Cauã Costa e Julia Duarte são os campeões estaduais de 2022

Cauã Costa. Foto: Pedro Monteiro.

Cauã Costa. Foto: Pedro Monteiro.

O Quissamã Surf Classic conheceu seus primeiros campeões em 2022. Nesta sexta-feira, 07 de outubro, nas ondas da Barra do Furado, Silvana Lima e Krystian Kymerson foram os campeões da quarta e última etapa do circuito profissional da Feserj. Os títulos do circuito estadual de 2022 ficaram com os campeões do programa Brazilian Storm do canal OFF, Cauã Costa e Julia Duarte.

O vento, que soprou forte na quinta-feira, deu uma trégua e as ondas de meio metro ganharam qualidade. As ondas de direita, na boca do rio, mostraram sua força. Os surfistas dividiram o espaço com os barcos de pesca que entravam rio adentro. A pesca tem bastante atividade na cidade. Apresentada pela Prefeitura de Quissamã, o Quissamã Surf Classic distribuiu mais de 50 mil reais em premiações.

Barra do Furado. Foto: Pedro Monteiro.

Barra do Furado. Foto: Pedro Monteiro.

Estreante do dia, o cearense radicado no Rio, Cauã Costa, vestiu a lycra em busca de ser campeão e garantir o título estadual. Começou devagar e passou em segundo lugar na primeira bateria da terceira fase, vencida pelo campeão virtual Krystian Kymerson.

Cauã chegou a vencer bem a quarta fase, porém sentiu dores na perna e surfou um pouco comedido na semifinal contra Pedro Neves. Na disputa do terceiro e quarto lugar, o surfista preferiu não entrar no mar contra Ayrton Dylan para se poupar, uma vez que já tinha garantido o título estadual e que ainda terá outras competições pela frente neste ano.

“Estou amarradão! Essa era uma meta minha neste ano. E quero agradecer a Feserj por dar essa oportunidade para a nova geração. Quissamã é irado! Tem sempre ondas boas. No começo do ano as ondas estavam melhores, mas as ondinhas na boca do rio salvaram o surfe”, disse Cauã.

Cauã Costa. Foto: Pedro Monteiro.

Cauã Costa. Foto: Pedro Monteiro.

Quem saiu na frente pela premiação foi Silvana Lima. A estrela internacional, que mostrou toda sua força de surfista olímpica, fez a melhor apresentação do dia. A maior nota de todo evento foi para surfista de Paracuru. Depois de vencer em sua estreia nas águas de Quissamã, deu uma aula de surfe na segunda fase, fazendo 18.50 pontos de 20 possíveis.

Na final Silvana encontrou a grande campeã estadual Júlia Duarte, que liderou praticamente toda a finalíssima. Mas, Silvaninha, mostrou que está com surfe afiado e levou o prêmio de 8 mil reais nos minutos finais, sagrando-se campeã.

Silvana Lima. Foto: Pedro Monteiro.

Silvana Lima. Foto: Pedro Monteiro.

Julia Duarte, que aprendeu a surfar no Canto do Recreio, mostrou porque é uma grande revelação do surfe no estado. Campeã amadora em diversas categorias, Julia chega ao título em seu primeiro ano como surfista profissional. Na disputa pelo título, Yanca Costa perdeu na quarta fase. Júlia fez o seu papel e ganhou todas as baterias. Ela chegou na final depois de ganhar de Diana Cristina na semifinal. Com chance de título, Taís de Almeida tinha que vencer o evento, porém perdeu na semifinal e Julia ficou com o caneco de 2022.

“Nem acredito! Sério? Meu Deus! Vim em busca de surfar bem. mas pra um título desse, nem tenho palavras! Que Maravilha! Já fui campeã estadual amadora, mas pro é pro! Gosto de surfar aqui. Sempre tem ondas. Agora é focar no título nacional, que eu tenho chances reais”, comentou Julia.

Julia Duarte. Foto: Pedro Monteiro.

Julia Duarte. Foto: Pedro Monteiro.

O Quissamã Surf Classic 2022 continua neste sábado com a abertura do Estadual Master. O evento contará, também, com duas categorias locais (Open e Escolinha), organizadas pela associação local Barra Surf Clube.

A etapa de abertura do Estadual Master – com quatro categorias a partir dos 35 anos de idade – terá como premiação: pranchas do shaper Crivela; blocos e acessórios Soul Fins. Desta vez, a galera das categorias: Master (35+), Grand-Master (40+), Kahuna (45+) e Grand-Kahuna (50+) terão “prioridade” e vão competir no fim de semana.

Ao vivo pela 1ª vez – O Quissamã Surf Classic terá pela primeira vez transmissão ao vivo (Webcast) pelo Youtube da Feserj. Todo o evento terá transmissão ao vivo com apoio da Word Banda Larga.

O evento é apresentado pela Prefeitura Municipal de Quissamã, através da Secretaria de Esporte e Juventude. O Quissamã Surf Classic 2022 conta com co patrocinio da Work Banda Larga, União Forte Engenharia, ConstruSan, Suga Rápido. Apoios do Shaper Crivela, Soul Fins, KiFruta, Vem do Verde, Solar Supermercados, Melhor Farma, Barra Mar. Suporte da Barra Surf Clube e Suderj. E apoio de mídia do site Waves.

Pódio Feminino Profissional. Foto: Pedro Monteiro.

Pódio Feminino Profissional. Foto: Pedro Monteiro.

Pódio Masculino Profissional. Foto: Pedro Monteiro.

Pódio Masculino Profissional. Foto: Pedro Monteiro.