Guilherme Herdy fez a mala em Itacoatiara


Aconteceu nos dias 2 e 3 de novembro a terceira e decisiva etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013. O evento reuniu os melhores surfistas niteroienses, que travaram disputas emocionantes nas pesadas e tubulares ondas de Itacoatiara, em busca da farta premiação distribuída pela Associação de Surfe de Niterói.

A opção pelo adiamento na semana anterior foi acertada, pois após a entrada da ressaca no meio da semana o fundo de areia ficou muito bom, proporcionando altas ondas no canto do Costão. No sábado quebrou ondas de 1,0m a 1,5m tubulares e fortes com vento terral, que deixou o mar muito bonito. Neste primeiro dia de competição foram disputadas todas as fases classificatórias.

Muitos tubos e pontuações altas foram registradas, e os destaques foram para Guilherme Herdy e Raphael Guimarães, que entubaram profundo para receber a nota máxima dos juízes e os aplausos do público na areia.

No domingo o mar perdeu intensidade e apresentou ondas em torno de 1,0m. O dia decisivo foi reservado para as baterias finais, e estavam em jogo passagens internacionais. Mais uma vez o ex-top do WCT, Guilherme Herdy, mostrou que está motivado e surfando muito. Ele faturou a etapa e o ranking das categorias Open e Master, levou duas pranchas zeradas para casa, e vai arrumar as malas rumo à Indonésia e ao Peru, por ter conquistado as passagens oferecidas pela Qatar Airways, Taca Air Lines e AIT Surf Operadora de Turismo.

A final da Grand Master foi a primeira a entrar na água. Rafael Mignani escolheu boas ondas e venceu mais uma etapa este ano. Marcílio Marques havia garantido o título do ranking ao avançar para a final. Também fez bonito nesta etapa, e conseguiu a segunda colocação. Guilherme Reis e Mitra Melo terminaram em terceiro e quarto, respectivamente.

Com a ausência do Victor Ribas e Milton Morbeck, Herdy avançou para a final da categoria Master, e garantiu uma passagem para o Peru ainda no sábado. Para não deixar dúvidas, ele conseguiu as maiores notas e também venceu a etapa. O big rider local, Eric Gonçalves, encontrou uma boa esquerda no começo da bateria e ficou em segundo. Junior Silveira, catarinense radicado na cidade do Rio e frequentador assíduo dos campeonatos em Itacoatiara, foi o único visitante a avançar para uma final. Tem as fortes batidas de backside como sua principal arma. Chegou a liderar a decisão, mas devido ao grande equilíbrio terminou em terceiro. Felipe Perin completou a final em quarto.

A Open Interna foi a final mais emocionante do dia. Pedro Todaro acertou um bonito aéreo reverse e garantiu o título da etapa. Faltando 9 minutos para o término ele já tinha surfado a quantidade de ondas permitida em uma bateria. Para atingir o degrau mais alto do ranking ele precisava torcer para o Raphael Guimarães finalizar em quarto. Quando foi avisado que o mesmo estava em terceiro, Pedrinho foi para beira passar instruções para Bernard Broitman, que encontrou uma boa esquerda e conseguiu a nota para avançar uma posição. Raphael Guimarães ainda teve uma chance no minuto final, mas errou a segunda manobra e terminou em quarto. Com essa combinação, Todaro conquistou o título do ano e uma passagem aérea para o Peru. O trigêmeo Ben Borges foi o segundo, mas lutou muito até o final e por pouco não estragou a festa do Pedro.

A disputa pela maior premiação da ASN só foi definida na última bateria do ano. Depois do show de tubos no sábado, Branquelo provou que se adapta a qualquer condição de mar. Em ondas de meio a um metro ele imprimiu muita pressão em suas batidas e fechou o dia com chave-de-ouro. Conquistou sua segunda vitória na etapa, e consolidou o topo do ranking na categoria Open. Pelo segundo ano consecutivo, o melhor surfista niteroiense da atualidade vai viajar para Bali no conforto das aeronaves da Qatar Airways. Pedro Todaro não completou seus tradicionais aéreos, mas também bateu com força nas ondas que encontrou e ficou em segundo. Guilherme Sodré voltou a competir depois de um bom tempo e empatou em pontos com Pedro. No critério de desempate, terminou em terceiro. Raphael Guimarães entrou na água com chances de levar a passagem. Ele precisava vencer e torcer para Guilherme parar no terceiro posto. Se esforçou bastante, mas só conseguiu a quarta colocação.

A categoria Junior na ASN foi adiada em respeito ao calendário da FESERJ, que realizou a terceira etapa do circuito estadual sub-18 no último final de semana. A decisão acontecerá no dia 9 de novembro em Itacoatiara, simultaneamente ao Niterói Surf Treino, com as disputas da categoria Open Interno, sem limite de idade e exclusivo para os surfistas niteroienses.

O calendário do mês de novembro está bem movimentado, e ainda tem programada a terceira etapa do Circuito ASN Nova Geração para os dias 16 ou 17.

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013 tem patrocínios da Cervejaria Noi, Compão, WQSurf, Qatar Airways, Taca Air Lines, AIT Surf Operadora de Turismo, Hot Buttered, Vibe, Pro-Lite, Trísion Eyewear, Cesar Luna Surfboards, André Cebola Shaper, Pranchas BOU, Hillstone, Oceanside, Hanga Bay, Bustle, Todaro, TSN, Energéticos Mad Dog, Águas de Niterói e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Por João José Macedo
Fotos: Pedro Todaro e Patrícia Reis

Divulgação ASN Biênio 2013/14
www.asn.org.br