Circuito Masters do Rio – Domingo de campeões na Prainha

Atletas masters competem no Santuário do Surf Carioca e definem os campeões da temporada no Rio de Janeiro.

Sergio Noronha - Rio Cidade do Surf, etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Sergio Noronha – Rio Cidade do Surf, etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Não foi só a garotada que participou da etapa da Prainha do projeto Rio Cidade do Surf. No fim de semana (9 e 10) os masters foram pra água em ondas poderosas no Santuário do Surf Carioca e cinco campeões foram conhecidos no domingo. As disputas rolaram em ondas que passaram de 1,5 metro em algumas séries, com vento Sul (maral) colocando um tempero extra e apimentado às disputas.

O melhor surfista da etapa na categoria Master foi Leandro Bastos. O atleta, que ainda compete profissionalmente e que é coach de surfe, chegou no critério excelente em três ondas na categoria (8.50, 8.35 e 8.25), duas delas destruídas na final. Leandrinho começou o show aos 4 dos 20 minutos da final. Ele entrou numa direita, executou uma rasgada e fez um forte ataque à junção (8.35). Leandro voltou a atuar de frontside cinco minutos depois, novamente rasgou e destruiu a junção para abrir larga vantagem no placar com 8.25 pontos.

Leandro Bastos - Rio Cidade do Surf, etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Leandro Bastos – Rio Cidade do Surf, etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

A briga pela segunda posição ficou entre Angelino Santos, Erik Petric e Messias Dantas. Erik, que precisava da vitória para ser o campeão estadual da categoria, saiu do terceiro para o segundo lugar perto do minuto final, após bater, rasgar e voltar a acertar o lip da Prainha. Angelino caiu para o terceiro lugar e não teve tempo de reagir. Messias terminou na quarta posição.

Quem também comemorou a vitória de Leandrinho foi Floriano Pinheiro, que caiu na semifinal na etapa da Prainha, porém vinha de vitória em Grumari e garantiu o troféu de melhor da categoria em 2023. Erik ficou em segundo no ranking, Rafael Brasiliense em terceiro e Flavio Costa em quarto.

Floriano Pinheiro - Rio Cidade do Surf, etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Floriano Pinheiro – Rio Cidade do Surf, etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Grand Master – Erik Petric também chegou perto do título estadual na Grand Master, porém foi derrotado na semifinal. Com a classificação de Salvador Lamas para a decisão, Erik saiu da disputa do caneco.

Sergio Fernandes começou melhor a decisão. O surfista entrou por baixo de uma junção, de backside, para largar com 5.25 pontos. Aos cinco minutos foi a vez de Angelino Santos partir para a briga. Com uma atuação de frontside, que teve batida numa junção espumada da Prainha, ele conquistou 6.00 pontos.

Campeão da etapa de Grumari, Salvador pegou sua primeira onda na final quando restavam seis minutos. O surfista entrou numa direita, bateu de forma vertical e atacou uma junção espumada. A nota 6.50 pontos o colocou na briga. Quem também surfou na mesma série foi Sergio. Ele bateu forte de backside, anotou 4.25 e abriu vantagem na primeira posição.

Angelino deu o troco logo na sequência, com uma direita que teve uma rasgada alongada e uma forte batida na junção. A atuação valeu 6.10 pontos e a liderança. Em terceiro lugar, Salvador precisava de 5.60 para vencer. Ele surfou quando restavam dois minutos e acertou uma pancada. Os juízes avaliaram a performance, a nota foi 4.85 e ele terminou a etapa em segundo lugar, resultado que confirmou seu posto de número 1 na temporada na categoria Grand-Master. O campeão da etapa foi Angelino Santos, com Sergio Fernandes em terceiro e Flavio Costa em quarto.

Erik Petric ficou em segundo lugar na lista dos melhores da categoria em 2023, Alan Toledo em terceiro e Flavio Costa em quarto.

Salvador Lamas e Angelino Santos. Foto: Nelson Veiga.

Salvador Lamas e Angelino Santos. Foto: Nelson Veiga.

Kahuna – O bicho pegou também na categoria Kahuna. O campeão da etapa de Grumari, Alan Toledo, abriu a decisão com 4.40 pontos. Salvador Lamas colocou 4.00 no placar e aos quatro minutos Cristiano Silva rasgou e bateu forte de backside para anotar 6.00.

Alan voltou pra liderança na metade da bateria, após domar e atacar uma onda espumada pra esquerda que valeu 4.30 pontos. Salvador se manteve no jogo depois que acertou o lip de uma direita e marcou 5.40, mas na sequência Cristiano deu um duro golpe nos adversários ao colocar mais 6.60 no somatório.

Fim dos 20 minutos e a vitória na Prainha também valeu o título estadual para Cristiano Silva. Alan Toledo terminou a disputa em terceiro lugar e foi o vice-campeão da temporada. Segundo na Prainha, Salvador ficou em terceiro na lista dos melhores e Fabiano Passos terminou em quarto na competição e na temporada.

Cristiano Silva - Rio Cidade do Surf, etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Cristiano Silva – Rio Cidade do Surf, etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Grand Kahuna – Quem levou a melhor na Grand Kahuna foi Bruno Brocá. A virada aconteceu no último segundo. O líder naquele momento era João Paulo Veiga, que na sua melhor apresentação atacou uma direita de backside e anotou 4.75 pontos. O título na etapa também valeria o caneco estadual para João.

