Circuito Club Social abre no Ceará temporada CBS de Seleções 2014

Primeira etapa da Confederação Brasileira de Surf (CBS) acontece fim de semana em Fortaleza, Ceará

O Circuito de Surf Club Social Sabores +intensos vai abrir a temporada 2014 do Brasileiro de Seleções de surfe chancelado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) já neste sábado e domingo ( 25 e 26) em frente a Guarderia Brasil, na Praia do Futuro, Fortaleza, Ceará, valendo como primeira etapa do Circuito CBS Brasileiro de Surf 2014, que decide os títulos nacionais das categorias de base Iniciante (Sub 14), Mirim (Sub 16), Júnior (Sub 18) e Open (sem limite de idade) estas duas com divisões feminina  e masculina.

Em casa com faixas

No Brasileiro de Seleções da CBS, o Ceará participa da abertura 2014 em casa como atual bicampeão, ferem na mais recente temporada a participação de seu selecionado foi marcada pela mesma regularidade de boas colocações sem vitória, que garantiu um dos dois novos títulos do surfista de sua capital Rafael Venuto.

Venuto, na Sub 18, no qual contra atletas de mais idade o garoto de quinze anos foi sempre finalista, mas sem registrar primeiro lugar em etapa de 2013 como a obtida na largada rumo ao título Sub 16 em que o pernambucano Douglas José foi o melhor na abertura em casa e a seguir Venuto passou a frente vencendo na Bahia antes do carioca João Victor Chumbinho faturar nela e na Sub 14 (Iniciante) á terceira parada com intimidade nas pesadas ondas do Rio de Janeiro.

Após vice na final mirim, quem largou na ponta Júnior ano passado foi o potiguar de Baia Formosa Israel Júnior, mas a seguir nessa Sub 18 viu Venuto passar a frente indo à final da Bahia, vencida pelo paraibano de Baia da Traição Elivelton Santos que estreava no circuito apenas na etapa dois.

Elivelton, que nasceu e mora na reserva indígena do litoral norte paraibano, já garantiu integrar o selecionado da Paraíba no Ceará, na mesma Fortaleza onde, em 2011, fez as finais das três disputas que participou (Sub 16, Sub 18 e Open) na abertura CBS daquele ano, quando não faturou nenhuma delas.

Chamado pela mídia especializada de “índio voador” pelo surf de manobras radicais, e definido – já em 2010- como “um novo Messias Félix” pelo lendário surfista cearense Marcelo “Bibita” Ferro, Elivelton pode disputar a Júnior pelo último ano, e também pode competir na Open, as mesmas que o carioca Lucas Chumbinho faturou na etapa final do Rio de Janeiro enquanto a também menina  do Rio Carol Fernandes conquistara na etapa anterior  em que o menos novo dos irmãos Chumbinho já garantira segundo lugar como primeira participação do selecionado fluminense.

Saulo Barros

Antes de Lucas vencer a última final Open do Brasileiro CBS 2013, dois haviam feito o mesmo: na largada à vitória em casa foi de Thalís Luiz na pernambucana Maracaípe enquanto a seguir o cearense Saulo Barros assumiu folgada ponta ao emendar terceiro com primeiro e apenas precisar estrear nas ondas da Cidade do Rio para antecipar o título Open (Sem limite de idade) no último sábado do CBS brasileiro de seleções de 2013.

Júnior e Open também serão disputadas no Feminino com uma única atleta- também do Ceará- defendendo os dois títulos: Larissa dos Santos, de apenas quinze anos que na Júnior Sub 18 se sagrou é a atual bicampeã nacional a exemplo do seu estado, para alegria em especial do técnico Hélio Bacana, que na segunda conquista teve de “se virar nos sete” por não contar na seleção alencarina com um oitavo pontuador, o da importante Sub 14, justamente a da mesma Iniciante que um ano antes foi à primeira conquista de Rafael Venuto na CBS.

O campeão Sub 14 da temporada passada foi o paraibano Jonas Pereira, o Marretinha, vencedor das duas primeiras etapas e a seguir terceiro nas pesadas condições do Rio de Janeiro, onde Larissa ao vencer novamente entre as juniores igualou ás duas vitórias em mesma categoria que só possuía o pequeno Jonas, que nela foi superado por Daniel Templar, vice, e pelo também carioca João Victor Chumbinho na etapa final em que Kayane Reis, conterrânea deles, venceu á última final Open Feminina da CBS em 2013, todos nomes aguardados no Ceará este fim de semana.

