Daniel Templar é campeão

Saquaremense Daniel Templar conquista pela primeira vez o título estadual do Rio, na etapa da Praia da Macumba do projeto Rio Cidade do Surf.

Daniel Templar, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Daniel Templar, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Os troféus dos melhores das categorias profissionais da FESERJ – Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro em 2023 foram para Saquarema. Taís Almeida comemorou o título na quinta-feira (21) e nesta sexta-feira (22) foi a vez de Daniel Templar. Dia teve ainda outros cinco campeões, como Aysha Ratto que ficou em primeiro em duas finais, e Pablo Paulino, bicampeão mundial Pro Junior que voltou a morar no Rio no início do ano com 105 kg, tem trabalhado duro e está retomando a carreira.

Clique aqui para ver os resultados

O segundo e penúltimo dia da etapa do projeto Rio Cidade do Surf – Praia da Macumba, válida pelo circuito estadual da FESERJ, teve altas ondas. As direitas e esquerdas ficaram lisas e chegaram a 1,5 metro. As séries ficaram constantes durante quase todo o dia.

O primeiro título estadual de Daniel Templar foi conquistado com muita emoção. Ele e Pedro Neves brigavam pelo troféu e os dois competiram no mesmo duelo válido pela semifinal. O eliminado na disputa seria o vice da temporada. Daniel largou com 7.50 pontos, mas sofreu a virada de Valentin Neves. Pedro chegou nos segundos finais na necessidade de uma nota no critério excelente (8.35). Ele achou uma direita da série e chegou a decolar. O duelo terminou e todos ficaram na areia esperando o resultado. A nota 6.00 não foi suficiente e Daniel comemorou o título ao lado dos amigos de Saquarema.

“Emoção gigantesca! Levar esse título para Saquarema. Primeira vez campeão profissional carioca. Quero agradecer a todo mundo da equipe do CTS Saquarema por toda força, ao Arthur Máximo (coach) que tá na praia o dia inteiro ajudando a galera de Saquarema. É isso aí! Agora vamos pra final! To amarradão de ser campeão e bora pra cima”, disse Daniel.

Daniel Templar, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Daniel Templar, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

A final foi muito equilibrada. Daniel fez suas duas melhores apresentações em suas duas ondas iniciais (5.90 e 5.35). Pablo Paulino abriu com 6.40 pontos e viu Valentin Neves crescer na bateria e assumir a primeira posição. Pablo chegou nos três minutos finais em quarto lugar e na necessidade de 5.86 para ser o campeão. Naquele momento ele surfou uma esquerda, executou uma rasgada alongada, depois bateu, fez um cutback, acertou mais duas pancadas e comemorou a atuação.

A final terminou e a torcida na praia ficou tensa, até que o resultado saiu e a nota 6.05 pontos valeu a virada e o título para Pablo Paulino. “Inacreditável o que está acontecendo na minha vida! Eu trouxe minha família pro Rio no começo do ano, em janeiro. Então estou muito feliz! Cheguei aqui com 105 kg! Uma prova que eu estou no gás, estou querendo meu espaço de novo, estou batalhando todo dia na academia, surfando, treinando… Quero agradecer as pessoas que sempre confiaram em mim, que continuam acreditando! Estou muito feliz, graças a Deus! Olha, estamos no pódio! Consegui ganhar, galera, o primeiro de muitos, se Deus quiser! Vamos com força total para 2024!”, falou Pablo na emoção da vitória.

Pablo Paulino, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Pablo Paulino, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Três vitórias pra Búzios – Na categoria Profissional Feminina quem levou a melhor foi Aysha Ratto. A buziana havia vencido a final da Sub 18 Feminina poucos minutos antes da decisão da Profissional e se deu bem mais uma vez. A surfista marcou as notas 6.00 e 5.00 pontos. Taís de Almeida, campeã da temporada, foi a vice, Larissa dos Santos, autora da maior nota da disputa (6.25) terminou em terceiro lugar e Sarah Ozário competou o pódio (4ª).

“Estou muito feliz! Só Deus sabe o que eu passei esse ano junto com minha família e com meu treinador Rafael. Toda honra e toda glória seja pra Ele sempre. Encerrando o ano bem. Tive uma vitória na Sub 18 e agora na Profissional. Estou muito feliz e só tenho que agradecer a Deus, a galera de Búzios.. Vamos pra cima! Tem muito por vir e bora!”, comentou Aysha logo após a final.

Aysha Ratto, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Aysha Ratto, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Sunny também leva troféu pra Búzios – O outro buziano a comemorar na Praia da Macumba foi Sunny Pires. O atleta foi semifinalista na categoria profissional e na decisão da Sub 18 Masculina não deu chances para os adversários. Sunny marcou 7.15 e depois 8.25 pontos numa atuação de frontside na direita da Macumba. Nathan Hereda (2º), Rickson Falcão (3º) e Fabrício de Jesus (4º) completaram o pódio.

Sunny Pires, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Sunny Pires, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Pablo Gabriel fez suas melhores apresentações na etapa na final da Sub 16 Masculina e levou o troféu de campeão para Cabo Frio. Já Sarah Ozório, campeã da temporada nas categorias Sub 18 e Sub 16 Feminina, se deu bem na final para meninas com até 16 anos.

Pablo Gabriel, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

Pablo Gabriel, Rio Cidade do Surf, Praia da Macumba. Foto: Luciano Cabal.

A etapa da Praia da Macumba do projeto Rio Cidade do Surf temina neste sábado. No dia serão definidos os campeões dos pranchões e das categorias Sub 14 e Sub 12.

Assista às disputa ao vivo.

Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o segundo evento do Rio Cidade do Surf 2023, na Macumba/Recreio, é uma realização da FESERJ com suporte das associações locais (RSC e ASCR), e conta com copatrocínio da Garytos, Longboard Paradise, M2, Famma Veículos, e Colégio St. Georges. O evento conta ainda com o apoio da Keahana, Monster Energy, Brascom e Caminho do Surf. A divulgação é do Waves e o apoio institucional na SUDERJ. Foto do cartaz: Luciano Cabal.