Búzios Pro Junior 2019 – Cauã Gonçalves se dá bem em Geribá

“Estou muito feliz cara! Estava treinando bastante pra ter um bom resultado e isso vai me incentivar muito. Muito feliz de vencer aqui em Geribá, uma praia irada que tem altas ondas”. Essas palavras são do vencedor do Búzios Pro Junior 2019, Cauã Gonçalves, de 15 anos, que saiu da praia paulista de Maresias e se adaptou bem as ondas do tradicional pico da cidade da Região dos Lagos para voltar pra casa com o troféu de campeão.

Cauã Gonçalves. Foto: SURFE TV @surfetv.

O evento teve início neste sábado em ondas que chegaram a quase 1m de altura nas séries durante o dia, e que foram destruídas por surfistas de várias partes do Rio, além de São Paulo e do Espírito Santos. Todos estavam em busca de evoluir, competindo contra alguns dos melhores atletas do país, além dos R$ 2.000,00 que foram divididos entre os finalistas.

Cauã desde o início mostrou sintonia com as ondas da praia de Geribá e mostrou um surf ágil e completo, executando manobras tradicionais e também inovadoras, quando as ondas permitiam. Na segunda fase ele fez a maior nota (8,75) e a maior média ( 13,40) do Búzior Pro Junior 2019 até o momento, e na final fez o segundo maior somatório (12,95).

Na segunda posição ficou o local Kalany Ratto, que também fez final na Open. Completaram o pódio outro local, Sunny Pires (3º), e o cearense que compete pelo Rio Cauã Costa, autor do segundo maior score do dia (8,00).

Kalany Ratto. Foto: SURFE TV @surfetv.

Open (PRO/AM)

A Open (PRO/AM) também atraiu grandes nomes do surf, incluindo o campeão Carioca Profissional de 2017 José Eduardo, local de Búzios. Na final foram três surfistas de Búzios e um de Cabo Frio. José estava bem próximo do título até os instantes finais, quando o cabofriense Paulo Roberto deu a última cartada e acertou um aéreo 360 de backside para ficar com o título. “Estava a maior disputa na bateria, mas nos últimos segundos, graças a Deus, veio aquela onda, ninguém remou e eu fui para o tudo ou nada e deu tudo certo”, disse o campeão. Na terceira posição ficou Hugo Neto e em quarto Kalany Ratto.

Paulo Roberto. Foto: SURFE TV @surfetv.

Pro Junior Feminino

O dia também teve disputas femininas da categoria Pro Junior, que também vale R$ 2.000,00 que serão distribuídos entre as finalistas. A carioca Julia Duarte começou muito forte, conquistando a maior nota e o maior somatório do evento entre as mulheres logo na primeira fase (7,25 e 12,15). Porém na semi ela ficou pelo caminho e a final vai ter a segunda melhor menina surfista do sábado, a carioca Maju Freitas, a também surfista do Rio Mariana Areno e a cearense Tainara Vieira.

Maju Freitas. Foto: SURFE TV @surfetv.

Domingo de muitas disputas

Além da final Pro Junior Feminina, o domingo no Búzios Pro Junior 2019, prova válida como a primeira etapa do Circuito Nova Geração da FESERJ – Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, vai ter disputas nas categorias Sub-16 Masculino, Sub-16 Feminino, Sub-14, Sub-12 e Legends.

Acompanhe informações ao longo do dia nas mídias socias da FESERJ: Instagram @feserj_oficial e Facebook FESERJ.

Geribá, Búzios. Foto: SURFE TV @surfetv.

Resultados deste sábado:

Pro Junior Masculino
1 Cauã Gonçalves 12,95
2 Kalany Ratto 11,65
3 Sunny Pires 10,80
4 Cauã Costa 8,90

Open (PRO/AM)
1 Paulo Roberto 13,50
2 Jose Eduardo 11,80
3 Hugo Neto 8,80
4 Kalany Ratto 8,75

Final Pro Junior Feminino
Naire Marquez x Maju Freitas x Tainara Vieira x Mariana Areno

O Búzios Pro Junior 2019 é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ com patrocínio da Prefeitura de Búzios através da Secretaria de Esporte, Eventos e Lazer.

Apoio de Geribá Surf, Bar do Zé, Acquatic, Shaper Ricardo Astral, Atelier Espaço Aberto, Hotel Pérola Búzios, Aloha Búzios e Maki Boat.

Apoio de mídia do Surfland e apoio institucional da Associação de Surf de Búzios (ASB).