Centro Cultural do Surf é reinaugurado no Recreio dos Bandeirantes

Rio de Janeiro, 29 de março de 2014.

CENTRO CULTURAL DO SURF É REINAUGURADO NO RECREIO DOS BANDEIRANTES – ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO. Num clima de muita descontração e alegria, que contou com a presença de ícones do surf carioca, autoridades e toda comunidade local, a Federação de Surf do Rio de Janeiro e a Associação de Surf do Canto do Recreio, entregaram para nossa cidade, mais um atrativo turístico.

“Localizado em um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro, no canto da praia do Recreio dos Bandeirantes, e de propriedade do Município do Rio de Janeiro, o Centro Cultural do Surfe (CCS) é um espaço com vocação natural para abrigar atividades culturais que venham contribuir para o fortalecimento da cultura praiana carioca e do surfe; um esporte extremamente popular em toda a região da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

No Brasil, existem sete milhões de surfistas, sendo dois milhões no Rio de Janeiro”. Comentou Abílio Fernandes – Presidente da Feserj.

O Centro Cultural do Surfe (CCS) fora criado e inaugurado pela Prefeitura do Rio, junto à criação da Praça do Pontal Tim Maia, que o abriga, no ano de 2001, atendendo a uma reinvindicação de um grupo de surfistas moradores e frequentadores do local, com o propósito principal de difundir a cultura do esporte.

O espaço foi inaugurado com a exposição “Museu do Surf”, acervo da evolução das pranchas e fotos do Surfista Rico de Souza e chegou a realizar algumas outras exposições sob a administração da Federação de Surf do Rio.

Pouco tempo depois, passou a ser ocupado pela Guarda Municipal, por determinação do antigo Prefeito Cesar Maia.

Com a posse do atual Prefeito Eduardo Paes, logo em seu primeiro mandato, o espaço voltou a ser destinado para os fins que fora criado.
Entretanto, o prédio que abriga o CCS encontrava-se em péssimo estado de conservação, necessitando de reforma para viabilizar seu funcionamento de forma a receber adequadamente os acervos das exposições, bem como seus visitantes.

Sendo assim, a Feserj apresentou um Projeto de reforma e adequação do espaço a Prefeitura do Rio, mas por falta de patrocínio, não conseguiu executá-lo.

Há muito o local esteve longe de cumprir o seu papel, pois além de faltar investimentos em manutenção, não vinha tendo uma destinação adequada, o que se agrava diante do fato da região ser extremamente carente de atrações culturais de acesso livre à população. No início deste ano, após uma reunião da Federação de Surf do Estado do Rio de janeiro (Feserj) e a Associação de Surf do Canto do Recreio (ASCR) com o Sub Prefeito da Barra da Tijuca – Tiago Mohamed foi apresentada e aprovada, uma nova proposta para recuperação e utilização do espaço com o propósito de ser realizada através de um mutirão entre a Prefeitura, os surfistas, moradores, frequentadores e comerciantes do local.

A captação dos recursos, feitas através de doações, bem como a supervisão das obras, foram efetuadas pelo presidente da ASCR, Mário Luiz Lopes da Cunha que comentou: “O resultado desta reforma, é uma demonstração de que o cidadão não deve ficar esperando que tudo seja feito pelo governo e, sim, tentar fazer a sua parte.” Estiveram presentes ao evento o Sub Prefeito da Barra da Tijuca Tiago Mohamed, O Secretário da Ordem Publica Alex Costa, o Administrador Regional da Barra da Tijuca Thiago Balzana, o Deputado Zaqueu Teixeira e o Diretor Executivo da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) Pedro Falcão. Vinícius “Cabeça” surfista pioneiro do Recreio dos Bandeirantes, juntamente com Tiago Mohamed, foram homenageados com o Troféu Rio Cidade Surf, oferecido pela Feserj e ASCR. Um dos pontos mais elogiados por todos que compareceram na manhã de sábado do dia 29 de março para reinauguração do CCS, foi o belo trabalho do artista plástico Ale de Sousa, que pintou em air brush o prédio do CCS.


Em breve será divulgado pelo gestor do CCS, Mário da Cunha – “Marinho”, o calendário de exposições mensais para o ano de 2014.

Assessoria Feserj
(21) 7884-4226.