Brocá chegou perto do fim tendo como melhor nota 4.00 pontos, conquistados numa esquerda. Ele precisava de 3.36 para ser o campeão na Prainha. Sergio Noronha deu um gás e subiu de último para o segundo lugar. Ele ficou na necessidade de 4.00 para ser o vencedor. Quem também estava na briga e entrou no minuto final na prioridade foi Artur Gama. Ele tinha a maior nota da disputa (5.00) e precisava de 2.50 para faturar o troféu de campeão.

Brocá chegou nos instantes finais com a segunda prioridade. Ele remou numa onda e ficou em pé quando restava um segundo para o término da disputa. O surfista foi novamente para a esquerda, executou uma rasgada, duas escaladas e ainda achou uma junção e outro espaço para uma batida, já no inside. O surfista conquistou 3.50 pontos e ficou com o título da etapa. Como João Paulo Veiga ficou em segundo lugar e Artur Gama em quarto, os dois ficaram empatados no ranking e a disputa foi decidida numa nova bateria entre os dois.

O duelo entre eles teve 15 minutos. Dessa vez quem teve melhor sintonia com o mar foi Artur Gama. O surfista pegou três ondas e venceu com as notas 4.75 e 3.70 pontos, contra apenas uma de João Paulo Veiga (1.50). Fim de evento e Artur ficou com o troféu de melhor surfista da categoria Grand Kahuna. João Paulo foi o vice-campeão. Com a vitória no evento Bruno Brocá subiu para o terceiro lugar no ranking, e Sergio Noronha, terceiro na competição, finalizou o ano como o quarto melhor surfista da categoria.

Pódio da categoria Grand Kahuna - etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Pódio da categoria Grand Kahuna – etapa da Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Legends – A final da categoria Legends teve início com os atletas ativos, porém sem conquistarem notas expressivas. Sergio Noronha começou a entrar em sintonia com o mar na decisão aos seis minutos. Numa atuação de backside numa esquerda, Sergio bateu forte a partiu para junção, porém caiu na base da onda. A atuação valeu 5.00 pontos.

Marco Lopes assumiu a liderança aos 12 minutos. O surfista de base regular entrou numa direita e marcou 4.00 pontos. Porém, Sergio deu a resposta menos de um minuto depois. Ele bateu reto de backside, conquistou a nota 4.75 e assumiu a primeira posição. Marco tentou voltou pro topo quando restavam três minutos. Ele executou uma potente batida de backside. Ele precisava de 7.60 para vencer e conquistou 6.85 para pegar o segundo lugar.

Sergio Noronha, que foi o campeão na prova de Grumari, voltou a comemorar na Prainha, mas dessa vez também pegou o troféu de melhor de 2023. Alfredo Simon ficou em segundo no evento e na temporada. Marco Lopes (3º) e Rodolfo Lima (4º) completaram o pódio no Santuário do Surf Carioca.

Rio Cidade do Surf – Prainha

Master

1 Leandro Bastos 16.60
2 Erick Petric 7.85
3 Angelino Santos 7.75
4 Messias Dantas 4.75

Grand Master

1 Angelino Santos 12.10
2 Salvador Lamas 11.35
3 Sergio Fernandes 9.50
4 Flavio Costa 2.15

Kahuna

1 Cristiano Silva 12.60
2 Salvador Lamas 11.00
3 Alan Toledo 8.70
4 Fabiano Passos 4.50

Grand Kahuna

1 Bruno Broca 7.50
2 João Paulo Veiga 7.35
3 Sergio Noronha 6.90
4 Artur Gama 5.00

Legends

1 Sergio Noronha 9.75
2 Alfredo Simon 9.00
3 Marco Lopes 8.00
4 Rodolfo Lima 5.50

Ranking Final

Master

1 Floriano Pinheiro 1.555
2 Erik Petric 1.360 *
3 Rafael Brasiliense 1.360 *
4 Flavio Costa 1.340
(*) Desempate pelo ranking 2022

Grand Master

1 Salvador Lamas 1.860
2 Erik Petric 1.220
3 Alan Toledo 1.180
4 Flavio Costa 1.120

Kahuna

1 Cristiano Silva 1.860
2 Alan Toledo 1.730
3 Salvador Lamas 1.590
4 Fabiano Passos 1.340

Grand Kahuna

1 Artur Gama 1.530 *
2 João Paulo Veiga 1.530 *
3 Bruno Brocá 1.500
4 Sergio Noronha 1.460
(*) Desempate pelo “SURF-OFF”

Legends

1 Sergio Noronha 2.000
2 Alfredo Simon 1.590
3 Claudio Carvalho 1.470

Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, e com copatrocínio da Garytos e da Tyr Energia, o Rio Cidade do Surf 2023 – Prainha é uma realização da FESERJ – Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro com suporte da ASAP – Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha.

O evento conta ainda com o apoio da Keahana, Monster Energy, Quiosque To na Onda, SurfView, Thiago França Surfboards, Oneway Boards, e restaurante Mirante da Prainha. Apoio institucional da SUDERJ e divulgação do Waves.

Evento: Rio Cidade do Surf 2023
Terceira etapa do Circuito Estadual de Surf Júnior do Rio de Janeiro 2023 e etapa final do Circuito Estadual de Surf Master do Rio de Janeiro 2023

Data: 8 a 10 de dezembro de 2023

Local: Prainha (Cidade do Rio)

Patrocínio Master: Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL

Co-patrocínio: Garytos | Tyr Energia

Apoio: Keahana | Monster Energy | Quiosque To na Onda | SurfView | Thiago França Surfboards | OneWay Boards | Mirante da Prainha

Realização: FESERJ – Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro

Suporte: ASAP – Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha

Apoio Institucional: SUDERJ

Apoio de Mídia: WAVES

Foto do cartaz: Luiz Blanco