Vaga nos Mundiais ISA

O Ceará na Praia do Futuro, Fortaleza, com o Circuito de Surf Club Social 2014 dará a largada do CBS Brasileiro de Seleções rumo a definir os principais candidatos ás vagas exclusivas da Confederação Brasileira de Surf (CBS) em mundiais da International Surfing Association (ISA). Na etapa do Circuito de Surf Club Social a disputa mais imediata será por chances de vestir a camisa canarinha no time verde-amarelo que vai representar o país no ISA World Júnior 2014, disputado não só Sub-18 mas, igualmente com disputas  masculinas e femininas, na Sub-16, no Brasil denominada Mirim, pequeno em tupi-guarani.

Circuito de Surf Club Social Sabores +intensos abertura do CBS de Seleções de Surf tem patrocínio Club Social Sabores +Intensos com Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Rotator, Coops Surfboards, Teccel, Guarderia Brasil e Jet Surf, realização com homologação Confederação Brasileira, Associação Nordestina e Federação Cearense de Surf.

Jet Surf

Uma atração extra no Circuito Club Social Surf Sabores + será a exibição por pequeno mais habilitados praticantes da novidade Jet surf, definido como “uma mistura a serviço do surfe da tecnologia da Formula 1 com os motores compactos e potentes do aeromodelismo, podendo chegar a velocidade de sessenta quilômetros pesando quinze quilos com motor de cem cilindradas e propulsão hidrojato. Fácil de levar o jet surf com três litros de gasolina garante uma autonomia de  hora e meia em média e pode ser usado sem ou com ondas, não necessitando de vento ou de ser rebocado por moto aquática.”

Vários pilotos estrangeiros da Formula 1 já o praticam mas da exibição em Fortaleza participam Augusto Hughes, Luciano Raposo, Antônio Júnior, Juan Camaano e Leonardo Nesdeba.

Inscrições limitadas

Em seu site cbsurf.com.br, a Confederação Brasileira de Surf (CBS) voltou a alertar suas filiadas para a necessidade de inscrição antecipada e acréscimo de vinte por cento no valor delas a partir da sexta-feira (24), se ainda existir alguma vaga neste dia.

“Os competidores melhores ranqueados da CBS terão prioridade de vagas em seleções para Mundiais esse ano, a exemplo do Mundial Júnior e do ISA Games, conhecido como “Olimpíadas do Surf” e que em 2014 terá edição especial em comemoração ao cinqüentenário da International Surfing Association (ISA).

“As inscrições feitas até dia 23 de janeiro, se nesta data ainda houver vaga, custam R$100,00 (Cem reais), aumentando vinte por cento no dia seguinte caso não tenham sido preenchidas totalmente. Após o depósito em nome da CBS, enviar cópia do comprovante   do depósito na conta bancária da entidade no Bradesco (237) – agência 1172-0 e conta corrente número 23125-8 da Confederação Brasileira de Surf / CNPJ: 02.995.720/0001-60.

Dados para depósito

Banco Bradesco

Agência: 1172-0

Conta corrente: 23125-8

Favorecido: Confederação Brasileira de Surf

CNPJ: 02295720 0001-60

 

Resultados CBS 2013

 

Seleções (Seis primeiras)

1º Ceará 2700

2º Pernambuco 2385

3ª Paraíba 2349

4º Rio de Janeiro 2000

5º Rio Grande do Norte 1975

6º Bahia 1944

 

Júnior Feminina

Campeã 2013 Larissa Santos CE 2900 Vice Rayssa Fernandes PB 2195

 

Júnior

Campeão 2013 Rafael Venuto CE 2160 Vice Israel Júnior RN 2086

 

Mirim

Campeão 2013 Rafael Venuto CE 2 556 Vice Israel Júnior RN 2241

 

Iniciante

Campeão 2013 Jonas Rodrigues Marretinha PB 2810 Vice Taiwan Chan BA 2097

 

Open

Campeão 2013 Saulo Barros CE 2 341 Vice Lucas Chumbinho RJ 1900

 

Open Feminina

Campeã 2013 Larissa Santos CE 2556 pontos Vice Rayssa Fernandes PB 2175