Danilo de Souza venceu duas categorias em Itacoatiara


Surfistas de até 16 anos tiveram mais um duelo no dia 24 de agosto em Itacoatiara, Niterói. As previsões se confirmaram e a Segunda Etapa do Circuito ASN Cyclone / Todaro Nova Geração de Surf 2013 aconteceu em boas condições no canto direito da praia, próximo a pedra do Pampo.

O mar amanheceu bem pequeno com céu nublado. Em uma decisão acertada da comissão técnica, as categorias mais novas foram as primeiras a entrar na água. Ao longo do dia as nuvens se dissiparam e o sol brilhou forte. O mar foi ganhando força e a competição foi concluída entrando algumas séries de um metro e meio.

A cada ano essa geração do estado demonstra uma grande evolução, e disputas muito equilibradas foram travadas em todas as categorias. Um dos destaques do evento foi niteroiense Danilo de Souza. Escolheu as ondas da série, manobrou com força e venceu a sub-12 e a sub-14.

Com apenas 11 anos, Daniel Templar de Saquarema competiu em três categorias e avançou todas as baterias que disputou. Mesmo sem faturar um título na etapa, levou para casa muitas sacolas recheadas de premiação.

O evento contou com uma tenda do Projeto Tartarugas Marinhas do Rio, que promoveu coleta de lixo e conscientização ecológica para preservarmos e não sujarmos nossas praias e mares.

Saulo de Barros, coordenador de marketing da Globalbev, desta vez garantiu gratuitamente para todos na praia um produto diferenciado, a bebida Marley’s Mellow Mood, o primeiro relax drink do mercado.

A primeira bateria do dia foi a final da Pré-Petit. Diego Templar venceu mais uma, e está invicto neste ano com 2000 pontos. O niteroiense Kyle Azeredo ficou em segundo na etapa e mantém a mesma posição no ranking com 1800. Completaram o pódio Fernando Ventura e Zeca Bonelli, em terceiro e quarto, respectivamente.

A Petit foi uma batalha entre quatro cidades do estado. Melhor para a capital, representada pelo surfista local do Arpoador, Raphael Castro. Kauai Pinheiro de Arraial do Cabo foi o segundo. Com a vitória na primeira etapa, ele disparou na liderança do ranking com 1900 pontos. Diego Templar de Saquarema participou da segunda final, e desta vez foi o terceiro. Marcos Vinicius representou Niterói e terminou em quarto.

Danilo de Souza garantiu sua primeira vitória do dia na Infantil. Como também venceu a primeira etapa, está com 100% de aproveitamento. Bernardo Ribeiro de Arraial do Cabo fez boas apresentações durante o campeonato e terminou em segundo. Com 1710 ainda está na briga pelo título do ano. Daniel Templar foi e o terceiro, e uma das promessas do surf niteroiense, Valentino Belga foi o quarto.

Na Iniciante, Danilinho usou a mesma tática. Se deslocou um pouco mais para o meio, escolheu as ondas da série, aplicou fortes rasgadas e garantiu mais um título. Ele também lidera o circuito entre surfistas de até 14 anos com 1810 pontos. Vitor Ferreira do Recreio dos Bandeirantes partiu sua prancha ao meio tentando um drop arriscado, e ficou em segundo. Daniel Templar e Valentino Belga repetiram as colocações da categoria anterior. Na corrida pelo título do ano Valentino soma 1729 e Daniel 1710.

A Mirim, principal categoria do Circuito ASN Nova Geração, foi muito acirrada desde a primeira rodada. O carioca Yuri Fernandes surfou a melhor onda do evento na decisão. Dois juízes deram 10 e um deu 9,5, com isso a média da onda foi 9,83. Também fez o maior somatório do dia, 16,90. A vitória fez ele subir para segundo no ranking com 1656 pontos. Luca Nolasco cresce a cada etapa junto com a força do seu surf. Ficou em segundo na etapa e em terceiro no ranking com 1431. Matheus Rodrigues escolheu as maiores, mas precisou de uma segunda boa nota e terminou em terceiro. Daniel Templar demonstrou cansaço depois de tantas baterias em um mar forte. Com o quarto na etapa manteve a liderança no ranking com 1729.

Depois das boas batalhas no Pampo em Itacoatiara, a expectativa é grande para terceira e última etapa que está agendada para o dia 16 ou 17 de novembro.

O Circuito ASN Cyclone / Todaro Nova Geração de Surf 2013 tem patrocínios da Cyclone, Todaro, Compão, Pro-Lite, Organics, TSN, Pranchas Bou, Marley’s Mellow Mood e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói.

Por João José Macedo
Fotos: Beg Rosemberg

Divulgação ASN Biênio 2013/14
www.asn.org.br