Itacoatiara Pro Junior 2019 – Julia Duarte, Laiz Costa e Rickson Falcão são campeões em Niterói

Etapa termina com disputas eletrizantes nas ondas do Pampo, o canto direito da praia niteroiense de Itacoatiara.

Finalizando o Itacoatiara Pro Junior 2019, que rolou no canto direito (Pampo) de Itacoatiara, em Niterói, mais três campeões foram consagrados num dos mais icônicos picos do país. Júlia Duarte levou o título na Feminino Pro Junior, enquanto Laiz Costa venceu na categoria Sub-16 feminina e Rickson Falcão levou a melhor na Sub-12.

O domingo amanheceu diferente em relação ao dia anterior, ainda meio na dúvida se deixava o sol sair ou se fechava o tempo de vez. Logo cedo, um vento sudoeste moderado deixava o mar mais bagunçado do que no sábado. Ainda assim, as ondas continuaram quebrando com cerca de 0,5 metro e séries maiores, permitindo a boa performance dos surfistas que competiram no Pampo, no último dia do Itacoatiara Pro Junior 2019, em Niterói.

Nomes de peso marcaram presença no derradeiro dia de disputas, com destaque especial para as cariocas Mariana Areno, Maju Freitas e Julia Duarte, que representarão o Brasil no Mundial da ISA, que acontece no final deste mês, em Huntington Beach, Califórnia (EUA).

Maju Freitas. Foto: OKA SURF / Iuri Corsini.

Com o desenrolar das ações, o vento foi parando e as condições deram uma melhorada da metade para o final da manhã. Na categoria Sub-12, que abriu os confrontos de domingo, os destaques ficaram por conta do saquaremense Rickson Falcão, que novamente mostrou um surfe acima da média, do cabofriense Pablo Gabriel, de apenas 10 anos, filho do surfista Paulo Roberto, que apesar da pouca idade já vem batendo de frente com a garotada mais velha, e também de Gabriel Dantas, local do Recreio, que surfou confiante e vem mostrando uma excelente evolução.

Não à toa, estes três, ao lado de outro expoente da mais nova geração de surf do Recreio dos Bandeirantes, João Victor Coutinho (que ainda é petiz), fizeram a grande final da categoria. Até perto do fim a situação estava embolada; Rickson e Gabriel se revezavam na liderança e Pablo Gabriel ameaçava a todo instante, e por muito pouco não conseguiu acertar uma manobra que possivelmente lhe renderia a virada. Porém, nos minutos finais, Rickson Falcão conseguiu melhorar sua situação com uma boa direita e consolidou-se na liderança para conquistar mais um título em sua incipiente e promissora carreira.

“É meu segundo título aqui em Niterói e graças a Deus deu tudo certo. A bateria foi muito difícil, com alto nível de atletas. Estou muito feliz de ter conseguido trocar minha nota na última onda e de ter acertado uma boa batida na junção no final. Queria parabenizar a galera que correu também, porque eles surfaram muito”, disse um aliviado e sorridente Rickson Falcão.

Rickson Falcão. Foto: OKA SURF / Iuri Corsini.

Na sequência, foi a vez das meninas da Sub-16 medirem forças na grande final. Ayme Rezende, Mariana Areno, Aysha Ratto e Laiz Costa fizeram uma bateria eletrizante. A local da Barra da Tijuca, Mariana Areno, grande favorita ao título, começou forte e parecia dominar o confronto. Porém, ela talvez não contasse com uma instigada Laiz Costa, que conseguiu a virada por uma diferença de menos de meio ponto, ao espremer a valinha de direita. Após decorridos os 20 minutos de bateria, o soar da buzina garantia o emocionante título de Laiz.

A mais nova da família Costa saiu da água sem parecer acreditar no resultado e mal conseguiu falar de tamanha emoção. “Tem anos que eu queria ganhar da Mariana, eu nem sei o que falar. Estou muito feliz! Estava muito pressionada no final, quase não consigo voltar na manobra da virada, mas deu tudo certo”, falou com a voz embargada a local do Recreio dos Bandeirantes, que garantiu o seguindo título da família – seu irmão, Cauã Costa, foi o campeão da Sub-16 no dia anterior.

Laiz Costa. Foto: OKA SURF / Iuri Corsini.

Na bateria mais aguardada do dia, Luana Paes juntava-se às três favoritas ao título: Maju Freitas, Julia Duarte e Mariana Areno. Deixando o melhor para o final, as meninas mostraram o porquê de estarem ali e o porquê de serem as favoritas. A briga pelo título ficou mesmo entre as nossas três representantes no ISA Junior Games. No final, após algumas trocas de posições e de liderança, foi a atual campeã brasileira da categoria, Julia Duarte, quem faturou o título. Maju Freitas quase conseguiu reassumir a liderança pouco antes do término, mas acabou ficando em segundo lugar, a pouco menos de um ponto de distância de Julia. Em terceiro, não muito distante das duas primeiras colocadas, ficou Mariana Areno.

Com os resultados do Feminino Pro Junior, Maju Freitas continua na liderança do ranking do circuito, com Julia Duarte em segundo e Mariano Areno em terceiro. Ainda faltam duas etapas para saber quem será a grande campeã do Circuito 2019.

Lembrando que, assim como no Masculino, a campeã do ranking geral Pro Junior (Sub-18) será premiada com uma surf trip nas ilhas Mentawai (Indonésia) no barco Maki Boat (@makiboat), durante a temporada 2020. A surf trip inclui apenas a estadia (11 dias de surf) no barco. Além disso, a FESERJ irá premiar com a passagem aérea Rio-Padang-Rio aquele (a) que for campeão(ã) da categoria mais disputada dentre as duas.

O Itacoatiara Pro Junior 2019, apresentado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, contou com seis categorias de base: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Feminino Sub-16, Pro Junior (Sub-18) e Feminino Pro Junior.

Patrocínio: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Prefeitura de Niterói | FESERJ

Apoio: Piranha Surf | Maki Boat

Apoio Institucional: Associação de Surf de Niterói (ASN)

Divulgação: Surfland | Waves

Informações: contato@feserj.org.br

Itacoatiara Pro Junior 2019

Resultados deste domingo

Feminino Pro Junior (Sub-18)

Campeã Julia Duarte 9.60
Vice-campeã Maju Freitas 9.00
3a Mariana Areno 6.00
4a Luana Paes 4.45

Feminino Sub-16

Campeã Laiz Costa 8.40
Vice-campeã Mariana Areno 8.15
3a Aysha Ratto 4.80
4a Ayme Rezende 1.90

Sub-12

Campeão Rickson Falcão 11.40
Vice-campeão Gabriel Dantas 8.65
3o Pablo Gabriel 7.05
4o João Vitor Coutinho 5.45

Resultados do sábado

Pro Junior (Sub-18)

Campeão Cauã Gonçalves 11.50
Vice-campeão Cauã Costa 11.45
3o Kalany Ratto 9.50
4o Diego Brígido 5.25

Sub-16

Campeão Cauã Costa 10.60
Vice-campeão Lucas Ribas 8.40
3o Cauã Gonçalves 8.10
4o Diego Brigido 6.55

Sub-14

Campeão Cauet Frazão 10.75
Vice-campeão Pablo Gabriel 6.40
3o Caique Gomes 5.60
4o Derik Silva 5.30