Favoritas ao título avançam para o domingo decisivo do Neutrox Weekend

Silvana Lima e as sete primeiras colocadas no ranking sul-americano da WSL South America, passaram suas primeiras baterias nas ondas do Posto 3 da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

O sábado amanheceu com uma forte neblina escondendo o mar na Barra da Tijuca, mas quando se dissipou, deixou boas ondas de 2-3 pés para a estreia das principais estrelas do Neutrox Weekend no Rio de Janeiro. As favoritas ao título avançaram para o domingo decisivo da etapa do QS 1500 do festival de surfe feminino promovido pela Neutrox, com várias categorias sendo disputadas em frente ao Posto 3. A número 1 do WSL Qualifying Series, Silvana Lima, ganhou a primeira bateria e as sete primeiras colocadas no ranking sul-americano da WSL South America, também se classificaram.

“Apesar do vento ter entrado justamente na minha bateria, ela foi bem tranquila, porque ainda tinha uma condição bem legal e eu achava que ia estar bem pior”, disse Silvana Lima. “Tem umas ondinhas boas que dá para as meninas fazerem um surfe legal pra passar as baterias. Agora que já competi, vou aproveitar a praia, torcer pras meninas que estão aí e ver como vai estar o mar amanhã (domingo), para ficar preparada para competir em qualquer condição”.

Silvana Lima liderou toda a bateria com a nota 6,25 da sua segunda onda, sempre com a jovem peruana Sol Aguirre, de apenas 14 anos de idade e que no último domingo conquistou o título sul-americano Pro Junior Sub-18 da WSL South America na Guarda do Embaú (SC), em segundo lugar. No entanto, no último minuto, a campeã brasileira de 2017, Luana Coutinho, surfou a melhor onda da bateria para saltar do quarto para o segundo lugar com a nota 7,65 recebida dos juízes. Na sexta-feira, a paulista também só se classificou no finalzinho da bateria.

“As meninas já devem estar ficando bravas comigo, porque sempre deixo pro final”, disse Luana Coutinho. “Tem umas ondinhas, mas estão fechando um pouco por causa da maré muito baixa, mas deu tudo certo porque achei a onda salvadora da bateria no finalzinho de novo. Foi bom demais passar junto com a Silvana (Lima). Eu fiz uma final com ela em 2014 em Saquarema (RJ) e estar em outra bateria com ela é sensacional. Estou superfeliz e espero seguir avançando na competição para, quem sabe, fazer outra final com ela aqui”.

MEDALHISTA OLIMPICA – No segundo confronto do dia, a atual campeã sul-americana da WSL South America, Nathalie Martins, estreou em etapas na América do Sul esse ano, pois não competiu nas provas da Argentina, Peru e Chile, porque estava contundida. A paranaense se classificou em segundo lugar e a vencedora foi a medalhista de ouro das Olimpíadas do ano passado no Rio de Janeiro. Isso mesmo, a surfista norte-americana Kaleigh Gilchrist também compete no polo aquático e sua equipe foi a campeã nos Jogos Olímpicos do Rio.

“Essa é a segunda vez que venho ao Brasil e só tenho boas recordações daqui do Rio de Janeiro”, disse Kaleigh Gilchrist, que ocupa a 73.a posição no ranking do WSL Qualifying Series. “Eu competi no polo aquático nas Olimpíadas do Rio e consegui a medalha de ouro que muito me orgulha, então estou muito feliz só por estar de volta aqui, vencendo minha primeira bateria então, só faz aumentar minha alegria. Espero que eu possa repetir os bons momentos nas Olimpíadas aqui nesse evento também”.

A norte-americana Kaleigh Gilchrist agora será uma das adversárias de Silvana Lima na batalha pelas duas primeiras vagas para as quartas de final do Neutrox Weekend a serem disputadas no domingo. Além da brasileira, duas concorrentes ao título sul-americano da WSL South America também estarão nessa primeira bateria, a número 3 do ranking, Melanie Giunta, do Peru, e a sexta colocada, Josefina Ané, da Argentina, semifinalista da etapa passada no Chile. Melanie passou em segundo lugar no confronto vencido pela potiguar Gilvanilta Ferreira.

