Circuito ASN 2022 – Nolasco fatura a Open

Luca Nolasco vence terceira etapa do circuito ASN 2022, termina em primeiro no ranking na categoria Open e ganha passagem para El Salvador.

O Circuito ASN 2022, que é apresentado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foi encerrado com sucesso com a realização da terceira etapa, que aconteceu no dia 19 de dezembro na praia de Itacoatiara, em Niterói.

Depois de avaliar as previsões, consultar o Conselho Deliberativo e todos os atletas inscritos, a ASN tomou a decisão acertada e colocou as disputas na água na segunda-feira (19) com boas ondas em torno de 1 metro, no canto da pedra do Costão. O dia foi cheio com disputas em oito categorias.

A grande surpresa do evento foi a passagem para El Salvador, paraíso das direitas, para o campeão do circuito na Open. A parceria da associação com a Secretaria de Esporte proporcionou a ASN manter a sua tradição de contemplar o campeão da principal categoria com um prêmio internacional. Com a pontuação dobrada na etapa decisiva, três surfistas tinham chances reais de subir no lugar mais alto do pódio no final da temporada e os três avançaram para a última bateria do dia.

Luca Nolasco. Foto: Guilherme Milward.

Luca Nolasco. Foto: Guilherme Milward.

Open – Luca Nolasco chegou na final como líder do ranking da Open, abriu a bateria na frente e manteve a liderança até o final, ganhou a terceira etapa e o ranking com propriedade, se sagrando campeão da primeira e terceira parada do ano, além de ter sido vice na segunda. Conquistou a passagem para El Salvador, além de faturar três blocos, acessórios, kits da Pena e da Túnel Crew.

Caio Knappi começou o evento com chances matemáticas do título do circuito, avançou para a final, mas seus concorrentes também avançaram e por isso ficou de fora da disputa da passagem. Surfou sem pressão, conseguiu suas melhores notas nas direitas e garantiu o segundo lugar na etapa. Ben Borges manobrou de backside com força nas esquerdas e ficou em terceiro. Floriano acertou um floater no crítico próximo do término, subiu sua pontuação, mas devido ao alto nível da bateria permaneceu em quarto.

Pódio Open. Foto: Guilherme Milward.

Pódio Open. Foto: Guilherme Milward.

Master – Floriano Pinheiro abriu bem a decisão e tinha notas medianas ao longo da disputa da Master, mas em sua última onda conseguiu a maior pontuação da final e virou para primeiro. Com isso venceu a etapa, o ranking e ganhou um final de semana com direito a um acompanhante na Pousada Templar Surf House em Saquarema.

Ben Borges começou na frente, tentou trocar de nota em quatro tentativas e sofreu a virada no minuto final, terminando em segundo. Thiago Villar tinha a segunda melhor onda da final mas ficou precisando de outra nota boa e finalizou em terceiro. Rafael Mignani teve dificuldade para encontrar boas ondas e terminou em quarto.

Pódio Master. Foto: Guilherme Milward.

Pódio Master. Foto: Guilherme Milward.

Master Local CBSurf – A categoria Master Local do CBSurf Itacoatiara Master não pode acontecer no campeonato brasileiro por causa do cronograma apertado e aconteceu junto com a última etapa do Circuito ASN.

Rafael Mignani conseguiu as duas maiores notas da final logo em suas primeiras ondas e conquistou o título e uma prancha zerada. Ben Borges se manteve ativo durante toda a disputa, surfou nove ondas na decisão mas não foi suficiente para a virada, garantiu a segunda colocação e também levou uma prancha.

Floriano Pinheiro disputou três finais no dia e nessa categoria ficou em terceiro. Alexey Wanick tinha uma nota boa mas ficou precisando de outra e finalizou em quarto. Marcus Mendes completou a bateria em quinto.

Pódio 35 CBSurf - Foto: Guilherme Milward.

Pódio 35 CBSurf – Foto: Guilherme Milward.

Kahuna – O fisioterapeuta Rafael Mignani também disputou três finais, e como na Master Local foi o campeão da Kahuna. Luiz Menezes avançou para a final precisando ficar na frente do Marcílio Marques para se sagrar campeão do ranking. Garantiu o segundo posto na etapa e o lugar mais alto do pódio no circuito.

