Gabriel Medina dá o primeiro passo rumo ao título mundial

O fenômeno de Maresias e mais quatro brasileiros estrearam com vitórias no Moche Rip Curl Pro e passaram direto para a terceira fase da etapa portuguesa do WCT em Peniche

A ventania que impediu o início do Moche Rip Curl Pro nos dois primeiros dias do seu prazo, deu uma trégua na terça-feira para dar a largada no penúltimo desafio do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014 em Portugal. As condições do mar estavam favoráveis para voar e Gabriel Medina comandou o ataque da Força Aérea Brasileira em Supertubos. Dos sete concorrentes ao título mundial da temporada, Kelly Slater, Joel Parkinson e Taj Burrow, também venceram suas baterias e passaram direto para a terceira fase. Mas, Mick Fanning terá que encarar a repescagem, assim como John John Florence que perdeu para o potiguar Jadson André e Michel Bourez, derrotado pelo paulista Filipe Toledo. Outros dois brasileiros estrearam com vitórias, os paulistas Adriano de Souza e Miguel Pupo, com o catarinense Alejo Muniz e o carioca Raoni Monteiro sendo os únicos a cair para a repescagem em Peniche.

A etapa portuguesa do WCT, que pode decidir o título mundial para Gabriel Medina, começou e parou após a sétima bateria para aguardar a melhor maré para fechar a primeira fase. Foi a conta certa para todos os concorrentes ao título estrearem nas boas ondas de 3-5 pés da manhã da terça-feira em Supertubos. O fenômeno de Maresias ainda precisa vencer mais uma bateria para ligar o botão da contagem regressiva para confirmar o primeiro título do Brasil na história do Circuito Mundial por antecipação em Portugal, antes do Billabong Pipe Masters que fecha a temporada nos dias 8 a 20 de dezembro em Banzai Pipeline, no Havaí.

“Estava muito difícil a condição do mar lá fora. Você tinha que estar no lugar certo na hora certa, senão não conseguia pegar boas ondas”, disse Gabriel Medina. “Eu acho que tive um pouco de sorte, então estou amarradão por conseguir vencer a bateria e passar direto para a terceira fase. O que me impressionou aqui hoje (terça-feira) foram os fãs, que são realmente apaixonados pelo nosso esporte. Estou gostando bastante do apoio que venho recebendo, sem colocar mais pressão sobre mim e tudo isso acaba me motivando ainda mais”.

Medina usou os aéreos para tirar duas notas na casa dos 7 pontos e carimbar a faixa do atual campeão do Moche Rip Curl Pro, Kai Otton, que foi mandado para a repescagem junto com um dos convidados desta etapa e também australiano, Jacob Willcox. Se vencer mais uma bateria, ele já troca os 1.750 pontos do seu pior resultado por 4.000 do nono lugar em Portugal e acaba com as chances de dois adversários, o australiano Taj Burrow e o taitiano Michel Bourez. Além disso, obriga Kelly Slater a chegar nas semifinais para levar a decisão do título para o Havaí, Mick Fanning precisaria ser finalista para continuar na briga, enquanto o também australiano Joel Parkinson e o havaiano John John Florence teriam que vencer o Moche Rip Curl Pro e ainda o Billabong Pipe Masters para superar os 58.800 pontos que o brasileiro garantiria no ranking com a classificação para a quarta fase em Peniche.

Antes da estreia do brasileiro, cinco concorrentes ao título já haviam competido em Supertubos. Kelly Slater estava perdendo para Matt Wilkinson até achar um tubo que valeu a maior nota do dia – 9,67 – e a virada no resultado para 17,00 a 16,07 pontos sobre o australiano. Ninguém superou o placar de Slater e Wilkinson, que tinha começado a bateria também com um tubaço nota 9,57, poderia ter vencido as três primeiras baterias do dia com a sua pontuação. Até ali, ele só não superava Slater e o havaiano Sebastian Zietz, que atingiu 16,10 contra o número 3 do ranking, Mick Fanning. O carioca Raoni Monteiro ficou em último neste confronto, mas esta foi a única derrota verde-amarela na manhã da terça-feira em Supertubos.

“É sempre difícil competir em condições como essas de hoje (terça-feira), ainda mais quando seu oponente começa com uma nota de quase 10 pontos”, disse Kelly Slater. “Eu só queria surfar algumas ondas boas para avançar e continuar vivo na disputa do título mundial. Mas, o Gabriel (Medina) é um forte concorrente. Ele quer ganhar o título mais do que ninguém e na sua idade eu era exatamente igual. Você pode ver como ele gosta de surfar, de melhorar o que já vem fazendo e ele tem muitas habilidades, mas vou lutar enquanto tiver chances”.

