Garotada enfrenta mar pesado em Jaconé

Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

A previsão das ondas se confirmou e a Direção Técnica da FESERJ foi rápida e transferiu as disputas amadoras do Maricá Surf Pro AM para o canto direito de Jaconé. O palco principal do evento, Ponta Negra, ficou sem condições para o surfe. De qualquer forma, os surfistas da nova geração do Rio e de outros estados tiveram que mostrar coragem neste sábado (30), pois o pico funcionou com séries acima dos 2 metros em alguns momentos. Nesse cenário, o destaque foi o saquaremense Rickson Falcão, autor dos dois maiores somatórios do dia.

Clique aqui e veja todos os resultados e as próximas baterias do Maricá Surf Pro AM 2022.

Com a segurança da equipe do Surf Resgate, além de guarda-vidas da região, os atletas das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 (feminino e masculino) enfrentaram as pesadas ondas de Jaconé. Rickson entrou na água pela primeira vez no dia no início da tarde, e fez bonito.

Rickson Falcão, Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

Rickson Falcão, Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

Pela Sub-16 masculina, Rickson marcou 8.25 pontos na melhor performance da bateria, a segunda melhor do dia. “Estou muito amarradão. As condições estão muitos difíceis, mar bem pesado, correnteza bem forte, difícil de varar a arrebentação. Consegui duas ondas boas que valeram minha classificação, principalmente a esquerda, que fiz uma manobra boa na junção. Estou muito feliz, treinando muito pra isso. Vamos com tudo para o próximo round”, disse Rickson, que venceu a segunda bateria da categoria com 13.40 pontos, a maior média do sábado.

Na segunda apresentação no dia, válida pela categoria Sub-18 masculina, Rickson avançou para a segunda fase com 13.25 pontos, segundo maior somatório do sábado.

Jaconé, Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

Jaconé, Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

Outro destaque no dia foi Gabriel Klaussner, paulista que venceu a última disputa do dia com virada perto do fim. Gabriel não estava bem no duelo, mas fez 8.50 pontos, a maior nota do sábado, e nos últimos instantes pegou uma direita e avançou em segundo lugar no confronto vencido pelo catarinense que compete pelo Rio, Yan Sondahl.

“Fiquei boiando ‘duas horas’ ali, aí veio a esquerda e eu pensei, ‘vou dar na cara dela”. E acertei a manobra, fiz 8.50 pontos e fiquei tomando as bombas ali. Passei na raça. Aí consegui pegar a direitinha restando segundos e deu tudo certo”, disse Gabriel, que também comentou sobre a melhor onda do dia. “(O mar) Está difícil, balançado e a série está muito espaçada. Fiquei esperando a bomba, mas demorou dez minutos pra vir. Fiquei apertado na bateria, mas virei na última”.

Lanay Thompson, Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

Lanay Thompson, Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

As disputas amadoras do Maricá Surf Pro AM 2022 começaram com a garotada da categoria Sub-12, e Lanay Thompson fez bonito. A carioca venceu a primeira bateria entre as meninas, com direito a nota 7.50 pontos conquistada numa direita que abriu até a beira. Outro surfista do Recreio dos Bandeirantes, Petrus Dantas, também arrebentou na categoria. Ele marcou 8.00 pontos na sua melhor performance e garantiu vaga na final.

Próxima chamada – A próxima chamada para o Maricá Surf Pro AM 2022 acontece neste domingo (31) no palanque principal, localizado na praia de Ponta Negra, às 7h30 (de Brasília).

Maria Eduarda Viana, Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

Maria Eduarda Viana, Maricá Surf Pro AM 2022. Foto: Gleyson Silva.

Ao vivo – Este sábado (30), devido a problemas técnicos ocasionados com a transferência das disputas para Jaconé, o Maricá Surf Pro AM 2022 não teve transmissão ao vivo. Caso neste domingo a competição aconteça no palco principal, as imagens serão veiculadas no canal da FESERJ do Youtube.