Arpex muito clássico

A associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club – ASC realizou nos últimos dias 18 e 19 de setembro a tão aguardada etapa prime do seu circuito local, o OsklenSurfing Arpoador Clássico 18.

E a espera foi longa. Desde a primeira etapa, realizada em junho, a direção de prova vem monitorando as previsões a fim de assegurar que o evento mantivesse a tradição de só ser realizado com altas ondas.

Arpoador. Foto: Claudio Franco.

Clássico de verdade

O alerta foi dado na sexta-feira (14), com o sinal verde no domingo (16). E as previsões se confirmaram. Um sólido swell de SE/ESE combinado com o fundo ainda muito bom de final de inverno ligou a máquina de esquerdas do Arpex durante toda a semana, com destaque para o primeiro dia do campeonato, quando as séries de “1,5 a 2 m+” bombaram sem parar o dia todo. Água azul, sol e os ventos fracos completaram o cenário perfeito.

VEJA FOTOS DO ARPOADOR CLÁSSICO
Fotos de Barbara Becker – DIA 1 / DIA 2
Fotos de Claudio Franco – DIA 1 / DIA 2
Fotos de Ana Paula Vasconcelos – DIA 1

Além de só acontecer em condições especiais, este campeonato é tão aguardado porque tem um formato de competição diferenciado nas categorias Open e Grand-Master, nas quais todos os atletas entram na água nos dois dias de competição (somando 70 minutos de surf), computando suas 4 melhores ondas. Os quatro primeiros dentre todos os participantes são classificados para a Final, onde somam suas duas melhores ondas à média da 1ª Fase. É um formato de pontos corridos que vem premiando ao longo dos anos aqueles que realmente se destacam durante todo o evento.

Arpoador. Foto: Barbara Becker.

Domínio local

Na categoria Open, quatro surfistas locais, todos surfando de costas para a onda (regular footers), fizeram uma final de altíssimo nível. Para se ter uma ideia, os quatro terminaram a primeira fase com uma média superior a 7 pontos, deixando de fora dois ex-campeões, Rafael Cury e Leonel Brizola, que também computaram mais de 7 pontos na média das suas quatro melhores ondas.

Com uma leve vantagem por ter sido o melhor surfista da primeira fase (média de 8,34 pontos), o atleta e instrutor de surf Marcelo Bispo “Preto Loro” manteve o ritmo na final, fazendo duas ondas na casa dos 7 pontos (7,17 e 6,77). Só não levou porque encontrou um adversário inspirado.

Marcelo Bispo. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

Filho de um dos melhores surfistas já nascidos no morro do Cantagalo, o saudoso Jairo “Pezão”, Rômulo do Patrocínio, o Bula, é um surfista que não tem medo de arriscar. Quando cava na base da onda ele sempre mira na parte mais crítica e ataca com tudo, muitas vezes entrando na manobra por debaixo do lip e de cabeça pra baixo. É tudo ou nada. Dessa vez foi tudo. Com duas notas excelentes na final (9,60 e 8,17), “Bula” (1º) venceu e convenceu. Completaram o pódio Marcelo Bispo (2º), Fabiano Passos (3º) e Anderson Picachú (4º), todos de parabéns pelo surf apresentado.

Rômulo “Bula”. Foto: Claudio Franco.

E se na Open o domínio foi dos surfistas com o pé esquerdo na frente da prancha, na Grand-Master foi ao contrário. Os goofie-footers Pedro Peixoto, Fernando Vilhena “Xará”, Fernando Birigui, e Guilherme Penteado entraram na água separados por décimos, tendo deixado de fora da bateria decisiva por apenas um décimo o campeão de 2017, Evaristo Ferreira. Equilíbrio total.

Líder da primeira fase e autor da melhor nota da final (7,33), Pedro Peixoto não conseguiu uma segunda onda boa, abrindo espaço para os seus adversários. E quem aproveitou foi o Fernando Vilhena. Único local na final, “Xará” (1º) fez valer o maior conhecimento do pico para pegar duas ondas boas e manter o título em casa. Completaram o pódio Pedro Peixoto (2º), Guilherme Penteado (3º), e Fernando Birigui (4º).

