Chamada para o Arpex Masters

Cartaz do Arpex Masters 2022

Cartaz do Arpex Masters 2022

Os campeonatos das associações de surfe da Cidade do Rio de Janeiro estão de volta com força total neste segundo semestre de 2022 por meio de uma série de eventos patrocinados pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, no projeto denominado Rio Cidade do Surf.

E o local escolhido para o evento inaugural foi a Praia do Arpoador, ou “Arpex” para os locais, berço do surfe carioca e palco histórico de grandes competições nacionais e internacionais.

Apresentado pela Prefeitura do Rio e tendo o co-patrocínio da Garytos, o “Rusty Arpex Masters 2022” está previsto para ser realizado nos dias 24 e 25 de setembro (final de semana), sendo válido como a segunda etapa do Circuito Arpoador Surf Club 2022.

A competição contará com as oito categorias: Open, Master (35+), Grand-Master (40+), Kahuna (45+), Grand-Kahuna (50+), Legends (55+), Legends Longboard (60+) e Feminino.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro (quinta-feira) às 16h e devem ser feitas exclusivamente junto ao Arpoador Surf Club – ASC via transferência bancária.

Conta
Banco Bradesco
Agência: 3023-6 Posto Seis
Conta corrente: 1936-4
CNPJ: 08885471/0001-36
Arpoador Surfe Clube – A.S.C.
Valor: R$ 100,00 (cem reais)

O comprovante deve ser enviado por e-mail para arpoadorsurfclub@hotmail.com junto com o nome do atleta e a sua categoria. Não enviar por whatsapp (não há número de telefone de atendimento para inscrições ou informações). A inscrição só estará confirmada após a resposta do ASC por e-mail.

Previsão – Uma nova frente fria chega à cidade na sexta-feira (23), associada a ventos moderados a fortes do quadrante sudoeste (SO) e um sólido swell de sul-sudoeste (SSO), que deve atingir ápice na madrugada de sábado (24).

Apesar de os modelos indicarem que o vento maral irá perder força no sábado, dependendo da inclinação do swell a condição de surfe poderá ficar complicada no Arpoador no primeiro dia do evento.

Caso isso se confirme, poderemos utilizar o nosso palco alternativo, na Praia do Diabo, que ficou com um fundo bom depois do atual swell de sudeste. Essa combinação de “fundo formado por swell de sudeste com ondulação de sul” costuma ser muito boa pro Diabo.

No domingo (25) o swell diminui e o Arpoador deve apresentar uma condição mais amigável, com bastante areia lá fora.

Outra alternativa, sem usar a Praia do Diabo, é fazermos o campeonato domingo e segunda-feira (26), fazendo o máximo possível no domingo e deixando o mínimo para segunda.

O cronograma do campeonato será divulgado na sexta-feira, pelo Instagram do Arpoador Surf Club e por e-mail.

Rio Cidade do Surf – O “Rio Cidade do Surf” é um projeto da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ em parceria com as associações e a ABRASP, tendo patrocínio da Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL.

O projeto contempla com competições esportivas os principais picos de surfe da cidade onde há associações de surfe regularmente filiadas à Federação: Arpoador, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha, e Grumari.

Em cada uma destas praias serão realizados eventos de nível estadual (ou Júnior, ou Master, ou Longboard), e de nível local, valendo para o circuito da associação.

“Este projeto nos possibilitará trabalhar diversas categorias de atletas, desde a novíssima geração, passando pelos veteranos (masters) e pelo longboard, aproveitando da melhor forma as diferentes características de onda que temos na cidade do Rio”, comenta Guilherme Aguiar, presidente da Federação, que complementa: “Além disso, iremos ajudar as associações locais a promoverem os seus circuitos de base, o que é fundamental para fortalecermos a cultura do esporte e para revelarmos novos talentos em nosso litoral”.

Evento: Rio Cidade do Surf – Arpex Masters

Local: Praia do Arpoador – Rio de Janeiro (RJ)

Data: 24 e 25 de setembro (podendo ser finalizado no dia 26)

Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Co-patrocínio: Rusty | Garytos

Apoio: Monster Energy | Social Hostel

Realização: Arpoador Surf Club – ASC

Suporte: FESERJ | ABRASP

Apoio institucional: SUDERJ | Favela Surf Clube

Divulgação: Waves

Categorias: Open | Master (35+) | Grand-Master (40+) | Kahuna (45+) | Grand-Kahuna (50+) | Legends (55+) | Legends Longboard (60+) | Feminino

Nível: Local

Informações adicionais: arpoadorsurfclub@hotmail.com