Búzios Surf Pro Am 2022 continua neste domingo

Pablo Gabriel, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Pedro Monteiro.

Pablo Gabriel, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Pedro Monteiro.

Teve início, neste sábado, 2 de julho, o evento amador do Búzios Surf Pro Am 2022. A nova geração do surf teve que driblar as ondas pequenas, na praia de Geribá. Surfistas, de várias partes do Brasil, prestigiaram a competição. Foram mais de 100 inscritos, em categorias que atendem atletas de 12 a 18 anos.

A competição, que vai conhecer seus campeões neste domingo, 03 de Julho, é válida pela segunda etapa do circuito estadual do Rio de Janeiro, realizado pela FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro). Apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da secretaria de lazer e esporte – pelo segundo ano consecutivo – o evento reinicia a partir das 8h da manhã de domingo.

Rickson Falcão, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Pedro Monteiro.

Rickson Falcão, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Pedro Monteiro.

Amador – Para os juniores (nova geração), a etapa terá nível máximo (2A). E será fundamental para a definição dos campeões estaduais. E ainda, para definição da equipe que irá representar o Estado do Rio, na segunda etapa do circuito brasileiro amador, da CBSurf, deste ano.

Visando preparar melhor a equipe fluminense, Guilherme Herdy assumiu, mais um cargo na Federação. Além de vice-presidente, ao lado de Guilherme Aguiar, Herdy, agora, assumiu o cargo de técnico de equipe. Que estava vago desde o falecimento do surfista Léo Neves. Herdy esteve presente na etapa para conhecer melhor os atletas.

“Estamos visando continuar o legado que o Léo deixou. Nesses dois mandatos em que estamos na federação, estamos buscando recolocar o Rio no lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Somos um celeiro de ótimos surfistas e temos que aproveitar isso.” Disse, Herdy.

Nathan Hereda, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Pedro Monteiro.

Nathan Hereda, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Pedro Monteiro.

Finais do Profissional – Depois de dois dias de competição profissional, a final da categoria foi adiada, mais uma vez. Devido às fracas condições do mar, comissão técnica e atletas se reuniram, e juntos decidiram transferir a final para o domingo, quando há expectativa de melhora das ondas.

No masculino, os finalistas são: o potiguar Alan Jhones; Krystian Kymerson, do Espírito Santo; Cauã Costa, natural do Ceará e radicado no Rio; e Pedro Neves, carioca, surfista do Recreio.

Entre as mulheres, Búzios terá uma representante na final. Será a atleta Gabriela Teixeira. Taís Almeida, de Saquarema; a cearense Yanca Costa; e a carioca Julia Duarte, completam a bateria.

Premiação – Para os Profissionais, a etapa terá nível 2A. Com uma premiação total de R$36 mil reais. Entre os Amadores, os campeões receberão uma prancha do Shaper Ricardo Astral, 53 anos. Ricardo começou a fazer pranchas com 14 anos e reside há mais de 20 anos, em Búzios.

Rafael Lufty, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Pedro Monteiro.

Rafael Lufty, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Pedro Monteiro.

Garytos – Os Surfistas, mais uma vez, vão poder saborear as famosas tortillas chips Garytos. Produzidas com total responsabilidade socioambiental. Seguindo a linha de uma alimentação de qualidade, elas são feitas com puro milho, não transgênico, sem glúten e sem conservantes. E com o máximo sabor!

AO VIVO – A etapa do Búzios Surf Pro Am 2022, está sendo transmitida, ao vivo (Webcast), pelo Youtube da Feserj.

O evento é apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de de Lazer e Esporte. O Búzios Surf Pro Am 2022 conta com co-patrocínio da Garytos. E com o apoio do Shaper Ricardo Astral, Mantra Restaurante, Pousada Marbella, Solar Hostel, e Casa do Pedreiro. E a transmissão ao vivo será feita pela equipe da Wave Data, com o suporte e conexão da LS Internet. A realização fica a cargo da FESERJ, com suporte da ABRASP, em parceria com a ASB.