Floriano Pinheiro desencanta em Itacoatiara

A ASN abriu a temporada de competições em Niterói em grande estilo nos dias 10 e 11 de agosto em Itacoatiara. No sábado o mar amanheceu ainda pequeno, mas foi reagindo a cada hora e no final de tarde as ondas estavam muito consistentes e com boa formação, elevando o nível das disputas.

Nesse dia foram concluídas quatro categorias e houve equilíbrio entre os surfistas da cidade e os da capital do Estado. Caio Knappi na Mirim e Alfredo Simon na Grand Kahuna fizeram a festa da torcida local, enquanto que Luiz Menezes na Kahuna e Vitor Brígido na Junior garantiram duas vitórias para o Rio de Janeiro.

Foto: Andre Cyriaco.

O segundo dia de competição da primeira etapa do Circuito ASN 2019 foi marcado por fortes emoções. As ondas pesadas com a entrada do vento sudoeste deixaram as condições difíceis e os surfistas locais se sobressaíram neste dia. Floriano Pinheiro desencantou e depois de muitos anos competindo em Niterói finalmente conseguiu sua primeira vitória na Open da ASN. Ele representa a cidade em campeonatos fora e já conquistou alguns títulos, mas esse em casa teve um gosto especial, por ter sido tão aguardado, estando perto dos amigos e no Dia do Pais.

Luiz Oberlander voltou ao topo do pódio depois de muitos anos com a vitória na Master. Ele é um dos surfistas mais envolvidos em todos os segmentos da associação. É membro do Conselho Deliberativo, trabalha no campeonato, é pai de atleta do Time ASN, patrocina oferecendo uma prancha Black Design e é campeão em todas as categorias que disputou na ASN.

Luiz Oberlander. Foto: Andre Cyriaco.

Depois de ter implantado de forma experimental no ano passado, nesta etapa o sistema de prioridade em baterias de quatro foi utilizado em todo o campeonato sob o comando do Diretor Técnico Rubens Goulart. Muitos atletas ainda precisam se adaptar mas o sistema foi bastante elogiado por eles, pois é a evolução natural para uma competição com oportunidades iguais para todos.

Open

A final da Open foi muito equilibrada e três competidores lideraram ao longo da bateria. O carioca Diego Brígido, que também participou das finais da Mirim e Junior, arriscou bastante e assumiu a ponta. Depois Marco Antonio Cofrinho surfou a melhor onda da decisão com três manobras no crítico e avançou para primeiro. Mas Floriano Pinheiro, que é um dos melhores e mais esforçados surfistas de Niterói, acertou uma forte batida na junção e foi devidamente valorizado pelos juízes. Ele virou em cima do Cofrinho, assumiu a liderança e manteve até o término da bateria. Agora ele largou na frente na corrida pelo prêmio de 10 dias de hospedagem no Hidden Bay Resort Mentawai oferecido para o campeão do ranking. Também faturou uma bolsa de um mês na Mombak Fit, uma prancha do André Cebola, um kit da Pena, da Túnel Crew, e leva vantagem para conquistar a sessão de tow-in com a equipe da Water Life Resgate. O carioca Fabiano Passos disputou três baterias seguidas e teve dificuldades para encontrar as ondas certas no mar balançado da decisão e terminou em quarto.

Floriano Pinheiro. Foto: Andre Cyriaco.

Master

Luiz Oberlander escolheu ondas com potencial e bateu forte na junção de uma direita e de outra esquerda para se tornar o campeão da Master. Com a vitória passou a ser o favorito para ganhar a passagem para o Peru oferecida pela Nusatur para o campeão do ranking. Bernard Broitman encaixou três manobras para a esquerda e garantiu a dobradinha niteroiense entre surfistas com mais de 35 anos. A disputa dessa final foi muito apertada e o carioca do Arpoador, Fabiano Passos, ficou em terceiro com menos de um ponto de diferença para o campeão. Luiz Menezes tinha uma onda boa mas ficou precisando de nota, finalizando em quarto.

Pódio da categoria Master. Foto: Andre Cyriaco.

Mirim

Caio Knappi é uma das promessas do surf de Niterói, ele arriscou tudo em uma forte batida na junção, recebeu a maior nota da decisão e foi o campeão da Mirim. Pelo título, faturou uma prancha da BoardsLab com o desenvolvimento de um modelo específico para ele e um curso completo sobre todos os processos de fabricação de uma prancha com o shaper Alexandre Caputo. Diego Brígido também surfou muito e ficou a meio ponto da vitória. Yan Feder e Matheus Guimarães completaram a bateria em terceiro e quarto, respectivamente.

Caio Knappi. Foto: Andre Cyriaco.

Junior

A final da Junior foi muito equilibrada e a diferença entre o primeiro e o quarto colocado foi de menos de um ponto. O carioca Vitor Brígido conseguiu a virada e a vitória nos instantes finais sobre o saquaremense Kauai Marinho, que abriu bem a decisão e tinha liderado praticamente toda bateria. O irmão mais novo do campeão, Diego Brígido surfou uma boa direita mas faltou a segunda nota, finalizando em terceiro. Yan Feder também tinha uma boa nota, precisava de outra baixa e terminou em quarto.

Vitor Brigido. Foto: Andre Cyriaco.

Kahuna

Outro representante da capital do Estado, Luiz Menezes é assíduo frequentador dos campeonatos da ASN e garantiu a vitória da Kahuna. O niteroiense Marcelo Ribeiro acertou manobras arriscadas e quase completou um tubo profundo, parando em segundo. O humorista Duca Pantaleão ficou em terceiro, e o carioca Eduardo Chalita que optou em surfar mais para o meio da praia, não conseguiu encontrar as ondas com potencial e fechou sua participação em quarto.

Luiz Menezes. Foto: Andre Cyriaco.

Grand Kahuna

O experiente surfista local, Alfredo Simon, mostrou que o treinamento na Mombak Fit está fazendo a diferença e subiu no lugar mais alto do pódio na Grand Kahuna. Marcos Brandão encontrou uma boa esquerda nos instantes finais mas bateu na trave e ficou em segundo. Carlos Alexandre Japão acertou uma forte rasgada e uma direita mas ficou precisando da segunda nota e terminou em terceiro. Carlos Eduardo Ninho completou a confraternização entre as lendas do surf niteroiense na quarta colocação.

Pódio da categoria Grand-Kahuna. Foto: Andre Cyriaco.

O clima de amizade, os reencontros e a confraternização entre os envolvidos marcaram mais um evento da ASN. No término todos estavam muito satisfeitos com o sucesso do campeonato. A segunda etapa está agendada para acontecer nos dias 7 e 8 de setembro.

O Circuito ASN 2019 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, Lanchonete Puro Suco, Hidden Bay Resort Mentawai, Pena, Nusa Tur, Túnel Crew, Mombak Fit, Water Life Resgate, Millennium Foam, BoardLabs, André Cebola Shaper, Black Design e Pranchas Bou.

Por João José Macedo