Fernando “Xará”. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

Sem a presença do líder do Circuito, Roberto Coelho (em surf-trip pela Indonésia), os veteranos da categoria Legends Longboard foram para a água em busca dos 1.200 pontos oferecidos para o campeão. E quem aproveitou melhor foi o Gagoo (1º), deixando Luís Leal em segundo, Roni Veloso em terceiro, e Gian Cacciola em quarto.

Gagoo. Foto: Barbara Becker.

Encerrando o evento com graciosidade e beleza, as mulheres (Feminino) tiveram 40 minutos de Arpoador clássico só para elas, e aproveitaram para pegar ondas que dificilmente conseguem pegar no meio do crowd feroz usual nessas condições. E quem melhor aproveitou foi a única surfista de fora, Irene Puerto (1ª), das Ilhas Canárias. Pegando altas ondas no pico, ela surfou com velocidade e fluidez para derrotar Gabriela Pulcherio (2ª), Mari Taboada (3ª), e Monika Takaki (4ª). Todas surfaram muito bem e ficaram próximas da vitória, com menos de meio ponto separando a campeã da quarta colocada.

Irene Puerto. Foto: Claudio Franco.

A confraternização final foi regada a Cerveja Praya, o que deixou a galera ainda mais amarradona depois de dois dias clássicos no berço do surf carioca.

O período de espera da próxima etapa do circuito, o Surf-Treino #2, está aberto e a direção de prova está em alerta para um possível swell neste próximo fim de semana (29-30/set). Fiquem atentos à chamada!

O Arpoador Surf Club agradece a todos que ajudaram a viabilizar este evento, aos atletas e à nossa equipe de trabalho (staff): Guilherme Aguiar (organizador/diretor de prova); Magno Mexicano (produção); Paulo Dolabella (árbitro-chefe), Márcio Monteiro (árbitro-chefe); Sérgio Parrá (árbitro); Denílson Tiola (árbitro); Simão Romão (árbitro); Guguinha (árbitro); Ewerton Marques (spotter); Henrique Prates (locutor); Roberto Montilho Mé (beach-marshall); Alexandre Silva Rascunho (técnico de som); Jean Carlos (segurança de água); Ítalo Scooby (segurança de água); Bimbo (apoio); Rodrigo Carvalho Tico (apoio); Daniel Quintanilha (videomaker); Claudio Franco (fotógrafo); Ana Paula Vasconcelos (fotógrafa); Bárbara Becker (fotógrafa), e a toda a galera local que apoiou e prestigiou. Muito obrigado!

RESULTADOS

OPEN

1          Rômulo Bula                 1200

2          Marcelo Bispo               1080

3          Fabiano Passos             972

4          Anderson Picachú          875

GRAND-MASTER

1          Fernando Vilhena          1200

2          Pedro Peixoto                1080

3          Guilherme Penteado      972

4          Fernando Birigui            875

LEGENDS LONGBOARD

1          Gagoo                           1200

2          Luís Leal                       1080

3          Roni Veloso                   972

4          Gian Cacciola                875

FEMININO

1          Irene Puerto                  1200

2          Gabi Pulcherio               1080

3          Mari Taboada                972

4          Monika Takaki               875

Link para os resultados completos e as notas das baterias: https://goo.gl/ycGjFg

Link para os rankings completos: http://bit.ly/UiWE9d

O Circuito OsklenSurfing ARPOADOR SURF CLUB 18 é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club – A.S.C. em parceria com a OsklenSurfing e apoio de:

CERVEJA PRAYA

ARTESANAL PRODUTOS NATURAIS

ART IN SURF

SILVERBAY

BOARDS CO

ACQUATIC

JUÇAÍ ORGÂNICO

CARVER SKATES

NIVANA

Apoio de mídia: RicoSurf

Apoio institucional: Instituto E, FESERJ, e Superintendência Regional da Zona Sul.

Agradecimentos: Casa2imagem, Prefeitura do Rio, 3º SGMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, e Favela Surf Clube.

Saiba mais sobre o ASC em: www.arpoadorsurfclub.com