Definidos os finalistas do Búzios Surf Pro 2022

Alan Jhones, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

Alan Jhones, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

O segundo dia do Búzios Surf Pro Am 2022, neste primeiro de julho, foi uma verdadeira maratona de baterias. Aconteceram 28 baterias, entre masculinas e femininas, ao longo do dia, que se iniciou às 7h da manhã. Os melhores surfistas do Brasil mostraram bastante preparo físico, neste sábado de competições, que só se encerrou às 17h, na praia de Geribá.

A competição, que vai até domingo, 3 de julho, é válida pela segunda etapa do circuito estadual do Rio de Janeiro, realizado pela FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro). Apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da secretaria de lazer e esporte – pelo segundo ano consecutivo – a competição continua neste sábado, com as categorias amadoras a partir das 8h da manhã.

Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

Masculino Profissional – O potiguar Alan Jhones, de 32 anos, fez a maior nota do dia. Um 8.75. A maior do evento, até agora. E estará na final, acompanhado de: Krystian Kymerson, do Espírito Santo; Cauã Costa, natural do Ceará e radicado no Rio, e Pedro Neves, carioca, surfista do Recreio.

Pedro Neves, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

Pedro Neves, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

Feminino Profissional – Desta vez, Buzios só terá um representante na final. Será a atleta Gabi Teixeira, que estreou fazendo a maior nota, 8,50, e a maior média, entre as meninas. Na semifinal, Gabi virou a bateria na última onda e vai representar a sua cidade natal.

A final feminina será um encontro de gerações. Gabriela Teixeira, local de Búzios, e Taís Almeida, de Saquarema, são as surfistas mais experientes. Já a cearense, radicada no Rio, Yanca Costa – atual campeã fluminense – e Julia Duarte, surfista do Grumari, vão representar a renovação de atletas do surf feminino.

Julia Duarte, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

Julia Duarte, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

As finais das categorias profissionais estão programadas para este sábado às 16h.

Premiação – Para os Profissionais, a etapa terá nível 2A, com uma premiação total de R$36 mil reais. Entre os Amadores, os campeões receberão uma prancha do Shaper Ricardo Astral, 53 anos. Ricardo começou a fazer pranchas com 14 anos e reside há mais de 20 anos, em Búzios.

Amador – Os juniores (nova geração), vão iniciar suas apresentações neste sábado. A etapa terá nível máximo (2A). E será fundamental para a definição dos campeões estaduais. E ainda, para definição da equipe que irá representar o Estado do Rio, na segunda etapa do circuito brasileiro amador, da CBSurf, deste ano.

Garytos – Os Surfistas, mais uma vez, vão poder saborear as famosas tortillas chips Garytos. Produzidas com total responsabilidade socioambiental. Seguindo a linha de uma alimentação de qualidade, elas são feitas com puro milho, não transgênico, sem glúten e sem conservantes. E com o máximo sabor!

Cauã Costa, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

Cauã Costa, Búzios Surf Pro Am 2022. Foto: Martin DAlessandro.

AO VIVO – A etapa do Búzios Surf Pro Am 2022, está sendo transmitida, ao vivo (Webcast), pelo Youtube da Feserj.

O evento é apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de de Lazer e Esporte. O Búzios Surf Pro Am 2022 conta com co-patrocínio da Garytos. E com o apoio do Shaper Ricardo Astral, Mantra Restaurante, Pousada Marbella, Solar Hostel, Casa do Pedreiro. E a transmissão ao vivo será feita pela equipe da Wave Data, com o suporte e conexão da LS Internet. A realização fica a cargo da FESERJ, com suporte da ABRASP, em parceria com a ASB.

Por Pedro Monteiro