Definidos os campeões da terceira etapa da ASBT 2016

Cauã Costa venceu duas categorias e agitou as areias da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

A chuva passou e o sol timidamente apareceu no céu do Rio de Janeiro neste domingo (6) para a realização dos últimos confrontos que definiram os campeões da terceira etapa do Circuito ASBT 2016, evento realizado pela Associação de Surf da Barra da Tijuca em parceria com a FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) e a Prefeitura da Cidade. Com ondas de meio metro, o destaque do evento ficou por conta do cearense Cauã Costa, que anotou as quatro maiores notas da competição, e os três maiores somatórios finais, vencendo duas categorias.

Com duas notas 8,75 em sua folha de estatísticas, além de um 8,25 e um 8 pontos, Cauã levou a melhor nas categorias Iniciante e Mirim, mantendo-se nos holofotes do cenário de competições amadoras do Rio de Janeiro como um de seus grandes protagonistas.

Já na Infantil, quem dominou a cena foi o “local” do Canto do Recreio, Leone Cardoso. Aos 11 anos, e surfando desde os 5 de idade, Leone explica como conciliar sua rotina de atleta com os afazeres de uma criança.

“Sou lá do Canto, aquela praia maravilha… Foi lá que comecei a surfar. Todo dia eu estudo e depois faço meu trabalho da escola, e aí passo a tarde toda lá no Canto surfando ou andando de skate. Todo mundo estava falando que eu ia ganhar e deu tudo certo”, celebra o jovem surfista.

Já entre os surfistas maiores de 18 anos, mais um cearense protagonizou a final, mas dessa vez não saiu com o título. Angelino Santos conseguiu arrancar dos juízes a maior nota da finalíssima, mas na sequência cometeu interferência em seu conterrâneo, Davi Sobrinho, que venceu a bateria com total de 13,75 pontos dos 20 possíveis.

E as competições homologadas pela FESERJ, fruto de um projeto de fomento ao surfe de base no Rio de Janeiro patrocinado pela Prefeitura da Cidade, mantém a hegemonia de Anderson Pikachu nos pódios da Zona Sul à Zona Oeste do Estado. Com uma boa estrategia de bateria, o moleque de 15 anos venceu a final da categoria Junior depois de surfar uma boa direita e uma esquerda, onde passeou pelo floater na primeira manobra e deu uma bela batida de backside para completar a onda. Depois disso, o surfista do Arpoador marcou as direitas e administrou a final até a buzina definitiva, trocando notas e sagrando-se o grande campeão da etapa.

Para fechar o domingo de finais do Circuito ASBT 2016, foi a vez das meninas caírem na água. Monika Takaki atacou bem as marolas da Barra da Tijuca de frontside e levou a melhor em cima de suas adversárias.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro inicia parceria com associações de surf para fomento da modalidade
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro tem o papel, neste projeto de parceria com as associações de surf, de promover maior capacidade de infraestrutura nos eventos amadores, fortalecendo ainda mais as categorias de base do esporte.

Confira abaixo os resultados finais

Infantil
1. Leone Cardoso
2. Gabriel Dantas
3. Klaus Chamoun
4. Lucas Abrantes
5. Thiago Santos

Iniciante
1. Caua Costa
2. Vinicius Leone
3. Kauai Marinho
4. Diego Brigido

Mirim
1. Cauã Costa
2. Anderson Pikachu
3. Bernardo Bordowiski
4. Kauai Marinho

Junior
1. Anderson Pikachu
2. Kedian Zamora
3. Joel Dantas
4. João Quitanilha

Feminino Open
1. Monika Takaki
2. Julia Duarte
3. Julia Camargo
4. Joana Camargo

Open
1. Davi Sobrinho
2. Angelino Santos
3. Joel Dantas
4. João Quintanilha

O Circuito ASBT 2016 tem patrocínios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Cyclone. Apoios Rhyno Foam, Flutuar, Circuit Equipment, GuaraCamp, Padaria Sernambetiba, Pe’ahi Sushi e FESERJ – Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.

URBA.NA.MENTE
Assessoria de Imprensa Circuito ASBT 2016
comunicacao@urbanamente.com.br
Raiana Monteiro
+55 (21) 98022 060