“Estou superfeliz e emocionada por estar aqui, porque o Rio me encanta muito, é superlindo e estou adorando ter um evento aqui para competir”, disse Melanie Giunta. “A bateria foi muito difícil, porque as condições do mar não estão fáceis para achar boas ondas, mas felizmente consegui a classificação. Não venci, mas estou contente por ter passado e fiquei feliz pela Gilvanilta (Ferreira), que é uma grande amiga e surfou muito bem a bateria para me vencer. O mais importante para mim era avançar para continuar com chances de disputar o título sul-americano com a Anali (Gomez) e a Mimi (Dominic Barona) principalmente”.

LÍDERES DO SUL-AMERICANO – As duas líderes competiram depois dela e a equatoriana Dominic Barona também passou em segundo lugar, pois a paulista Camila Cassia fez o maior placar do dia até ali – 12,75 pontos – para vencer a bateria. Apesar de estar na vice-liderança do ranking sul-americano, Dominic não vai competir na última etapa da WSL South America no próximo fim de semana em San Bartolo, no Peru. Isso porque ela também está bem colocada no WSL Qualifying Series – 15.o lugar – e preferiu disputar a etapa do Japão que vale mais pontos (3.000 contra 1.000 no Peru), para tentar melhorar ainda mais sua posição no ranking mundial.

“As condições estão bem difíceis lá fora. Aqui da praia a onda parece perfeita, mas ela perde força. A Camila (Cássia) surfou bem para vencer, mas o importante é que eu passei para a próxima fase também”, disse Dominic Barona. “Eu até estava com muita vontade de tentar o título sul-americano, mas lamentavelmente juntaram dois eventos na mesma data, Japão e Peru, então como estou bem no ranking mundial, decidi ir para o do Japão. Aí a porta fica aberta para a Anali (Gomez) e a Melanie (Giunta) brigarem pelo título lá no Peru”.

Dominic Barona já conquistou o título sul-americano em 2011 e, com isso, aumentam as chances de Anali Gomez conseguir um inédito tricampeonato na história da WSL South America. A peruana já foi a número 1 do ranking regional em 2010 e 2013. “La Negra”, como é mais conhecida, foi a única das líderes que estreou com vitória no Neutrox Weekend. Foi na bateria que definiu as duas últimas classificadas para o domingo decisivo. A jovem paulista Louisie Frumento passou junto com ela, barrando a carioca Luara Thompson e a cearense Yanca Costa, que está na briga pelo título brasileiro Pro Junior Sub-20, que será definido também no domingo no Posto 3 da Barra da Tijuca.

“Fiquei contente porque tomaram uma boa decisão de esperar um pouco para nós competirmos e creio que todas as meninas estão felizes por surfar em boas ondinhas”, disse Anali Gomez. “Estou feliz por ter avançado a primeira bateria, que é sempre mais difícil. Eu estou aqui buscando o título sul-americano e, lamentavelmente, a Mimi (Dominic Barona) vai daqui pro Japão e não vai correr a última etapa no Peru (semana que vem). Então, tenho uma grande oportunidade de conseguir esse objetivo, porque depois daqui eu vou competir em casa, com todos meus amigos lá em San Bartolo, onde venci uma etapa lá esse ano já. Então, vamos com tudo de novo para conseguir outro bom resultado lá”.

CONFRONTO DE LÍDERES – E a líder do ranking 2017 da WSL South America, terá uma disputa direta pelo título sul-americano em sua primeira participação no domingo. A sua bateria vai definir as duas últimas vagas para as quartas de final e envolverá quatro surfistas que estão entre as cinco primeiras colocadas no ranking. Além da número 1, Anali Gomez, tem a vice-líder Dominic Barona, a quarta colocada, Lucia Cosoleto, da Argentina, e a quinta, Daniela Rosas, do Peru. Apenas duas delas continuarão na disputa do título do Neutrox Weekend.

