Finais definidas em Búzios

Finais definidas em Búzios

Nesta sexta feira (3), do “Búzios Garytos Surf Pro Am 2021”, apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, as ondas começaram a ganhar força na praia de Geribá. E o primeiro campeão do evento, o ubatubense, Hizunomê Bettero, venceu a bateria da Búzios Surf Point Expression Session, levando o prêmio de mil reais.

Na etapa decisiva da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), que também soma decisivos pontos para o ranking do circuito profissional da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), o dia foi de recordes batidos a todo momento.

O primeiro surfista a quebrar os recordes do campeonato foi Cauet Frazao, do Recreio dos Bandeirantes. Logo na primeira bateria do dia ele fez uma nota 8. Na sequência, na terceira bateria, o surfista paraibano radicado no Rio de Janeiro, Samuel Igo, fez um 9 com um belo aéreo de backside. Ele extrapolou e fez a segunda maior média do evento, 16.10 pontos. Porém, os dois atletas foram eliminados nas quartas de finais.

Finais definidas em Búzios

Outro recordista do dia foi Raoni Monteiro. O ex-integrante da elite mundial e atual campeão estadual da FESERJ está surfando muito. Ele não deu chances pra nova geração. Nas quartas de final, o surfista de Saquarema venceu com uma nota 9, conquistada numa direita onde mostrou toda sua experiência. Raoni aproveitou a prioridade de escolha de onda para desferir várias rasgadas fortes. O saquaremense levou a melhor sobre os surfistas Pedro Neves (2º), Giovane Pontes (3º), e João Lucas Bessy (4º). Já na semifinal, Raoni venceu e avançou com o surfista do Arpoador, Anderson Pikachu (2º), que vai fazer a sua primeira final na categoria profissional.

“Nossa, estou muito feliz de fazer mais uma final! Vou defender o título estadual e só depende de mim! Búzios é muito maneiro! Gosto de vir aqui! Como sou atual campeão estadual, o pessoal do Hotel Le Relais La Borie me convidou para ficar lá. A estrutura é incrível! Tem vários serviços diferenciados de hotelaria e gastronomia! Tem altos pratos! E isso me deixa mais relaxado para competir”, disse Raoni Monteiro.

O grande representante buziano na final masculina será o surfista Théo Fresia. Em seu terceiro ano como profissional, o atleta da nova geração ficou muito feliz com suas participações nas quartas e semifinal. Na semi, fez a quarta maior nota do evento, 8.40, e venceu nas duas baterias, nada menos, que Leandro Bastos. Segundo colocado, Leandrinho que também vai estar na final.

“Foi incrível vencer caras como Leandrinho e Hizunomê, que já estão aí há mais de dez anos na categoria profissional. Na semi, o Leandrinho em menos de cinco minutos já tinha feito duas notas altas. E no meio da bateria, aproveitei que tinha a prioridade e peguei uma direita muito boa. E agora será uma honra fazer essa final em casa”, disse Théo Fresia.

Finais definidas em Búzios

Finais Feminino Pro – Confirmando a boa fase, a surfista buziana Aysha Ratto fez a maior média do dia entre as meninas e garantiu a sua vaga na final. Agora ela terá uma parada dura contra três experientes surfistas. De Pernambuco, Monik Santos, que fez a maior nota do dia. De Santa Catarina, Taina Hinckel, que passou em primeiro na segunda semifinal. E ainda, a defensora do título estadual da FESERJ, Yanca Costa, cearense radicada no Rio de Janeiro há 5 anos.

Finais definidas em Búzios

Búzios Surf Point *Expression Session* – A tão esperada bateria do dia, premiada com mil reais pela loja Búzios Surf Point para a melhor manobra, foi decidida em 30 minutos. Dezesseis atletas entraram na disputa. O primeiro a apresentar uma manobra aérea completa foi Samuel Igo. Com um aéreo de frontside no inside.

Passados cinco minutos, Jannifer de Souza, do Ceará, assumiu o posto com um aéreo, também de frontside, porém com mais radicalidade. Já nos dez minutos finais, Valentin Neves mandou um aéreo “Superman”, confirmando o domínio nessa manobra. Mas quando restavam cinco minutos para o fim, o ubatubense da Praia do Félix, Hizunome Bettero, realizou um aéreo muito alto, sem as mãos na borda, numa junção poderosa e venceu.

“Hoje foi um dia de altas ondinhas. Consegui passar duas baterias boas. Já na semifinal, até surfei bem, mas não consegui passar. Depois, teve a Expression Session, que foi irada pra mim! Isso porque eu tinha acabado de perder e pude superar aquele momento que me deixou um pouco pra baixo. A minha mina, Isabella, colocou uma pilha para eu ir. Dei o gás e veio uma onda da série com aquela rampa no final. E deu tudo certo! Voltei daquele aéreo e fiquei amarradão. Poder sair daqui de Búzios com esse prêmio me deixou amarradão. Búzios é um lugar que venho pouco, mas venho desde a época de amador. Foi irado ter vindo aqui mais uma vez”, disse, Hizunome.

Finais definidas em Búzios

A final profissional acontece neste sábado (4), às 10h. Já as categorias amadoras começam às 7h com a categoria Sub-18.

Para a galera que quiser acompanhar de casa todas as baterias do evento, a transmissão ao vivo estará no ar pelo site www.websurf.com.br/feserj.

O evento é apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O Co-patrocínio é da Garytos e do Búzios Surf Point, com apoio do Hotel La Relais La Borie, das Pranchas do Ricardo Astral, das Lojas Censura 18, do material para treinamento do Phill Razman Surfboards e da Bz Sports, que está fomentando o turismo e o desenvolvimento social da cidade de Armação dos Búzios. A realização fica a cargo da FESERJ em parceria com ASB e ABRASP. Apoio institucional da SUDERJ.

Texto: Pedro Monteiro.
Foto: Fontenelle Roberto e Martim D’Alessandro.