Circuito CBS Cyclone 2013 de surfe amador: Campeões de 2013 definidos

Rio de Janeiro vence duas das três etapas, mas não não leva título por equipes

As ondas com mais de 2 m que quebraram no domingo, 24 de novembro, no Canto do Recreio, não intimidaram os competidores da última etapa do Circuito CBS Cyclone 2013 de Surfe Amador – Taça Roberto Valério. Pelo contrário, para alguns foi até motivo de comemoração. Entre as equipes o Ceará levou o título de melhor time do Brasil. Em algumas categorias os campeões ja haviam sido definidos no sábado: Iniciantes, Jonas Marretinha ( PB), Saulo Barros (Open ) e Larissa Santos que fez a mala.

A surfista cearense venceu a etapa, já entrou na água com o título da Feminino Junior garantido, faturou o título da etapa e, de quebra, foi campeã do circuito na Feminino Open. Faltavam o título da Junior e Mirim. Rafael Venuto não deu mole e levou as duas para o Ceará fortalecendo a equipe campeã do circuito.

“Estou muito feliz. Só tenho a agradecer a Deus e aos meus patrocinadores. A galera do Ceará veio empenhada em garantir o título e conseguimos”, vibrou Venuto.

Definida a briga pelos campeonatos nacionais, as atenções se voltaram para as disputas individuais e por equipes – da etapa carioca. E o fato curioso do evento foi que os mesmos competidores da final Junior, formavam a final Open – não deixando dúvidas de que o quarteto se sobressaiu.

Lucas Chumbinho fez dobradinha, faturando a Open e a Junior. Na Open ele deixou Pedro Neves em segundo, seguido por Pedro Ribeiro e finalizando Jonhnny Botelho. Já na Junior, os Pedros se inverteram com Ribeiro em Segundo, e Neves em terceiro. Botelho seguiu em quarto.

“Estou muito feliz de ter conseguido achar boas ondas. Treinei bastante e estou amarradão”, festejou.


E teve mais dobradinha de Chumbinho na final. Dessa vez foi na Mirim e Iniciantes, categorias vencidas, com muita personalidade por João Vitor Chumbinho, que impressionou por sua attitude nas morras do Canto do Recreio.

“Esse tipo de mar me favoreceu. Gosto muito dessas condições, meu surfe se encaixa bem”, comentou ele, confiante, na premiação.

Na Mirim a final teve Rafael Venuto (2), Victor Soares (3), Theo Fresia (4). Entre os Iniciantes o vice campeonato ficou com Daniel Templar, seguido por Jonas Marretinha e Rodrigo Bandeira, em quarto.

Entre as meninas da Feminino Junior Larissa Santos levou a melhor ( etapa e circuito) deixando Kayane Reis em Segundo, seguida por Carol Fernandes e finalizando em quarto Rayssa Fernandes.

Na Feminino Open Kayane Reis venceu, com Carol Fernandes em Segundo, seguida por Karol Ribeiro e Rayssa Fernandes, que teve princípio de hipotermia e preferiu não entrar na água.

A disputa por equipes da etapa foi vencida pela equipe do Rio de Janeiro levou a melhor e comemorou muito. O técnico Leo Neves, dedicou a vitória ao saudoso técnico Caio Monteiro, que Segundo ele foi um de seus incentivadores a trabalhar como técnico.

Vitória polemica – O Ceará levou o título por equipes do Circuito. Porém a vitória é contestada por Abílio Fernandes, presidente de Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro:

“Parabenizo a Equipe Cearense pela conquista do título por equipes, entretanto quero ressaltar que, o Rio de janeiro foi prejudicado por uma decisão da CBS, ratificada pela maioria das Federações, que voltaram atrás e descumpriram a ata de uma assembléia realizada no final de 2012 em Palmares do Sul, RS, que definiu a realização das etapas do circuito de 2013 em uma janela entre os meses de março a novembro. E, contrariando o acordado, foi realizada uma etapa, em janeiro, em Pernambuco da qual nossa equipe não participou. Depois disso, combinamos que teríamos um descarte, ou seja, ainda estávamos no páreo, mas com o cancelamento de uma das quarto etapas, fomos totalmente prejudicados”, lamenta Abilio.

Lixo Zero pela primeira vez no Recreio – A campanha Lixo Zero – que pune com multas pessoas que jogam lixo no chão – compareceu pela primeira vez ao Recreio dos Bandeirantes, com o intuito de multar.

Internet rápida e gratuita – a organização disponibilizou, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, uma van com acesso à internet de alta velocidade, gratuitamente.

A terceira etapa e última do Circuito CBS Cyclone 2013 de Surfe Amador – Taça Roberto Valério, conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio e co-patrocínio da Cyclone . Apoio: Associação de Surf do Canto do Recreio, Recreio Surfe Clube, Guaracamp,Tron , First Glass e Hotel Ramada. Organização: Feserj e CBS.

Outras informações sobre o circuito:http://www.cbsurf.com.br/portal/

Resultados da etapa:

Open

1 – Lucas Chumbinho (RJ)
2 – Pedro Neves (RJ)
3 – Pedro Ribeiro (RJ)
4 – Johnny Botelho (ES)

Junior

1 – Lucas Chumbinho (RJ)
2 – Pedro Ribeiro (RJ)
3 – Pedro Neves (RJ)
4 – Johnny Botelho (ES)

Mirim

1 – João Vitor Chumbinho (RJ)
2 – Rafael Venuto (CE)
3 – Victor Soares (RJ)
4 – Theo Fresia (RJ)

Iniciantes

1 – João Vitor Chumbinho (RJ)
2 – Daniel Templar (RJ)
3 – Jonas Marretinha (PB)
4 – Rodrigo Bandeira (RJ)

Feminino Open

1 – Kayane Reis (RJ)
2 – Carol Fernandes (RJ)
3 – Karol Ribeiro (RJ)
4 – Rayssa Fernandes (PB)

Feminino Junior

1 – Larissa Santos (CE)
2 – Kayane Reis (RJ)
3 – Carol Fernandes (RJ)
4 – Rayssa Fernandes (RJ)

Ranking CBS 2013:

Ranking por equipes:

1 – Ceará – 2700 pontos
2 – Pernambuco – 2385
3 – Paraíba – 2349
4 – Rio de Janeiro – 2000

Open:

1 – Saulo Barros (CE)
2 – Lucas Chumbinho (RJ)
3 – José Francisco (PB)
4 – Tiago Silva (PE)

Junior:

1 – Rafael Venuto (CE)
2 – Israel Junior (RN)
3 – Ivan Silva (PE)
4 – Pedro Neves (RJ)

Mirim:

1 – Rafael Venuto (CE)
2 – Israel Junior (RN)
3 – Rafael Tigrão (CE)
4 – Douglas José (PE)

Iniciantes:

1 – Jonas Marretinha (PB)
2 – Taiwan Chan (BA)
3 – Cauã Nunes (PE)
4 – Kaue Germano (SP)

Feminino Open:

1 – Larissa Santos (CE)
2 – Raissa Fernandes (PB)
3 – Yanca Costa (CE)
4 – Carol Fernandes (RJ)

Feminino Junior:

1 – Larissa Santos (CE)
2 – Raissa Fernandes (PB)
3 – Carol Fernandes (RJ)
4 – Edjane Oliveira (PB)

Fotos: Jorge Porto

Outras informações: 21 9 8832-4140