Conheça o pico de Ponta Negra (Maricá) – Palco principal do Estadual de Surf do Rio de Janeiro

Ponta Negra é um distrito do município de Maricá, que se localiza na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro (distante aproximadamente 60 km da Cidade do Rio – pouco mais de 1 hora de carro) e que recentemente ficou muito falado no meio do surfe devido a um projeto de recife artificial para formar ondas perfeitas. Atualmente o processo licitatório para construção da estrutura está em sua fase final, e as previsões mais otimistas indicam que já no segundo semestre do ano que vem poderemos ter uma nova meca do surf brasileiro.

Mas, se de fato acontecer, o recife artificial não será o único pico de surf em Maricá. Situada pouco mais de 10 km a leste do local previsto para instalação da estrutura está Ponta Negra, que na próxima quinta-feira (26) será o palco principal da etapa de abertura do Circuito Carioca de Surf Profissional e também do Carioca Amador no fim de semana, com previsão de sol e altas ondas no balneário.

 

Veja tudo sobre o evento MARICÁ SURF PRO/AM 2018

 

Extremo leste (ou canto esquerdo) de uma praia com mais de 30 km de extensão, Ponta Negra tem uma dinâmica costeira parecida com a da Praia do Arpoador, no Rio.

Parcialmente abrigado pelo costão de pedras das ondulações em torno de leste (ESE/ENE), o pico recebe de frente as ondulações com direção em torno de Sul (S), sendo a formação do fundo de areia determinante para a qualidade das ondas. E, justamente por isso, o campeonato foi marcado em pleno inverno no Rio de Janeiro.

As grandes ondulações de sudoeste (SW), mais frequentes nesta época do ano, geram uma forte corrente litorânea ao longo da praia, varrendo tudo da direita para a esquerda e desviando em direção a mar aberto ao encontrar o enroncamento de pedras que fica na embocadura do canal que liga a lagoa costeira ao mar em Ponta Negra.

Como resultado, o sedimento carreado pela corrente é depositado lá fora formando um banco de areia propício para a formação de ondas de qualidade para o surf na virada da ondulação para os quadrantes sul e sudeste (S/SE). E foi exatamente isso o que aconteceu nas ressacas dos meses de junho e julho deste ano.

Com um banco de areia já bem formado no outside, ondulações pequenas e médias de S/SE são capazes de proporcionar ondas muito divertidas, com uma direita mais cheia quebrando em direção ao canal e uma esquerda mais cavada em direção à praia.

 

Imagem: Ilustração da dinâmica costeira em Ponta Negra. As grandes ondulações de sudoeste (SW) geram uma corrente litorânea responsável por transportar sedimentos (pontos vermelhos) ao longo da praia e formar um banco de areia próximo ao enroncamento do canal de PN (fonte: FESERJ).

 

Imagem: O pico de Ponta Negra recebe de frente as ondulações de direção S, sendo bem exposto a ondulações de SW a SE, e parcialmente abrigado das ondulações de ESE/E (fonte: FESERJ).

 

Quando as ondas de S/SE ultrapassam “1,5 m+” de altura, uma primeira arrebentação pode ocorrer sobre uma laje mais no fundo, com a esquerda emendando até o banco de areia. Nessas condições, muitos surfistas aproveitam a tranquilidade das águas do canal para entrar no mar por ali (há uma descida fácil para dentro do canal).

Em relação aos ventos, sendo o canto esquerdo de uma praia virada para sul, as direções ideais para Ponta Negra variam de NW a E (NW, N, NE, E).

E as previsões atuais indicam boas condições de surf para o campeonato, com ondas divertidas e tempo bom.

 

Veja a previsão completa para o campeonato

 

Imagem: Ponta Negra na semana passada (19/07), quando uma pequena ondulação de S proporcionou ondas divertidas no banco de areia formado neste inverno (fonte: FESERJ).

 

Imagem: Ponta Negra em um dia com ondas quebrando na laje do outside (fonte: Associação de Surf e Bodyboard de Ponta Negra – ASBPN).

 

Onde ficar em Ponta Negra (Maricá)

O Casa & Mar, que está apoiando o evento, está oferecendo um desconto de 10% para os atletas nesta temporada (O código promocional para os atletas é: CAMPSURF2018).

duas opções de estadia, uma mais em conta, o “Casa&Mar Colonial”, e outra mais sofisticada, o “Casa&Mar Hotel”, ambas ideais para quem quer aproveitar para curtir o último fim de semana das férias de julho com a família. Tanto o Hotel como o Colonial oferecem acomodações de excelente qualidade, com amenidades em comum: piscina com borda infinita, restaurante, american bar, academia, spa, quartos vista mar, wifi, estacionamento.

Mais informações: www.casaemar.com ou @casaemar

 

Outra opção de estadia que estamos recomendando é a Pousada Segundo Sol, que também está com um preço especial para os atletas do nosso evento.

Mais informações: (21) 97359-4833 | https://goo.gl/36WCPS

 

Turismo em Ponta Negra (Maricá)

A região é um importante balneário da cidade de Maricá. Além das praias oceânicas com areia fina, o bairro possui um canal de águas banháveis, que foi aberto na década de 1950. Há também a Lagoa de Guarapina, o farol de Ponta Negra e áreas propícias ao mergulho, com águas claras próximo ao farol.

A praia da Sacristia é um dos pontos mais visitados por turistas e visitantes que procuram tranquilidade, já que a praia não possui quiosques e é desabitada. Ela fica na divisa de Ponta Negra e Jaconé e tem acesso por uma trilha, sendo perigoso para idosos.

 

Mais informações turísticas:

https://www.marica.rj.gov.br/principais-pontos-turisticos/

https://www.facebook.com/pontanegramarica/

 

MARICÁ SURF PRO/AM 2018 é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ com patrocínio da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Apoio de BENTLEY SPORT WEAR, CASA & MAR WELLNESS HOTEL AND SPA e CASA & MAR COLONIAL.

Apoio de mídia do SURFLAND, programa semanal transmitido pelo SBT Rio que está levando todas as notícias do nosso circuito aos lares de milhões de telespectadores na televisão aberta. Não perca o Surfland, todos os sábados, às 13 horas, no canal SBT Rio.

Apoio institucionalAssociação de Surf e Bodyboard de Ponta Negra (ASBPN) e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).