Duca Pantaleão tinha uma onda boa, ficou precisando da segunda nota com qualidade para virar, mas a onda não veio e finalizou em terceiro. Marcílio Marques teve dificuldades para encontrar ondas com potencial e terminou em quarto.

Pódio Kahuna. Foto: Guilherme Milward.

Pódio Kahuna. Foto: Guilherme Milward.

Grand Kahuna – O experiente Alfredo Simon mostrou que permanece com o surf no pé. Aplicou fortes batidas de backside, confirmou seu favoritismo e faturou a etapa e o ranking da Grand Kahuna. O carioca Raul Lins e Silva voltou a competir em Itacoatiara depois de anos, encontrou uma esquerda que aplicou duas boas manobras e garantiu a segunda colocação.

Danilo Nolasco, pai do Luca, mostrou que o surf está no DNA da família e ficou em terceiro. Rogério Alvarez poderia se sagrar campeão do ranking, mas se atrasou na entrada da bateria, não conseguiu reverter sua situação e parou em quarto. E Silvio Luiz Ribeiro fechou a final na quinta colocação.

Pódio Grand Kahuna. Foto: Guilherme Milward.

Pódio Grand Kahuna. Foto: Guilherme Milward.

Sub-18 – Pedro Henrique Barbosa completou uma pancada de backside logo em sua primeira onda na decisão da Junior, recebeu a maior nota da final e manteve a ponta até o término. Com o título da etapa também faturou o ranking de 2022. Gabriel Dantas conseguiu uma boa onda próximo do fim, subiu posições e terminou em segundo. Deryck Hoida Ramos acertou uma boa batida mas ficou precisando da segunda nota e parou em terceiro. Henrique Bandeira voltou a competir e foi o quarto colocado.

Pódio Sub-18. Foto: Guilherme Milward.

Pódio Sub-18. Foto: Guilherme Milward.

Sub-16 – Deryck Hoida começou forte na decisão, trocou de nota e na sua última onda acertou duas boas manobras para sacramentar sua vitória na Mirim. Rafael Oberlander é da nova safra de bons surfistas de Piratininga e nessa etapa garantiu o segundo lugar. Raoni Sampaio melhorou suas notas no final subiu uma posição e foi para terceiro. Pedro Henrique Barbosa saiu da água sentindo as costas e ficou em quarto.

Pódio Sub-16. Foto: Guilherme Milward.

Pódio Sub-16. Foto: Guilherme Milward.

Sub-14 – Depois de dois adiamentos do campeonato de base, a categoria Iniciante foi deslocada do Circuito ASN Nova Geração para o circuito principal. O carioca Petrus Dantas era o líder do ranking, começou bem a bateria e surfou a onda salvadora no minuto final. A nota que ele precisava foi anunciada já na areia e ele comemorou muito depois do anúncio da vitória.

Nathan Hereda fez a maior nota e maior somatório da categoria na semifinal, estava liderando a decisão mas sofreu a virada nos instantes finais da bateria e finalizou em segundo. Rafael Oberlander e João Peixoto são duas promessas da nova geração de Niterói e terminarem, respectivamente, em terceiro e quarto.

Pódio Sub-14. Foto: Guilherme Milward.

Pódio Sub-14. Foto: Guilherme Milward.

Mais um Circuito ASN foi concluído positivamente, com boas ondas em Itacoatiara, em clima de camaradagem entre todos os envolvidos no evento e principalmente distribuindo uma ótima premiação para os atletas. Com isso mais um ciclo se encerra e no ano que vem a ASN continuará forte e ativa, fomentando o esporte na cidade de Niterói.

No dia 30 de dezembro acontecerá, às 18h, na Secretaria de Municipal de Esporte e Lazer, a Assembleia Geral Ordinária que escolherá a nova diretoria e Conselho Deliberativo da ASN. Todos que mantiveram algum vínculo com os eventos deste ano da associação, seja competindo ou trabalhando, estão convidados para comparecer.

O Circuito ASN 2022 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, Puro Suco, Pena, Túnel Crew e Templar Surf House.

Por João José Macedo.