Circuito ASN adiado por falta de ondas

Por João José Macedo

A previsão de falta de ondas para o próximo final de semana, 23 e 24 de maio, forçou o adiamento da primeira etapa do Circuito ASN Compão / Secretaria de Esporte 2015. O campeonato acontecerá em Itacoatiara no final de semana seguinte, nos dias 30 e 31 de maio.

Em consequência do ciclone da semana passada, que trouxe uma grande ondulação de leste para a costa do estado, se formou uma massa de ar que está impedindo a entrada de correntes vindas do sul. A previsão para o sábado é de ondas muito pequenas, e provavelmente no domingo não deverá ter condições tanto em Niterói, quanto em todo litoral sul fluminense.

Já as previsões para a outra semana são animadoras. Uma frente fria trazendo uma ondulação de sudoeste deverá chegar no estado na terça-feira, e os gráficos indicam um auge para quinta-feira, dia 28. O fundo de areia no canto do Pampo está muito raso e atrás da pedra. Existe uma expectativa que com a direção de ondulação certa, boas ondas possam quebrar no outro final de semana.

O surf depende das condições da natureza, e a associação quer colocar as disputas nas melhores condições possíveis, tanto para os atletas competirem, quanto para os espectadores que pretendem acompanhar o campeonato.

As seis categorias oferecidas neste ano serão Open, Master (acima de 35), Junior (Sub-18), Mirim (Sub-16), Iniciante (Sub-14) e Infantil (Sub-12), e todas serão abertas para atletas de outras cidades.

As inscrições custam R$70,00 (setenta reais) e devem ser feitas na TSN, próximo ao Corpo de Bombeiros da Região Oceânica. Surfistas de outras cidades podem fazer pelo telefone diretamente com o presidente Renato Bastos, através dos números (21) 7741-3221, 9-8166-4447, ou 9-8409-3822. Para somar pontos no ranking e ter direito as principais premiações o atleta deverá fazer a filiação e pagar a anuidade no valor de R$30,00 (trinta reais).

A galera local vem treinando bastante para fazer valer o conhecimento nas ondas de Itacoatiara, mas uma das melhores premiações em competições amadoras no Brasil deverá movimentar e atrair muitos bons surfistas de fora da cidade.

O Circuito ASN Compão / Secretaria de Esporte 2015 tem patrocínios das Lanchonetes Compão, Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, Unimed Leste Fluminense, Ulau Manua Resort Mentawai, Avianca, AIT Operadora de Turismo, MR Sport Films, Pena, Hot Buttered, Pousada Itamambuca Casa de Praia, Northwindpro, Hillstone, Todaro, André Cebola Shaper e Pranchas Bou.

Divulgação ASN Biênio 2015/16

www.asn.org.br

www.facebook.com/asn.org.br

 

LaHiMar UFSC / Waves:

http://waves.terra.com.br/surf/ondas/rio-de-janeiro/niteroi/itacoatiara-(pampo)

 

RicoSurf:

http://www.ricosurf.com.br/boletim-das-ondas/rj-niteroi/niteroi-itacoatiara-pampo/

 

SurfGuru:

http://www.surfguru.com.br/previsao/brasil/rio-de-janeiro/niteroi/

 

Marinha do Brasil:

http://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/modelos/ww3-ssd.html

 

INPE:

http://ondas.cptec.inpe.br/mapas.php?regiao=atlantico#

 

INPE Numérico:

http://www.cptec.inpe.br/cidades/prevOceanica/3464

 

WindGuru:

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=263

 

SwellWatch:

http://forecasts.surfingmagazine.com/#place=-27.371767300523032_-43.945313_5_1436_height_none_satellite_-1