O QS 1500 Neutrox Weekend está sendo transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e as outras categorias podem ser acompanhadas pelo site do evento no www.neutrox.com.br  

SOBRE NEUTROX – Neutrox trouxe esse ano para as consumidoras novas embalagens, lançamentos e novo posicionamento com o lema “Hidratação Poderosa”. Para ilustrar esse momento e assumir o seu incentivo à valorização da participação da mulher no esporte, Neutrox anunciou como embaixadoras as surfistas profissionais Nicole Pacelli, campeã mundial de Stand Up Paddle, Chloe Calmon, atual longboarder número 1 do mundo e Silvana Lima, consagrada oito vezes como a melhor surfista brasileira do ano.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL), antes denominada Association of Surfing Professionals (ASP), tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, promovendo os eventos que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL tem uma enorme legião de fãs apaixonados pelo surf em todo o mundo, que acompanham ao vivo as apresentações de grandes estrelas, como Tyler Wright, John John Florence, Paige Alms, Grant Baker, Phil Rajzman, Tory Gilkerson, Mick Fanning, Stephanie Gilmore, Kelly Slater, Carissa Moore, Gabriel Medina, Courtney Conlogue, entre outros, competindo no campo de jogo mais imprevisível e dinâmico entre todos os esportes no mundo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

———————————————————–

João Carvalho – WSL South America Media Manager

(48) 999-882-986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

Assessoria de Imprensa do Neutrox Weekend para credenciamento da imprensa:

Index – Estratégias de Comunicação – (11) 3068-2000

Giovana Oliveira – giovana@indexassessoria.com.br

Bruna Gianinni – brunagianinni@indexassessoria.com.br

———————————————————–

TERCEIRA FASE DO QS 1500 NEUTROX WEEKEND – 1.a e 2.a=Quartas de Final:

————-3.a=9.o lugar (US$ 300 e 450 pontos) e 4.a=13.o lugar (US$ 200 e 420 pontos):

1.a: Silvana Lima (BRA), Melanie Giunta (PER), Kaleigh Gilchrist (EUA), Josefina Ané (ARG)

2.a: Nathalie Martins (BRA), Lucia Indurain (ARG), Gilvanilta Ferreira (BRA), Luana Coutinho (BRA)

3.a: Camila Cassia (BRA), Tainá Hinckel (BRA), Maju Freitas (BRA), Louise Frumento (BRA)

4.a: Anali Gomez (PER), Dominic Barona (BRA), Lucia Cosoleto (ARG), Daniela Rosas (PER),

SEGUNDA FASE DO QS 1500 – 3.a=17.o lugar com 300 pts e 4.a=25.o lugar com 280 pts:

1.a: 1-Silvana Lima (BRA), 2-Luana Coutinho (BRA), 3-Sol Aguirre (PER), 4-Marina Rezende (BRA)

2.a: 1-Kaleigh Gilchrist (EUA), 2-Nathalie Martins (BRA), 3-Kayane Reis (BRA), 4-Lorena Fica (CHL)

3.a: 1-Givanilta Ferreira (BRA), 2-Melanie Giunta (PER), 3-Chantalla Furlanetto (BRA), 4-Evelyn Gontier (ARG)

4.a: 1-Lucia Indurain (ARG), 2-Josefina Ané (ARG), 3-Jacqueline Silva (BRA), 4-Monika Takaki (BRA)

5.a: 1-Camila Cassia (BRA), 2-Dominic Barona (EQU), 3-Carol Bonelli (BRA), 4-Julia Duarte (BRA)

6.a: 1-Tainá Hinckel (BRA), 2-Daniela Rosas (PER), 3-Larissa Santos (BRA), 4-Lucia Martino (ESP)

7.a: 1-Lucia Cosoleto (ARG), 2-Maju Freitas (BRA), 3-Karol Ribeiro (BRA), 4-Maria Barend (EUA)

8.a: 1-Anali Gomez (PER), 2-Louisie Frumento (BRA), 3-Luara Thompson (BRA), 4-Yanca Costa (BRA)

RANKING SUL-AMERICANO DA WSL SOUTH AMERICA – 3 etapas antes do Brasil:

1.a: Anali Gomez (PER) – 1.980 pontos

2.a: Dominic Barona (EQU) – 1.825

3.a: Melanie Giunta (PER) – 1.445

4.a: Lucia Cosoleto (ARG) – 1.040

5.a: Daniela Rosas (PER) – 980

6.a: Josefina Ané (ARG) – 860

7.a: Karol Ribeiro (BRA) – 840

7.a: Tainá Hinckel (BRA) – 840

9.a: Maju Freitas (BRA) – 733

10.a: Lorena Fica (CHL) – 695

——-Acesse o ranking completo no link abaixo:

http://www.worldsurfleague.com/athletes/tour/wqs?regionId=8&year=2017