoador Surf Club 19 é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club – A.S.C. em parceria com a OsklenSurfing e apoio de:

Maki Boat (vai premiar o campeão Open 2019 c/ uma boat-trip em Mentawaii)

Silverbay

Boards Co

Eklo Water

Cerveja Praya

Artesanal Produtos Naturais

Juçai Orgânico

Kilhas

Sons of a Beach

Apoio institucional: FESERJ e Prefeitura do Rio.

Agradecimentos: 3º SGMAR, 19ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, e Favela Surf Clube.

Saiba mais sobre o ASC em: www.arpoadorsurfclub.com