Confira o vídeo completo do Circuito AdaptSurf 2016

Cinegrafista Gabriel Alho registrou a competição, que aconteceu na Praia do Leblon, no início do mês

No final de semana dos dias 8 e 9 de outubro, o badalado Posto 11 da Praia do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, recebeu a primeira etapa do Circuito AdaptSurf 2016, idealizado pela ONG ADAPTSURF em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, FESERJ e com apoio da cerveja Praya e Geka. O cenário foi completamente adaptado para surfistas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, com cadeiras anfíbias e voluntários dentro e fora d´água. O evento foi o maior sucesso e o cinegrafista Gabriel Alho registrou os dois dias de provas.

Para assistir ao vídeo na íntegra, clique aqui.

O CIRCUITO ADAPTSURF 2016 tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, apoio da Cerveja Praya e Geka. Realização ONG ADAPTSURF e homologado pela FESERJ.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro inicia parceria com associações de surf para fomento da modalidade
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro tem o papel, neste projeto de parceria com as associações de surf, de promover maior capacidade de infraestrutura nos eventos amadores, fortalecendo ainda mais as categorias de base do esporte.

SOBRE A ADAPTSURF
A ONG ADAPTSURF é uma entidade sem fins lucrativos, que promove a inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza. Sua proposta é desenvolver e divulgar o surf adaptado para pessoas com deficiência, lutar pela preservação da Natureza e por melhorias na acessibilidade das praias. A ONG acredita que o surf pode ser uma excelente ferramenta nas questões sociais, culturais e ambientais por se tratar de um esporte saudável, democrático e de interação total com a Natureza. O surf adaptado tem se mostrado um excelente aliado na reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência, além de seus benefícios físicos e mentais, é capaz de proporcionar momentos de conquistas e desafios. A modalidade encontra-se em desenvolvimento, ainda sem muita divulgação, no entanto já possui adeptos no mundo todo.

SOBRE O PROJETO ACESSIBILIDADE DAS PRAIAS
Iniciado em 2007, o Projeto Acessibilidade das Praias tem como objetivo discutir, divulgar, promover e viabilizar a acessibilidade das praias. A ONG ADAPTSURF desenvolve estudos urbanísticos e ambientais sobre as condições dos acessos das praias e entorno, analisando principalmente o acesso à faixa de areia e ao mar pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Em 2008, o Projeto atingiu o seu principal objetivo que era conscientizar a população e, principalmente, os órgãos públicos sobre a importância da acessibilidade das praias para garantir o acesso ao lazer e ao esporte praticado pelas pessoas com deficiência no ambiente natural da praia.
Pioneira nas questões de acessibilidade das praias, a ADAPTSURF foi a primeira a oferecer gratuitamente atividades de esporte e lazer adaptados, utilizando a cadeira anfíbia e a esteira Mobi-Mat para promover o acesso. O modelo de Praia Acessível foi resultado de estudos realizados em praias do mundo todo, através dos exemplos positivos encontrados na Califórnia, Havaí, Austrália, Espanha e no projeto desenvolvido em Portugal, desde 2004, chamado de “Praia Acessível, Praia para Todos”. O Projeto repercutiu de forma positiva entre as entidades ligadas às pessoas com deficiência, gerando o interesse em formar parcerias para adaptar e estender o Projeto para outras regiões do Brasil. Recebemos o contato de pessoas da Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e São Paulo. Os hotéis da orla também demonstraram interesse em contratar os nossos serviços de consultoria em acessibilidade de praias.

URBA.NA.MENTE
Assessoria de Imprensa CIRCUITO ADAPTSURF 2016
comunicacao@urbanamente.com.br
Raiana Monteiro
+55 (21) 98022 0605