Decisão da ASN contará pontos para o Estadual

Cartaz

A terceira e última etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2014 terá um novo ingrediente que promete agitar a tradicional praia de Itacoatiara. Nos dias 18 e 19 de outubro, Niterói voltará a sediar um evento estadual. A decisão do circuito municipal ganha novo status e o campeonato também contará pontos como segunda etapa do Circuito Estadual Pós-14/Master/Surdos da FESERJ.

O Festival de Surf de Saquarema que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro contou como a primeira etapa do estadual. A Federação já confirmou a terceira para os dias 15 e 16 de novembro na Prainha, e está tentando fazer uma possível quarta etapa, para que possa haver um descarte.

As categorias do Circuito Estadual são Mirim (Sub-16), Junior (Sub-18), Feminino Junior (Sub-18), Master (pós 35) e Surdos. E as que contarão pontos só para o Circuito ASN são Open Interno, Grand Master e Iniciante (Sub-14).

A parceria da ASN com a FESERJ e a confirmação do circuito estadual deve atrair um bom contingente de surfistas de todo estado para a decisão do niteroiense, que distribui uma das mais fartas premiações em eventos amadores no Brasil.

O destaque da competição será a disputa da Open Interno que definirá quem é o melhor surfista de Niterói no ano. Quatro atletas permanecem vivos para chegar ao lugar mais alto do pódio. Ex-integrante do extinto Super Surf, Guilherme Sodré venceu as duas primeiras do ano e abriu vantagem com 2000 pontos. Ele precisa da quinta colocação para garantir o título e a tão sonhada hospedagem de 10 dias no Ulau Manua Resort Mentawai, com direito a barco e alimentação, no paradisíaco arquipélago da Indonésia. O campeão do circuito também conquistará três diárias de gravação de vídeo em super câmera lenta, com edição de um teaser pela MR Sport Films.

Mas ele não terá vida fácil, pois o nível é alto desde a primeira rodada, e mais três surfistas estão vivos na disputa. O experiente Guilherme Herdy e Thiago Villar estão empatados com 1629 pontos, e Marco Antonio Cofrinho tem 1620. Ambos precisam vencer e torcer para Sodré terminar em sétimo.

Para o campeão da etapa também está confirmada a premiação de um final de semana na Pousada Itamambuca Casa de Praia em Ubatuba, uma prancha zerada e kit com roupas e acessórios.

Na Master Guilherme Herdy (1900) e Milton Morbeck (1810) só dependem de si para conquistar uma passagem para o Peru oferecida pela Avianca e AIT Surf Operadora de Turismo. Alexandre Almeida (1466) tem chances matemáticas em uma combinação improvável. Mas o primeiro campeão estadual Master venceu o Festival de Surf de Saquarema e pretende defender o título estadual.

Na Grand Master, Luiz Menezes está invicto em 2014 e com uma mão na taça. Ele e só precisa da sétima colocação para permanecer no topo.

O niteroiense Matheus Rodrigues (1900) e o carioca Pedro Neves (1810) travam uma batalha equilibrada na Junior e por uma das passagens para o Peru.

Na Mirim, o representante local Luca Nolasco leva vantagem com 1900 pontos. Mas ele não pode dar mole pois os cariocas Victor Soares (1729) e Vitor Ferreira (1629) estão dispostos para reverter essa situação, pois esta categoria também oferece uma passagem para desfrutar das extensas ondas peruanas.

A disputa da Iniciante é a mais indefinida, com três surfistas com pontuações muito próximas. Danilo de Souza soma 1900, Vitor Ferreira tem 1729 e Valentino Belga está na cola com 1710. Qualquer um pode ser campeão tanto da etapa quanto do circuito.

O ranking completo de todas as categorias da ASN pode ser consultado no site da entidade no link (www.asn.org.br/ranking-2014/).

A inscrição para as categorias Feminino Junior e Surdos custam R$70,00 (setenta reais) e as demais custam R$60,00 (sessenta reais). Devem ser feitas na loja da WQSurf no Plaza Shopping ou na TSN, próximo ao Corpo de Bombeiros da Região Oceânica. Atletas de outras cidades podem fazer diretamente com o presidente Renato Bastos através dos telefones 21 7741-3221, 9-8166-4447, ou 9-8409-3822.

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2014 tem patrocínios da Cervejaria Noi, Lanchonetes Compão, Ulau Manua Resort Mentawai, Avianca, AIT Surf Operadora de Turismo, Pousada Itamambuca Casa de Praia, MR Sport Films, Pena, WQSurf, Hot Buttered, Maremoto, Cena Urbana, Itacoá, TSN, Bustle, HillStone, Pranchas Bou, André Cebola Shaper, Cesar Luna Surfboard e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói.

Por João José Macedo