Guarujá recebe a final do 15º Rip Curl Grom Search no sábado e domingo
A praia de Pitangueiras, em Guarujá, no litoral paulista, recebe a grande final do 15º Rip Curl Grom Search, nos próximos sábado e domingo (22 e 23). Apresentado por Wizard, o principal circuito sub16 do Brasil chega à terceira etapa tendo como grande atração a definição dos títulos das categorias mirim e feminina, valendo vagas ao evento internacional, em abril de 2015.
Os campeões do tour estarão classificados ao Rip Curl Grom Search International (que este ano será realizado na Indonésia) e ganharão intercâmbio, com curso de inglês de um mês na Austrália, no Holmes College, incluindo passagens aéreas e hospedagem em casa de família. “Um prêmio sensacional para um surfista que está se preparando para ter um futuro no esporte. O curso de inglês é um grande incentivo, até por ser na Austrália”, afirma Fernando Gonzalez, coordenador do evento.
Depois de muitos anos realizado na Austrália, junto ao Rip Curl Pro, em Bells, o Rip Curl Grom Search International será realizado nas ondas de Lakey Peak, em Sumbawa, na Indonésia, entre 6 e 9 de maio. O Brasil estará representado por Gustavo Ramos, de Santa Catarina, e Kayane Reis, do Rio de Janeiro. Os dois viajam à Austrália para intercâmbio e, de lá, ganham passagens para a Indonésia.
Já na briga para as vagas de 2015, o fenômeno Samuel Pupo divide o favoritismo com Weslley Dantas, na categoria mirim (até 16 anos). Quem também chega com chances é Théo Fresia. Samuca, que na etapa passada, no Rio de Janeiro, já faturou o título da categoria iniciante (limite de 14 anos), pode erguer a taça antes mesmo das finais, dependendo dos resultados de seus rivais.
Entre as meninas (também no máximo 16 anos), Kayane Reis tem tudo para comemorar o bicampeonato. Suas adversárias diretas serão Karol Ribeiro, campeã em 2012, e Yanca Costa, vindo de vitória no Rio de Janeiro. Já nas outras duas categorias, os títulos já têm donos. Samuel Pupo, na iniciante, e Eduardo Motta, na grommet (12 anos para baixo) venceram tanto em Tramandaí/RS, quanto no Rio de Janeiro. Samuca, inclusive, comemorou o seu terceiro título no evento – foi bicampeão grommet.
NA AREIA – Além das disputas no mar, o Rip Curl Grom Search faz valer seu slogan: “Muito mais do que um campeonato de Surf”, com diversas ações na areia, como a doação de mudas nativas, a distribuição de pipas, ambas para o público e atletas, além das pinturas personalizadas de pranchas e a tradicional confraternização dos competidores (realizada domingo logo após a premiação). “Nesta etapa, a novidade será a tenda com sessões de alongamento, aquecimento e massagens aos atletas, com o preparador físico Fabricio Magalhães, da F3 Studio de treinos funcionais”, revela Fernando Gonzalez.
Quem não puder ir à praia terá a opção de acompanhar tudo o que acontece no evento pela transmissão ao vivo pela internet, no link http://br.ripcurl.com/
INSCRIÇÕES – Para participar da etapa, os atletas devem garantir vaga até quinta-feira, enviando e-mail para inscricao@fpsurf.com.br, com o pagamento realizado em dinheiro no evento. A taxa é de R$ 60,00. A Federação Paulista de Surf informa que atleta que fizerem a reserva e não comparecerem terão o nome enviado para as principais entidades do Brasil e não poderão participar de outro evento enquanto não quitarem o débito. Mais informações sobre o evento no site www.ripcurl.com.br.
O Rip Curl Grom Search 2014 é apresentado por Wizard, maior escola de idiomas do Brasil, com patrocínios das lojas Lipsul, WQSurf e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, Study Way Intercâmbio, Skygraf do Brasil, prefeituras municipais de Tramandaí, Rio de Janeiro e Guarujá. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf (CBS), federações Gaúcha (FGS), Carioca (FESERJ) e Paulista (FPS) de Surf. Divulgação da FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir.
RAKING APÓS 2 ETAPAS
MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Samuel Pupo/SP – 1900
2 Douglas Silva/PE – 1.620
3 Weslley Dantas/SP – 1.387
4 Luy Arman/RS – 1.187
FEMININA (ATÉ 16 ANOS)
1 Kayane Reis/RJ – 1.900
2 Luara Thompson/RJ – 1.620
3 Karol Ribeiro/RJ – 1.431
4 Anna Julia Junkes/SC – 1.260
INICIANTE (ATÉ 14 ANOS)
1 Samuel Pupo/SP – 2.000 (campeão por antecipação)
2 Mateus Lima/SP – 1.341
2 Pedro Dib/SP – 1.341
4 João Vitor Chumbinho/RJ – 1.287
GROMMET (ATÉ 12 ANOS)
1 Eduardo Motta/SP – 2.000 (campeão por antecipação)
2 Vinicius Parra/SP – 1.556
3 Wallace Vasco/SC – 1.466
4 Daniel Templar/RJ – 1.182