Disputa entre Guilherme Herdy e Vitor Ribas movimentou a praia de Itacoatiara

Em um final de semana com sol e praia cheia em Itacoatiara, aconteceu nos dias 4 e 5 de maio a Primeira Etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013.

No sábado o mar apresentou ondas de um metro com ondulação de sudeste. No domingo perdeu intensidade, e tiveram ondas de meio metro, mas com a tradicional força de Itacoá. As baterias foram disputadas no canto direito, próximo a pedra do Pampo.

Diversos nomes que fizeram história no cenário estadual, nacional e internacional prestigiaram o evento em busca de importantes pontos no ranking de 2013. A premiação oferecida atraiu surfistas de Campos, Búzios, Cabo Frio, Saquarema e Rio de Janeiro, além de dois atletas que vieram do Espírito Santo para competir em águas niteroienses.

Uma das atrações do evento foi a disputa particular entre Guilherme Herdy e Vitor Ribas. O cabofriense levou a melhor na Master, deixando Herdy em terceiro. Mas na Open, principal categoria do campeonato, as posições se inverteram. O niteroiense foi o campeão e largou na frente na disputa pela passagem para a Indonésia, oferecida pela Qatar Airways e AIT Surf Operadora de Turismo.

Outro destaque foi Pedro Todaro, que recebeu a maior nota da competição na final da categoria Open Interno, fez o maior somatório na mesma bateria, e faturou o título da primeira etapa em 2013, iniciando a temporada no topo do ranking, que premiará com uma passagem para o Peru, oferecida pela Taca Airlines.

Por mais um ano foi garantida pela Compão uma farta mesa de frutas para os atletas, além da tenda da Mad Dog, que disponibilizou energéticos gratuitamente.

A primeira decisão foi a da categoria Junior, e entrou na água no final de tarde do sábado. O niteroiense Matheus Rodrigues, que na semana anterior conseguiu a segunda colocação no brasileiro amador na categoria Mirim, desbancou três visitantes, venceu a etapa, e largou na frente na disputa por uma passagem para o Peru. O carioca e defensor do título, Dávio Figueiredo, foi o segundo. Lucas Chumbinho, local do “Maracanã do Surf”, mostrou seu repertório de manobras modernas ao longo da competição, mas na final teve dificuldade na escolha das ondas e ficou em terceiro. Outro carioca, Yuri Fernandes completou a decisão na quarta colocação.

Grand Master foi vencida pelo capixaba Balarini. Ele saiu do município de Fundão, na Grande Vitória, junto com Marcio Zanoti em busca da premiação, e para conhecer a mítica Itacoatiara. Não perdeu a viagem, pois disputou duas categorias e venceu a acima de 40 anos. Marcílio Rodrigues liderou parte da bateria, mas sofreu a virada e terminou em segundo. Local do Quebra-Mar e frequentador assídou dos campeonatos da ASN, Leo Chinês chegou a mais uma final e ficou em terceiro. Alex Linhares, também conhecido como “Ligeirinho”, voltou a competir e conseguiu o quarto lugar.

Master apresentou um alto nível técnico e disputas acirradas desde as primeiras fases. A final foi formada por surfistas de quatro localidades diferentes, e prevaleceu a experiência do cabofriense Vitor Ribas, que fez uma boa escolha de ondas. Com a vitória, começou o ano na frente na disputa por uma passagem para o Peru. O carioca Milton Morbeck demonstrou muita disposição ao longo da competição, e terminou em segundo. Com a terceira colocação nesta etapa, Guilherme Herdy se mantém vivo na disputa pelo ranking. E o competitivo Junior Silveira, catarinense radicado no Rio, foi o quarto.

A categoria Open Interno é restrita a surfistas da cidade de Niterói. O especialista em aéreos, Pedro Todaro, surfou a melhor onda do campeonato na decisão, recebeu 9,25 dos juízes, e os aplausos do público na areia. De quebra, com 14,25 Todaro também fez o maior somatório do evento nesta bateria. Raphael Guimarães, que surfou com uma quadriquilha, participou de duas finais e optou pelas esquerdas em direção a pedra. Competidor difícil de ser vencido, viu a vitória escapar nos aéreos de seu oponente. Floriano Pinheiro está determinado na busca por uma vitória inédita na ASN. Mais uma vez chegou perto, na terceira posição. Marsil Antunes não manteve a mesma regularidade da competição e finalizou em quarto.

A grande atração da categoria Open era a disputa entre dois ex-tops do circuito mundial, Vitor Ribas e Guilherme Herdy. Desta vez Branquelo deu o troco e chegou ao lugar mais alto do pódio. Ele ganhou a passagem para a Indonésia em 2012, e começou bem esta temporada em busca de mais uma conquista. O niteroiense Raphael Guimarães, que já integrou o Super Surf, elite nacional do esporte, não queria ser só mais um coadjuvante, e batalhou até o final. Conseguiu a segunda colocação, ficando bem posicionado no ranking. Vitor Ribas mostrou competitividade em todo evento, e proporcionou diversos momentos de emoção. Mas não encontrou ondas de potencial na final, e terminou em terceiro. Bernardo Borges completou a decisão, representando os trigêmeos.

A Associação de Surfe de Niterói se orgulha de ter concluído com sucesso mais um evento, que marca o início da temporada deste ano. A segunda etapa do circuito principal está agendada para os dias 27 e 28 de julho. Mas antes a associação organizará a Primeira Etapa do Circuito ASN Cyclone Nova Geração, que vai acontecer no dia 8 ou 9 e junho.

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013 tem patrocínios da Cervejaria Noi, Lanchonetes Compão, WQSurf, Qatar Airways, Taca Airlines, AIT Surf Operadora de Turismo, Hot Buttered, Vibe, Trísion Eyewear, Pro-Lite, Hillstone, Oceanside, Cesar Luna Surfboards, André Cebola Shaper, Pranchas BOU, Hanga Bay, Burlheigs, Bustle, TSN, Energéticos Mad Dog, Águas de Niterói e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói.

Divulgação ASN Biênio 2013/14
www.asn.org.br

Por João José Macedo

Fotos: Tony D’Andrea