Denúncia ambiental urgente! Restinga natural na Barra foi removida para dar lugar a quiosque

Segundo o vídeo feito esta manhã demonstra, conseguimos enxergar hoje o que os tapumes da Orla Rio/ Prefeitura ocultavam durante a reforma do(s) quiosque(s) em frente `a nossa casa, entre Postos 5 e 6 na Praia da Barra da Tijuca.
Uma destruição incrível do meio ambiente local: a faixa de areia coberta por restinga natural, de aproximadamente 10 m de largura foi completamente removida para dar lugar a 2 ombrelones (?!), extensão do quiosque. Não dá para ver se por baixo dos quiosques está cimentado…. mesmo que tivesse um deck sobre a restinga, ainda assim, seria complicado, por sua fragilidade e importancia ambiental.
Lá, existem (existiam) calangos, lagartos de 1,5m de comprimento, lindos…que saiam `as vezes da vegetação para tomar sol e famílias inteiras de cotias…além de claro, aves e insetos. Nada disso existe mais lá hoje. Em menos de um mês, tudo isso desapareceu. O acesso `a praia era acanhado, 2 escadinhas laterais, que permitiam a conservação da área…hoje tem uma escada larga de concreto no local, que provavelmente foi feita sem muito critério…..
Acho muito triste que tudo isso tenha acontecido para recebermos os “gringos” e atletas olímpicos….como se desse para melhorar a cidade sem preservar o meio ambiente…. . Nós, moradores dos condomínios `a frente faremos de tudo para reverter essa situação e desde já “embargaremos” o quiosque , não consumindo nada lá e ainda faremos uma faixa. Ninguém em boa consciência vai querer tomar uma cerveja tranquilamente sob um local onde “jazia um bioma preservado”……
A cidade é de todos e é nosso dever também ajudar aos governos e entidades fazerem as melhores escolhas….qual o custo de recebermos todos esses atletas no país, destruindo nossa maior riqueza?!
O Abílio Fernandes, gestor do Parque da Prainha, que nos lê em cópia neste email, está neste momento tentando resolver sérios problemas com as obras para os jogos olímpicos no Grumari  também. Tudo feito `as pressas, sem fiscalização…
Vamos nos organizar e tentarmos reverter essa situação?!
Abraço,
Ligia Kuntz Moura
Gestora Ambiental
21 99869 0093