Daniel Templar é campeão em Itacoatiara
O Circuito ASN Cyclone Nova Geração de Surf 2014 foi concluído no dia 28 de setembro com chave-de-ouro na praia de Itacoatiara. As previsões se confirmaram e os atletas puderam competir em boas condições.
O mar amanheceu com ondas de meio metro e foi ganhando força ao longo do dia. Após o meio dia a ondulação virou para sudoeste e triângulos de um metrão quebravam fortes e bem alinhados no canto do Pampo.
Além da participação dos principais atletas de até 14 anos do Estado do Rio de Janeiro, a decisão da ASN contou com a presença dos irmãos Rodrigo e Isabela Saldanha, primos do Gabriel Medina que vieram de Maresias, e da promessa do surf catarinense, Yan Söndahl.
O destaque do evento foi o saquaremense Daniel Templar. Ele apresentou um repertório de manobras fortes e modernas durante todo evento. Faturou o título da etapa na sua categoria e o vice entre surfistas de até 14 anos, além de se tornar campeão dos rankings na Infantil e Iniciante.
Na final da Sub-14, o carioca Vitor Ferreira, líder do Circuito Brasileiro, aplicou duas fortes batidas em uma esquerda em direção a pedra e venceu a etapa. Daniel Templar tinha uma boa onda, mas precisou da outra nota e terminou em segundo. Com essa posição ele se sagrou o campeão do circuito. O niteroiense Danilo de Souza usou suas fortes rasgadas e ficou em terceiro. Bernardo Ribeiro de Arraial do Cabo também disputava o topo do ranking, mas não encontrou ondas de qualidade e terminou em quarto na etapa e em segundo no circuito.
A disputa da Infantil entre Daniel Templar e Valentino Belga foi uma das mais equilibradas. Melhor para o representante do Maracanã do Surf, que mostrou disposição nas fortes ondas de Itacoá e faturou o título da etapa e do ano. Um dos maiores expoentes da nova geração do esporte na cidade, Valente surfou uma direita da série e aplicou três manobras, mas não conseguiu reverter a situação. Kauai Marinho, mais um representante de Saquá, foi o terceiro, e o catarinense Yan Söndahl ficou em quarto.
Mas entre atletas de até 10 anos, o jovem surfista de São Francisco do Sul não perdeu a viagem e foi o campeão da etapa. O paulista Rodrigo Saldanha fez bonito nas ondas do Pampo e terminou em segundo. Morador do Forte do Imbuí, Caio Knappi representou muito bem Niterói em uma bateria de nível nacional. Ficou em terceiro na etapa e permaneceu na primeira posição do ranking. Diego Templar, que ilustrou a programação visual do circuito, terminou em quarto.
Hoje em dia os surfistas levam o esporte a sério cada vez mais cedo. Sabendo disso a ASN é a única que oferece o circuito para a categoria Pré-Petit. Rafael Lutfy encontrou boas direitas e garantiu a segunda vitória do dia para Saquarema em Itacoatiara. Pedro Henrique, filho do dono da Organics, marca de acessórios que apoia a nova geração, ficou em segundo na etapa e terminou em primeiro no circuito.
A criação da categoria Escolinha cumpriu seu objetivo e atraiu diversos iniciantes do esporte para o clima das competições. Muitos que começaram a surfar recentemente já demonstraram evolução desde a primeira parada do ano. Brian Pacheco, filho do veterano Ricardo “Go Big”, é um deles. Ele venceu a etapa e o circuito de 2014. Igor Queiroz demonstra que tem disposição e chegou ao segundo lugar. Vitor Fraga, filho do vice-presidente da ASN, terminou em terceiro. Sandor Belga levava uma ligeira vantagem na pontuação do ranking antes da final. Ainda surfou uma boa direita, mas não conseguiu outra nota e terminou em quarto.
Na Escolinha Feminino Duda Mergulhão, treinada pela HSB, conquistou sua primeira vitória e de quebra também foi a primeira campeã do circuito da ASN nesta categoria. Luiza Repsold chegou em segundo logo na sua estreia. Carol Bonelli é uma das revelações do surf feminino no Estado. Era a favorita, mas não encontrou boas ondas e terminou em terceiro. Camila Costa também estreou na ASN, avançou para final e ficou em quarto.
Após o término da competição todos estavam felizes com o desfecho do circuito, e os familiares orgulhosos pelo desempenho da garotada. Richard Saldanha, pai do Rodrigo e irmão do Charles Medina, ressaltou a importância desse evento na formação das categorias de base e do clima de amizade entre os envolvidos. “Independente de ganhar ou não ganhar, ficar em primeiro ou segundo, tudo isso pra mim e para os nossos filhos não interessa. O que interessa é a gente fazer essa confraternização com a molecada nova. A gente vem aqui e sempre faz amigos, então isso é o que vale do campeonato para a gente. A gente gosta de vir para o Rio por causa disso.”
Para quem trabalha na ASN é muito satisfatório receber o reconhecimento de tanta gente que vem de longe para competir em Itacoatiara.
Parabéns para os organizadores, atletas, pais, mães e todos que contribuíram para o sucesso de mais um evento da Associação de Surfe de Niterói. O ranking completo de todas as categorias pode ser consultado no site da entidade (www.asn.org.br/2014-2/).
O calendário de campeonatos neste ano será concluído nos dias 18 e 19 de outubro com a realização da terceira etapa do circuito principal, que terá uma novidade, também contará como segunda etapa do Circuito Estadual Pós-14.
O Circuito ASN Cyclone Nova Geração de Surf 2014 tem patrocínios da Cyclone, Secretaria Municipal de Esporte a Lazer, Compão, Organics, Todaro, TSN e Pranchas BOU.
Por João José Macedo
Fotos: Beg Rosemberg
Divulgação ASN Biênio 2013/14