Decisão do Ano Acontece em Itacoatiara

A Associação de Surfe de Niterói informa que as inscrições para a terceira e última etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013 já estão abertas. A decisão de um dos circuitos municipais mais tradicionais do país está agendada para acontecer nos dias 26 e 27 de outubro nas pesadas ondas da praia de Itacoatiara.

A última parada do ano deve atrair muitos surfistas do estado que serão divididos em cinco categorias, e promete boas batalhas em águas niteroienses. Além de apontar os campeões da ASN em 2013, o campeonato definirá os vencedores da passagem para a Indonésia, oferecida para Qatar Airways e AIT Surf Operadora de Turismo, e das três para o Peru, cedidas pela Taca Airlines.

Na Open, principal categoria do circuito, quatro surfistas ainda sonham com a passagem para a Indonésia. Guilherme Herdy está com 1900 pontos e precisa de um segundo lugar para repetir o feito do ano passado. Raphael Guimarães, que ilustra o cartaz desta etapa, está na sua cola com 1710. Leo Trigo soma 1531 pontos. Ele terá que vencer, torcer que Herdy termine em sétimo e Raphael em terceiro. Com chances matemáticas o cabofriense Victor Ribas precisa da vitória, que o líder pare em nono e o vice-líder em sétimo.

Na Master a disputa por uma das passagens para o Peru é acirrada. Victor Ribas (1900), Branquelo (1810) e Milton Morbeck (1710) podem empatar caso terminem em terceiro, segundo e primeiro, respectivamente. Nessa hipótese todos chegariam a 2710 pontos.

Na Open Interno Raphael Guimarães leva vantagem com 1900 pontos e precisa da terceira colocação para não depender dos outros. Mas Pedro Todaro, Floriano Pinheiro e Thiago Villar estão seguindo o líder de perto. Na Junior Matheus Rodrigues soma 1900 e está com uma das mãos na outra passagem para desfrutar as ondas peruanas. O único que pode alcançá-lo é Pedro Ribeiro, que precisa vencer e torcer para Matheusinho terminar em quarto.

Na Grand Master a diferença entre o líder, Alex Linhares, e o segundo, Marcílio Marques, é de apenas 55 pontos. Mas Celso Alves, Rafael Mignani, Balarini e Marcílio Rodrigues também têm chances reais de chegar ao lugar mais alto do pódio. O ranking completo pode ser consultado no site da ASN (www.asn.org.br/ranking-2013/).

As inscrições custam R$60,00 (sessenta reais) e devem ser feitas na loja WQSurf do Plaza. Surfistas de outras cidades podem fazer a inscrição diretamente com o presidente da ASN, Renato Bastos, através dos telefones 21 8166-4447, 7741-3221, ou 8409-3822.

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013 tem patrocínios da Cervejaria Noi, Compão, WQSurf, Qatar Airways, Taca Air Lines, AIT Surf Operadora de Turismo, Hot Buttered, Vibe, Pro-Lite, Trísion Eyewear, Cesar Luna Surfboards, André Cebola Shaper, Pranchas BOU, Hillstone, Oceanside, Hanga Bay, Bustle, Todaro, TSN, Energéticos Mad Dog, Águas de Niterói e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói.

Por João José Macedo

Divulgação ASN Biênio 2013/14
www.asn.org.br