VINGANÇA A LA FRANCESA – Entre os brasileiros, o primeiro a competir na terça-feira foi Jadson André, que deu o troco em John John Florence, vingando a derrota sofrida para o havaiano na decisão do título do Quiksilver Pro France. O potiguar está em ótima fase e no sábado conquistou o bicampeonato no ASP Prime Cascais Billabong Pro também em Portugal. Agora, estreia em Peniche com mais uma grande apresentação, somando notas 7,83 e 8,10. John John ficou em último na bateria e foi o primeiro concorrente ao título mundial a ser mandado para a repescagem.

“Fico muito feliz em estar conseguindo surfar bem e porque os juízes estão gostando também”, disse Jadson André. “Não estava fácil o mar hoje (terça-feira) e você tinha que ter um pouco de sorte para achar as ondas certas. Minha tática era de sair pegando várias ondas porque não dá para perder muito tempo escolhendo a que você acha que vai ser boa, então estou feliz que deu tudo certo e consegui minha classificação direta para a terceira fase”.

O segundo desafiante ao título mundial a cair para a repescagem foi o atual campeão Mick Fanning, que não teve qualquer chance contra um inspirado Sebastian Zietz. O havaiano surfou as melhores ondas da bateria para vencer por 16,10 pontos. E a terceira derrota dos cabeças de chave aconteceu no último confronto da manhã, com Filipe Toledo conquistando a terceira vitória verde-amarela com a nota 8,5 da sua melhor apresentação. Assim como John John Florence contra Jadson André, o taitiano Michel Bourez ficou em último lugar e vai ter que passar pela repescagem para continuar com chances matemáticas de brigar pelo título mundial.

DEPOIS DA PARADA – O campeonato parou bem na hora que ia entrar a bateria da participação dupla do Brasil, com o paulista Adriano de Souza e o catarinense Alejo Muniz disputando uma vaga direta para a terceira fase com o australiano Julian Wilson. Era a estreia de dois surfistas que já festejaram vitória no Rip Curl Pro de Portugal. Em 2011, Mineirinho ganhou uma final eletrizante contra Kelly Slater e Julian venceu de virada a decisão de 2012 contra Gabriel Medina, na onda que surfou nos últimos segundos da bateria.

A interrupção foi para aguardar a melhor maré em Supertubos para dar continuidade à competição. Ela retornou às 15h00 e Adriano de Souza confirmou sua condição de cabeça de chave na quarta vitória brasileira do dia. As ondas ainda não estavam boas e Mineirinho totalizou 12,83 pontos, contra 10,60 de Alejo Muniz e apenas 9,56 do australiano Julian Wilson. Depois, o paulista Miguel Pupo fechou a participação verde-amarela na primeira fase com mais um triunfo sobre o australiano Adam Melling e o norte-americano Kolohe Andino.

SELEÇÃO BRASILEIRA – Dos sete surfistas que formam a seleção brasileira na atual elite dos top-34 do WCT, Alejo Muniz e Raoni Monteiro são os únicos que não estão conseguindo garantir suas permanências para o ano que vem em nenhuma das duas listas classificatórias. Ambos estão fora do grupo dos 22 que são mantidos na divisão principal e também da lista dos dez indicados pelo ASP Qualification Series.

Por outro lado, pelo ranking de acesso liderado pelo potiguar Jadson André, estão entrando no momento cinco novidades do Brasil para disputar o título mundial de 2015, os paulistas Wiggolly Dantas e Jessé Mendes, os catarinenses Tomas Hermes e Willian Cardoso e o potiguar Italo Ferreira. Para completar a ótima temporada, só falta mesmo Gabriel Medina conseguir o inédito caneco de campeão mundial para o Brasil, quem sabe até agora em Portugal.

POSSIBILIDADES DO TÍTULO MUNDIAL SER CONFIRMADO EM PORTUGAL:

– 25.o ou 13.o lugar de Gabriel Medina, o título fica para ser decidido no Havaí – Kelly Slater segue na briga com qualquer resultado e assume a liderança do ranking com vitória em Portugal, mas Mick Fanning precisaria chegar nas quartas de final para ter chances de título no Havaí, Joel Parkinson e John John Florence só ficam na disputa se forem finalistas em Portugal, enquanto para Taj Burrow e Michel Bourez só interessa a vitória nas duas etapas

– 9.o lugar na Quinta Fase – acabam as chances de Taj Burrow e Michel Bourez e Gabriel Medina será campeão mundial se Kelly Slater não chegar nas semifinais, se Mick Fanning não for finalista e se Joel Parkinson e John John Florence não vencerem o campeonato

– 5.o lugar nas Quartas de Final – Joel Parkinson e John John Florence saem da corrida do título e Gabriel Medina será campeão mundial se Kelly Slater não for um dos dois finalistas e se Mick Fanning não vencer a etapa

– 3.o lugar nas Semifinais – Gabriel Medina será campeão mundial se Kelly Slater ou Mick Fanning não forem o vencedor da etapa portuguesa

– 2.o lugar na Grande Final – Mick Fanning sai da briga e Gabriel Medina será campeão mundial se Kelly Slater não for o vencedor, o que levaria a decisão do título para Banzai Pipeline no Havaí

– 1.o lugar – a vitória no Moche Rip Curl Pro Portugal garante o título mundial de 2014 para Gabriel Medina, mesmo que a bateria final seja contra Kelly Slater

O Moche Rip Curl Pro Portugal está sendo transmitido ao vivo na internet pelo www.aspworldtour.com e o link também pode ser acessado através do www.aspsouthamerica.com clicando-se no banner do evento na capa da página da ASP South America.

