Guilherme Sodré Vence Mais Uma em Itacoatiara

Nos dias 30 e 31 de agosto, o mar de Itacoatiara mostrou sua força no segunda etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2014. No primeiro dia de competição, bombas de dois metros quebravam intensamente no meio da praia. No canto do Costão, onde as baterias foram disputadas, o banco de areia raso, maré vazia e correnteza, dificultavam as ações dos competidores nas ondas de até um metro e meio.

No domingo decisivo, o sol brilho forte e o público compareceu para acompanhar as finais em boas ondas de um metro com brisa de terral.

O evento contou com um grande contingente de cariocas, além de surfistas de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Diferente da primeira etapa, quando os visitantes dominaram as ações, desta vez os niteroienses venceram cinco categorias contra uma dos surfistas das outras cidades.

Guilherme Herdy mostrou conhecimento, experiência e muita habilidade para andar por dentro dos canudos de Itacoá. Ele conseguiu as maiores notas e somatórios do campeonato, e arrancou o único 10 dos juízes, depois de entubar profundo em uma onda da série, na semifinal da Open.

Uma curiosidade que aconteceu na principal categoria foi que os quatro finalistas da primeira etapa foram os mesmos da segunda, o que manterá todos vivos na batalha pelo título do ranking na terceira e última etapa, deixando equilibrada a disputa pelos 10 dias de hospedagem no Ulau Manua Resort Mentawai, no arquipélago da Indonésia, e pela gravação do vídeo em super câmera lenta produzida pela MR Sport Films.

Na final, Guilherme Sodré optou em se posicionar mais para o meio da praia, manobrou com consistência, venceu a segunda vez no ano e disparou na liderança do ranking com 2000 pontos. Ele vai poder desfrutar mais uma vez de um final de semana na Pousada Itamambuca Casa de Praia, em Ubatuba. Thiago Villar conseguiu a segunda colocação e chegou a 1629. Marco Antonio Cofrinho repetiu a posição da primeira etapa, foi o terceiro e agora soma 1620. Guilherme Herdy não encontrou boas ondas na final, terminou em quarto, e ficou empatado na vice-liderança do circuito com 1629.

Já na Master, o Branquelo começou forte a bateria e se manteve no topo até o fim. Com a vitória chegou a 1900 pontos. O competitivo Rafael Mignani ficou em segundo. O carioca Milton Morbeck foi o terceiro e com 1810 está na cola do Guilherme na disputa pelo ranking e por uma das passagens para o Peru, oferecidas pela Avianca e AIT Surf Operadora de Turismo. O big rider Rafael Curi completou a final em quarto.

Na Grand Master, Luiz Menezes venceu mais uma e manteve 100% de aproveitamento em 2014. Com 2000 pontos só precisa da sétima colocação na terceira etapa para conquistar o título do ano. Gutemberg Goulart tinha uma nota muito boa, mas precisou de outra onda de qualidade e terminou em segundo. Rafael Mignani foi o terceiro e o humorista Duca Pantaleão o quarto.

A Junior contou com a presença dos melhores atletas de até 18 anos no Estado. Pedro Neves, do Recreio dos Bandeirantes, manobrou com força e venceu com folga. Com isso somou 1810 pontos no ranking. Com a segunda colocação na etapa, o niteroiense Matheus Rodrigues chegou a 1900 e manteve a ponta do ranking. Os dois duelarão na última etapa em busca de uma passagem para o Peru. Lucas Paes foi o terceiro e Victor Bakker, da Joatinga, ficou em quarto.

A disputa da Mirim foi uma das mais equilibradas. O único surfista local na decisão encontrou a onda salvadora, aplicou duas fortes batidas e conseguiu a virada nos instantes finais. Chegou a 1900 pontos e deu um importante passo para conquistar uma das passagens para o Peru. O carioca Vitor Ferreira teve uma chance para reconquistar a liderança da final, mas não recebeu a nota suficiente para vencer. Com o vice na etapa chegou a 1629 pontos. Bernardo Ribeiro ficou em terceiro e Victor Soares em quarto. Com 1729, o carioca é o vice-líder do circuito.

A final da Iniciante foi formada por dois niteroienses contra dois visitantes. Dobradinha para os surfistas locais, com a vitória do Danilo de Souza e a segunda colocação do Valentino Belga. Bernardo Ribeiro, de Arraial do Cabo, foi o terceiro, e o atual líder do circuito brasileiro, Vitor Ferreira, terminou em quarto. O ranking ficou embolado com Danilo somando 1900, Vitor tem 1729, e Valentino 1710 pontos.

Na entrega da premiação, o experiente Milton Morbeck mencionou a escassez de eventos na cidade e no estado do Rio, e parabenizou a Associação de Surfe de Niterói pelo trabalho que vem realizando há anos. Para todos que trabalham em prol do esporte na cidade, o reconhecimento é gratificante.

A terceira e última etapa está agendada para os dias 25 e 26 de outubro.

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2014 tem patrocínios da Cervejaria Noi, Lanchonetes Compão, Ulau Manua Resort Mentawai, Avianca, AIT Surf Operadora de Turismo, Pousada Itamambuca Casa de Praia, MR Sport Films, Pena, WQSurf, Hot Buttered, Maremoto, Aquax, Cena Urbana, Itacoá, TSN, Bustle, HillStone, Pranchas Bou, André Cebola Shaper, Cesar Luna Surfboard e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói.

 

Por João José Macedo

Fotos: Guilherme Milward

Divulgação ASN Biênio 2013/14

www.asn.org.br

www.facebook.com/asn.org.br