Dia de decisão no surfe do Rio de Janeiro

Nesse domingo, 19 de abril, terminou na praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a primeira etapa do Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015.

O domingo amanheceu cinzento, com vento sudoeste e chuva. Muita gente preferiu ficar em casa. Mas quem foi ao Arpoador não se arrependeu. A nova geração do surfe esquentou o dia com as fases decisivas da etapa de abertura do Circuito Estadual Sub 14 2015, nas categorias Iniciantes (até 14 anos), Infantil (até 12 anos), Feminino Iniciantes (até 14 anos), Petit (até 10 anos) e Pré Petit (até 8 anos).

Foi um domingo de decisões, em ondas que começaram o dia ultrapassando meio metro e que foram diminuindo, exigindo muita técnica e tática dos competidores. Principalmente nas categorias mais experientes, como a Iniciantes, em que o campeão do circuito 2014, Valentino Belga, veio com tudo para a etapa.

E por pouco Valentim não leva a melhor. Apesar de ter dominado boa parte do confronto, terminou sendo ultrapassado nos minutos decisivos pelo potiguar Thomas Carvalho. Foi um duelo particular, pois o catarinense Guilherme Marques, terceiro, e o saquaremense Valentim Neves, quarto, não se encontraram, já em condições bem difíceis.

Thomas competiu no sub 14 a três anos, mas agora voltou de forma inusitada. Como sua bisavó estava doente, a realização da etapa foi uma forma de aproveitar a viagem ao Rio de Janeiro.

“Vim com minha mãe visitar minha Bisavó aqui no Rio, e quando fiquei sabendo da etapa não pensei duas vezes. Dedico essa vitória a ela e a minha mãe que me apóiam no surf” disse o surfista de Natal.

Na Infantil, em um duelo entre surfistas cariocas, Eduardo Vicente foi o melhor, seguido de perto pelo cabense Kauai Pinheiro, que lutou até o último segundo. Completaram a final Bernardo Kimaid, terceiro, e Caio Knappi, o quarto classificado. Uma curiosidade é que os quatro competidores chegaram a ocupar a liderança da bateria.

Já no feminino, com a experiência de uma temporada havaiana, a saquaremense Carol Bonelli dominou a disputa e venceu com a autoridade de campeã estadual, partindo com tudo para o bicampeonato. Quem chegou mais perto de Carol foi Julia Camargo, que finalizou em segundo, seguida da paulista Isabela Saldanha e Julia Duarte, a quarta colocada. “Estou muito feliz, quero agradecer os meus pais e o meu treinado Aelson. Também quero parabenizar a organizar pelo apoio ao surf feminino” disse Carol.

Enquanto isso, na Petit, Diego Templar e Rafael Lufty travaram um duelo entre atletas da nova geração de Saquarema. No final Diego levou a melhor, deixando Rafael em segundo. O terceiro foi Pedro Henrique, com o capixaba Jefferson dos Santos em quarto lugar.

Fechando a série de finais, na categoria entre os mais novos, para surfistas com até 8 anos, o saquaremense Rickson Falcão, em seu primeiro campeonato da carreira, começou com o pé direito, superando três surfistinhas mais experientes. Rickson, filho do Pardal de Saquarema, foi o melhor, seguido de Gabriel Dantas, o potiguar Vitor Santos que na semi final fez uma nota 10 a maior do evento e do local do Recreio, Enzo Telles.

Também nesse domingo, a Sub Prefeitura da Zona Sul montou uma tenda para receber reclamações e sugestões, dando continuidade ao trabalho de ordenamento urbano promovido pelo subprefeito Bruno Ramos. Além dessa ação o público teve a disposição uma van com internet gratuita (uma parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia) e para os atletas foi realizada uma campanha de higiene bucal (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde).

O Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015 tem o patrocínio da Oakley e WQSurf. O apoio institucional é da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O apoio de mídia é da Revista Surfar. A realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com a parceria nessa primeira etapa do Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube.