ASN Nova Geração 2018 – Rayan Fadul domina o Canal de Itaipu

Muito mais do que só um campeonato, a primeira etapa do Circuito ASN Puro Suco Nova Geração 2018 apresentada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer foi uma grande confraternização entre as crianças e suas famílias no Canal de Itaipu. Essa etapa bateu o recorde de inscritos e contou com 58 surfistas, a maioria de Niterói mas muitos vieram das cidades de Saquarema, Cabo Frio, Mesquita, Rio de Janeiro e Itacaré na Bahia.

As ondas do Canal passaram de um metro e como o dia 11 de agosto registrou uma das maiores variações de maré do ano, as condições ficaram desafiadoras. Os participantes que enfrentaram o mar superaram seus limites e o evento ficará marcado na evolução de todos. Pais, amigos, treinadores e o guarda-vida Diego Santana da Water Life Resgate foram fundamentais e auxiliaram a garotada na disputa das baterias.

Foto: Guilherme Milward.

Com o cronograma apertado, o Diretor Técnico Rubens Goulart tomou a decisão acertada de realizar disputas simultâneas. Um grupo de árbitros julgaram as categorias Iniciante e Infantil que surfaram no outside, enquanto que outro grupo de juízes avaliavam o desempenho da categorias Pré-Petit, Petit e Escolinha Feminina, na segunda arrebentação que formava dentro do Canal.

Iniciante

O baiano Rayan Fadul de Itacaré está passando uma temporada na cidade do Rio de Janeiro para treinar e competir. Ele venceu a primeira etapa do Circuito Estadual Amador nas categorias Iniciante (Sub-14) e Infantil (Sub-12), e em Niterói ele repetiu a dose se tornando campeão de ambas as categorias. O saquaremense Rafael Lutfy assumiu a liderança provisória da bateria próximo do fim, mas Rayan deu o troco e recuperou o posto. Pedro Henrique Canero mostrou conhecimento do pico e avançou para a final da Sub-14 vencendo suas duas baterias. Com as difíceis condições do mar, Pedrinho só encontrou uma boa onda no final da decisão e não teve mais tempo para reverter a situação, terminando em terceiro. Vitor Gabriel de Cabo Frio finalizou em quarto.

Rayan Fadul. Foto: Guilherme Milward.

Infantil

Rayan Fadul acertou uma forte batida na final da Infantil, conseguiu a maior nota da competição e mais um título em Niterói. Rafael Lutfy repetiu a mesma colocação nas duas categorias que disputou e também foi o segundo na Sub-12. O carioca Nathan Hereda ficou em terceiro. Luan Valadão terminou em quarto nesta primeira etapa e saiu na frente do prêmio Puro Suco Grommets 2018, que irá oferecer ao melhor niteroiense no ranking da Infantil um patrocínio que dará direito a uma cota de alimentação mensal na lanchonete de Itacoatiara.

Pódio da categoria Infantil. Foto: Guilherme Milward.

Petit

O cabofriense Pablo Gabriel surfou sempre no outside e na final encontrou duas boas ondas que fizeram a diferença. Com isso ele conseguiu defender o título da Petit. Nathan Hereda está evoluindo rápido, mostrou disposição no Canal e ficou em segundo entre surfistas de até 10 anos. João Victor Coutinho conseguiu conectar uma longa extensão em suas ondas e garantiu a terceira colocação. Luiz Henrique Ferrari aprendeu a surfar em Itaipu, participou do Projeto Surf Campeão, integrou o Time ASN no Estadual, chegou na decisão e superou seus limites nas difíceis condições do mar, finalizando em quarto.

Pablo Gabriel. Foto: Guilherme Milward.

Pré-Petit

Benjamin Almeida saiu de Itacaré na Bahia especialmente para participar do campeonato e não perdeu a viagem, se sagrando campeão da Pré-Petit. Pedro de Souza de Saquarema tem apenas 6 anos, participou da sua primeira competição e logo em sua estreia ficou em segundo. Eduardo Soares surfou pela primeira vez no Canal e finalizou em terceiro. Yasmin Cecília Guimarães é filha de um dos melhores surfistas de Niterói, Raphael Guimarães, foi a única menina a avançar para a final e terminou na quarta colocação.

Benjamin Almeida. Foto: Guilherme Milward.

Escolinha Feminina

A saquaremense Luana Paes conseguiu sua quarta vitória seguida em Niterói. Letícia Calleia é mais uma a surgir nessa troca de guarda da nova geração e ficou em segundo na sua primeira participação na ASN. Maria Luiza Oberlander é outra representante da cidade que tem DNA de surfista, avançou duas fases e terminou e terceiro. Bia Vidal sempre treina no Canal e fechou sua participação em quarto.

Luana Paes. Foto: Guilherme Milward.

As condições foram desafiadoras para os competidores mas também para toda comissão técnica. No auge da maré cheia toda estrutura foi afetada pelo avanço do mar, mas a equipe demonstrou muito profissionalismo, concentração e paixão para concluir na raça mais um evento marcante.

A Associação de Surfe de Niterói começou bem a 12a edição do Circuito ASN Puro Suco Nova Geração e mantém sua tradição de incentivar as categorias de base e o surgimento de novos atletas. A segunda etapa está agendada para os dias 22 ou 23 de setembro.

O Circuito ASN Puro Suco Nova Geração 2018 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Lanchonete Puro Suco, Pena, Mix Fins, Areia Biquínis, Guilherme Milward Fotografia e Pranchas Bou.

Por João José Macedo