Daniel Templar venceu mais uma em Itacoatiara

A escolha pela realização do ASN Cyclone Nova Geração 2016 no dia 3 de dezembro na praia de Itacoatiara foi acertada e os melhores surfistas de até 14 anos de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro aproveitaram as boas condições do mar e quebraram as ondas de meio a um metro no canto da pedra do Pampo.

Mais do que uma competição o evento é uma grande confraternização entre amigos e familiares dos pequenos atletas, além de incentivar a base do esporte dentro da cidade. A Escola de Surf da Rayza Silveira e o Centro de Treinamento HSB foram os que mais inscreveram seus alunos, e as meninas foram maioria no campeonato com a categoria com mais inscritas. Niterói também contou com uma presença internacional, o argentino Nahuel Amigo aproveitou que está de férias na cidade do Rio e competiu pela primeira vez em Itacoá.

Na decisão da Iniciante estavam na água dois representantes locais contra dois de Saquarema. Depois de se tornar campeão estadual e do circuito principal da ASN, Daniel Templar mostrou surf de gente grande, manobrou com força e se tornou o campeão da Iniciante em mais uma competição no ano. Valentino Belga estava com muita vontade de vencer e começou liderando a final, mas foi ultrapassado e terminou em segundo. Com isso ele faturou uma sessão de fotos particular com o fotógrafo oficial da ASN, Guilherme Milward. Outro niteroiense na decisão, Pedro Henrique Canero mostrou que evolui bastante e ficou em terceiro. Kauai Marinho é patrocinado pela Cyclone, chegou a final e terminou em quarto.

Um dos auges do campeonato foi a bateria da categoria Pré-Petit. Os pais ou treinadores podiam entrar junto na água e na areia a torcida vibrava muito a cada onda bem surfada. Nathan Hereda tem DNA de uma família de surfistas, exibiu segurança nas ondas e foi o grande campeão entre os garotos de até 8 anos de idade. Guilherme Soares ficou em segundo. Em sua primeira competição Thiago Porto garantiu a terceira colocação. Diego Souza era o caçula do evento, mostrou disposição e terminou em quarto. Luiz Henrique completou a decisão na quinta colocação.

Antes da Infantil entrar na água foi disputada uma bateria “homem a homem” entre Pedro Henrique Canero e Diego Templar para desempatar o ranking do circuito principal e Pedrinho levou a melhor. Já na decisão desta etapa o carioca Leonny Cardoso conseguiu a virada e foi o campeão. Desta vez uma das promessas do surf niteroiense, Pedro Henrique ficou em segundo. O saquaremense Diego Templar foi o terceiro e o argentino Nahuel Amigo o quarto.

A final da Escolinha Masculino foi bem equilibrada e Juan Pablo Rodrigues, que é treinado pela Rayza Silveira, se tornou campeão. Lucca Coutinho ficou com o vice. Victor Fraga estava liderando mas cometeu uma interferência e caiu duas posições. Lucas Caetano e Gabriel da Matta ficaram, respectivamente, em quarto e quinto.

A disputa da Escolinha Feminino foi uma das mais emocionantes e as meninas do Centro de Treinamento HSB compareceram em peso. A pequena Julia Duarte era a única carioca, encontrou a onda salvadora e conseguiu a virada em sua última tentativa. Larissa Diniz liderou grande parte da bateria e tinha a torcida na areia em seu favor. Surfou bem durante do campeonato e finalizou em segundo. Duda Mergulhão foi a campeã do circuito em 2014 e desta vez ficou em terceiro. Luiza Repsold completou a decisão na quarta colocação.

Com isso a Associação de Surfe de Niterói concluiu seu calendário de 2016 fomentando o esporte na cidade e no estado, valorizando principalmente a formação dos futuros campeões. Agora organizará sua eleição para o próximo biênio. O atual presidente Renato Bastos terá novos desafios na gestão da FESERJ, mas continuará comandando o trabalho em Niterói, só que como vice-presidente na chapa que será formada.

O campeonato ASN Cyclone Nova Geração 2016 tem patrocínios da Cyclone, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Puro Suco, Organics e Pranchas Bou.

Por João José Macedo

Divulgação ASN Biênio 2015/16
www.asn.org.br
www.facebook.com/asn.org.br