Ayrton Dylan, Anne dos Santos e Raoni Monteiro vencem o Top Surf Pro 2018 em Cabo Frio

Etapa foi a 3ª do Circuito Profissional do Rio em 2018 e rolou nas ondas da Praia do Forte

No último fim de semana Cabo Frio foi novamente o palco de uma etapa do Circuito Estadual do Rio de Janeiro. O Top Surf Pro 2018 valeu como a 3ª competição profissional do ano e Ayrton Dylan, Anne dos Santos e Raoni Monteiro conquistaram títulos.

O sol brilhou nos dois dias de disputas e o mar, que no sábado apresentava ondas pequenas de até meio metro na Praia do Forte, melhorou bastante no domingo, com séries divertidas que quebravam tanto para a direita quanto para a esquerda, dando muitas oportunidades para os atletas soltarem as manobras.

Pódio Masculino Pro. Foto: Gugu Netto.

Masculino Pro

Na Masculino Pro deu Ayrton Dylan, uruguaio que mora em Búzios desde criança e que representa o Brasil. O surfista competiu com uma prancha pequena e andou fácil nas ondas da Praia do Forte. “Minha prancha foi feita pra essas condições, uma Udo Bastos modelo Kripton, que andou muito. Se não fosse por ela acho que o resultado não seria o mesmo. A prancha é realmente mágica”, contou Ayrton. “Depois de um resultado ruim na etapa de Maricá eu coloquei na cabeça que tinha que vencer em Cabo Frio. No dia da final eu estava confiante, me sentindo bem e muito instigado. E deu tudo certo”, comemorou o buziano que não competiu na etapa da praia da Macumba e que agora está na 17º posição no ranking.

Ayrton Dylan. Foto: Patricia Coutinho.

O vice-campeão foi o pernambucano Douglas Silva, que nas quartas eliminou o saquaremense Raoni Monteiro nos minutos finais ao pegar duas ondas e voar alto. No melhor aéreo Doulgas recebeu uma nota acima de 9 pontos e venceu a bateria, avançando com o atleta de Saquarema Daniel Templar. Em terceiro lugar na final ficou o campeão do Maricá Surf Pro/AM 2018, Leandro Bastos, que com esse resultado assumiu a liderança do ranking. E na quarta posição ficou a lenda do surf, o local de Cabo Frio Victor Ribas. O terceiro melhor no mundo em 1999 surfou em altíssimo nível na Praia do Forte e parecia imbatível, mas na final não achou as melhores ondas.

Leandro Bastos. Foto: Patricia Coutinho.

Feminino Pro

Entre as meninas deu a carioca que vive na Austrália Anne dos Santos, surfista que também venceu a etapa de Maricá e que vai para a última competição do Circuito 2018 no topo do ranking. “Que final de semana legal! Primeiro lugar no Top Surf Pro em Cabo Frio. Foi demais ser carregada Silvana Lima, que é meu ídolo. Obrigada por me fazer sentir especial! E valeu também Janninfer de Sousa pela cadeira, Karol Ribeiro e família por me receberem, Doulgas Silva pelas dicas e a todos que me apoiam”, disse Anne que na final bateu a pernambucana Monik Santos (2ª), a carioca Maju Freitas (3ª) e a saquaremense Taís de Almeida (4ª).

Anne dos Santos. Foto: reprodução Instagram.

Master Pro

O Top Surf Pro 2018 marcou o início do Circuito para a categoria Master Pro, um desejo da diretoria da FESERJ de valorizar os profissionais que durante anos representaram tão bem o surf do Rio de Janeiro no cenário nacional e internacional e que continuam com o surf no pé.

Foi nessa categoria que aconteceu um dos momentos mais marcantes de toda a etapa. A lenda do surf do Rio Plinio Ribas voltou a competir após 20 anos e fez bonito, seguindo até as semifinais.

O campeão da Master Pro foi Raoni Monteiro e o vice Victor Ribas, dois dos melhores surfistas que o Brasil já teve. Completaram o pódio Marcelo Bispo (3º), que soube aproveitar bem as direitas, e Angelino dos Santos (4º), que teve excelentes apresentações, com destaque para uma super manobra, um “coice” de frontside.

“Mais uma final pro tio, dessa vez vencendo a Master Pro! Obrigado Senhor! Obrigado família, meu amor Ana Beatriz pela energia boa! Foi irado rever o Vitinho Ribas voando na marola com 46 anos. Parabéns pro Marcelo Bispo e para o Angelino por fazerem a final! Valeu galera! Agora partiu Virgínia QS 3.000”, contou Raoni Monteiro.

Pódio da categoria Pro Master. Foto: divulgação FESERJ.

O Top Surf Pro 2018 também contou com a categoria Kahuna e o grande campeão foi Pablo Augusto, seguido por Foca Dias (2º), Rogerio Alvarez (3º) e Mauricio Raul (4º).

Próxima etapa

A 4ª e última etapa do Circuito Estadual Profissional do Rio de Janeiro em 2018 acontece nas ondas de Grumari, entre os dias 13 e 15 de setembro.

O Top Surf Pro 2018 foi uma realização do Cabo Frio Surf Clube com supervisão da FESERJ, e teve o patrocínio da Storm Shop, Naturally Protein House e da Prefeitura de Cabo Frio. O apoio foi do Beach Hostel, Surfcity, DopostO Lanches, Pro Lagos, Dado Shaper Designer, ContaPlus, Elite Academia e Pousada Valle Verde.

Masculino Pro

1º) Ayrton Dylan

2º) Douglas Silva

3º) Leandro Bastos

4º) Victor Ribas

Feminino Pro

1º) Anne dos Santos

2º) Monik Santos

3º) Maju Freitas

4º) Tais de Almeida

Master Pro

1º) Raoni Monteiro

2º) Victor Ribas

3º) Marcelo Bispo

4º) Angelino Santos

Kahuna

1º) Pablo Augusto

2º) Foca Dias

3º) Rogerio Alvarez

4º) Mauricio Raul