—————————————————————————————
João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America
(48) 9988-2986 – jcarvalho@aspworldtour.com
———————————————————————————-

PRIMEIRA FASE DO MOCHE RIP CURL PRO – Vitória=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: 1-Taj Burrow (AUS)=12.10, 2-Fredrick Patacchia (HAV)=8.97, 3-Travis Logie (AFR)=7.37
2.a: 1-Jadson André (BRA)=15.93, 2-Brett Simpson (EUA)=12.60, 3-John John Florence (HAV)=11.10
3.a: 1-Joel Parkinson (AUS)=15.83, 2-C. J. Hobgood (EUA)=9.24, 3-Jeremy Flores (FRA)=8.47
4.a: 1-Sebastian Zietz (HAV)=16.10, 2-Mick Fanning (AUS)=10.66, 3-Raoni Monteiro (BRA)=4.83
5.a: 1-Kelly Slater (EUA)=17.00, 2-Matt Wilkinson (AUS)=16.07, 3-Nic Von Rupp (PRT)=7.50
6.a: 1-Gabriel Medina (BRA)=14.27, 2-Kai Otton (AUS)=12.83, 3-Jacob Willcox (AUS)=8.43
7.a: 1-Filipe Toledo (BRA)=14.33, 2-Aritz Aranburu (ESP)=8.73, 3-Michel Bourez (TAH)=7.53
8.a: 1-Adriano de Souza (BRA)=12.83, 2-Alejo Muniz (BRA)=10.60, 3-Julian Wilson (AUS)=9.56
9.a: 1-Jordy Smith (AFR)=16.60, 2-Mitch Crews (AUS)=12.83, 3-Adrian Buchan (AUS)=7.60
10: 1-Miguel Pupo (BRA)=10.60, 2-Adam Melling (AUS)=10.50, 3-Kolohe Andino (EUA)=7.37
11: 1-Josh Kerr (AUS)=15.13, 2-Bede Durbidge (AUS)=14.00, 3-Dion Atkinson (AUS)=10.60
12: 1-Owen Wright (AUS)=16.16, 2-Tiago Pires (PRT)=12.93, 3-Nat Young (EUA)=10.27

SEGUNDA FASE – REPESCAGEM – Vitória=Terceira Fase / Derrota=25.o lugar com US$ 8.000 e 500 pontos:
1.a: Mick Fanning (AUS) x Jacob Willcox (AUS)
2.a: John John Florence (HAV) x Nic Von Rupp (PRT)
3.a: Michel Bourez (TAH) x Raoni Monteiro (BRA)
4.a: Kolohe Andino (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
5.a: Nat Young (EUA) x Brett Simpson (EUA)
6.a: Bede Durbidge (AUS) x Travis Logie (AFR)
7.a: Adrian Buchan (AUS) x Aritz Aranburu (ESP)
8.a: Julian Wilson (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
9.a: Fredrick Patacchia (HAV) x Mitch Crews (AUS)
10: C. J. Hobgood (EUA) x Adam Melling (AUS)
11: Matt Wilkinson (AUS) x Dion Atkinson (AUS)
12: Kai Otton (AUS) x Tiago Pires (PRT)

TOP-22 DO RANKING DO SAMSUNG GALAXY ASP WORLD TOUR 2014 – 9 etapas:
1.o: Gabriel Medina (BRA) – 56.550 pontos
2.o: Kelly Slater (EUA) – 50.050
3.o: Mick Fanning (AUS) – 43.600
4.o: Joel Parkinson (AUS) – 43.100
5.o: John John Florence (HAV) – 41.950
6.o: Taj Burrow (AUS) – 41.700
7.o: Michel Bourez (TAH) – 40.250
8.o: Adriano de Souza (BRA) – 37.550
9.o: Jordy Smith (AFR) – 35.400
10: Kolohe Andino (EUA) – 34.650
11: Josh Kerr (AUS) – 31.000
12: Owen Wright (AUS) – 30.650
13: Nat Young (EUA) – 29.900
14: Bede Durbidge (AUS) – 23.700
15: Miguel Pupo (BRA) – 23.400
16: Adrian Buchan (AUS) – 22.700
17: Julian Wilson (AUS) – 19.250
18: Filipe Toledo (BRA) – 18.750
18: Fredrick Patacchia (HAV) – 18.750
20: Jadson André (BRA) – 18.250
21: C. J. Hobgood (EUA) – 17.700
22: Sebastian Zietz (HAV) – 16.700
——-outros brasileiros:
29: Alejo Muniz (BRA) – 11.700 pontos
35: Raoni Monteiro (BRA) – 4.500