FESERJ 2018 – Luana Paes, Rafael Lutfy e Nathan Hereda são campeões em Itaipu

Numa decisão acertada, a direção da FESERJ transferiu o Itacoatiara Open de Surf para o Canal de Itaipu e os atletas com até 12 anos fizeram a festa

A Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro coroou hoje mais três campeões estaduais. Luana Paes, Rafael Lutfy e Nathan Hereda venceram a última etapa do Circuito Carioca 2018, o Itacoatiara Open de Surf, e também foram os melhores da temporada em suas categorias.

A direção da FESERJ tomou a decisão de alterar o local de disputas para o Canal de Itaipu, pois Itacoatiara amanheceu com séries pesadas de até 1,5m, e mesmo colado na pedra do Costão, o canto esquerdo da praia, as ondas estavam muito fortes e perigosas para os atletas com até 12 anos de idade que foram para as disputas neste sábado.

Itacoatiara com ondas pesadas na manhã deste sábado. Foto: @surfetv / @carlosmatiasrj.

As famílias partiram para o pico e a garotada, sedenta por surf, entrou na água para um treino até que a organização montasse toda a estrutura. Logo os surfistas vestiram as lycras e foram para os duelos. Primeiro entraram no mar os atletas da Petiz, depois da Feminino Infantil e na sequência a Infantil Masculino.

O primeiro título do dia foi decidido logo na bateria de estreia das meninas (Sub12). A carioca Luana Paes, que venceu três das quatro etapas realizadas até então, passou para a final desse quinto evento e assegurou a primeira posição no ranking. Porém ela queria mais e foi pra final com tudo, vencendo a competição com um surf limpo e bonito. Em segundo lugar na etapa ficou Allany Tuze, em terceiro Leticia Calleia e na quarta posição Juliana Alvarez.

Luana Paes. Foto: @surfetv / @carlosmatiasrj

A disputa pelo título da Petiz (Sub10) também foi muito acirrada. O carioca Nathan Hereda chegou na liderança, mas seguido de muito perto pelo cabofriense Pablo Gabriel. Nathan achou as melhores ondas no line up do Canal de Itaipu, soltou as manobras e festejou não só o título da etapa, mas também o do Circuito Carioca 2018. Na terceira posição ficou Raoni Sampaio e em quarto João Victor Coutinho.

Nathan Hereda. Foto: @surfetv / @carlosmatiasrj

A final da categoria Infantil (Sub12) teve três postulantes ao título da temporada na final, mas a briga ficou mesmo entre os saquaremenses Rafael Lutfy (1º no ranking) e Rickson Falcão (3º no ranking). A cada momento um passava o outro no placar, até que perto do final Lutfy fez uma nota acima de 7 e não saiu mais da liderança, assegurando os troféus do evento e do Circuito. Caique Nunes que chegou a etapa como vice-líder terminou em terceiro na final e Pablo Gabriel em quarto.

Rafael Lutfy. Foto: @surfetv / @carlosmatiasrj

Domingo

O Itacoatiara Open de Surf, que tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, continua neste domingo. Vamos ter muita ação nas categorias Mirim (Sub16), Feminino Mirim (Sub16), Iniciante (Sub14) e Surdos, além da Master Pro (35+) nas ondas do pico mundialmente conhecido pelas ondas potentes.

Cronograma

Neste domingo as disputas começam às 8h com a primeira fase da Master Pro.

O Itacoatiara Open de Surf 2018 tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, apoios da Acquatic e Dreamin. Conta com apoio institucional da Associação de Surf de Niterói (ASN) e divulgação do programa Surfland. A organização e realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ).

Evento: ITACOATIARA OPEN DE SURF 2018

Data: 20-21/10/2018

Local: PRAIA DE ITACOATIARA (NITERÓI)

Categorias: MASTER PRO | MIRIM | INICIANTE | INFANTIL | PETIZ | FEMININO MIRIM | FEMININO INFANTIL | SURDOS

Patrocínio: SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER – PREFEITURA DE NITERÓI | FESERJ

Apoio: ACQUATIC | DREAMIN’

Apoio Institucional: ASSOCIAÇÃO DE SURF DE NITERÓI (ASN)

Divulgação: SURFLAND
Informações: contato@feserj.org.br

Resultados da etapa

Feminino Infantil
1 Luana Paes (campeã do Circuito) 5,60
2 Allany Tuze 2,90
3 Leticia Calleia 2,85
4 Juliana Alvarez 2,20

Petiz
1 Nathan Hereda (campeão do Circuito) 12,50
2 Pablo Gabriel 12,00
3 Raoni Sampaio 4,50
4 João Victor Coutinho 4,15

Infantil
1 Rafael Lutfy (campeão do Circuito) 12,10
2 Rickson Falcão 11,90
3 Caique Nunes 8,40
4 Pablo Gabriel 5,15

Confira os resultados de todas as baterias no link http://www.wavedatasystems.com/live/?2018feb1a0c7a5eaa680919c6683b0946161

Por Carlos Matias