Kayane Reis defende o título do Rip Curl Grom Search em Tramandaí

PROMESSA YASMIN DIAS, DE TORRES, É OUTRO DESTAQUE FEMININO NA COMPETIÇÃO, NESTES SÁBADO E DOMINGO

Atual campeã e preparando-se para disputar a final internacional, na Austrália, a surfista Kayane Reis está confirmada na abertura do Rip Curl Grom Search, o principal circuito sub16 do País, nestes sábado e domingo (18 e 19), no Píer de Tramandai/RS. A atleta de Saquarema/RJ aparece como grande favorita e espera repetir o bom desempenho de 2013. “É um campeonato muito importante e quero surfar bem e ser bicampeã”, afirma.

“Minha expectativa para esse ano é conseguir um patrocínio bom, que me banque nos campeonatos mundiais”, destaca a surfista, que deve embarcar para a Austrália, para a final do Rip Curl Grom Search, no final de fevereiro. “Será demais. Estar junto com os atletas do WT, no Rip Curl Pro, em Bells, representar o meu País. Espero ter uma boa colocação lá”, revela a atleta.

No ano passado, além do título do Rip Curl Grom Search, Kayane faturou – de forma invicta – o Rip Curl Guarujaense de Surf, o Estadual do Rio de Janeiro na sub18 e também foi destaque na última etapa do Brasileiro Amador, faturado a open e sendo a segunda na júnior. Aos 15 anos de idade, ela começou a surfar aos três, incentivada pelo pai, Marcelo Alves, que já foi técnico da surfista profissional Alessandra Vieira. “Ele me colocou para surfaf, gostei e estou até hoje”, diz.

TALENTO LOCAL – Ainda na categoria feminina, o destaque na etapa promete ser Yasmin Dias, talento local de apenas dez anos. Apesar da pouca experiência em campeonatos, ela chega cotada, depois do primeiro lugar na categoria grommets (competindo contra meninos) na etapa inicial da ASTRI e o terceiro lugar feminino no Pro/Am de Torres, ambos ano passado.

“Surfo desde os oito anos, com o meu pai e comecei a competir no meio do ano passado. Cada trofeuzinho que eu tenho é muito importante”, conta a surfista de Torres. “O nosso projeto em 2014 é subir para Santa Catarina para competir. O Rip Curl Grom Search seria para 2015, mas como esse ano será aqui, vou participar para ganhar experiência”, anuncia a surfista, sempre supervisionada de perto pelos pais.

Para Yasmin, o Rip Curl Grom Search pode lhe garantir, no futuro, o sonho de viajar para a Austrália, prêmio oferecido à campeã feminina do Circuito. “Vou me preparar para isso. Ir para a Austrália é um sonho e também adoraria conhecer a melhor surfista do Mundo na minha opinião, a Sally Fitzgibbons, que sou fã”, conta Yasmin, que também vai se aventurar na categoria grommets, enfrentando os meninos com até 12 anos de idade.

Apresentado por Wizard, o Rip Curl Grom Search chega à 15ª edição este ano e terá três etapas para a definição dos campeões das categorias mirim e feminina (no máximo 16 anos), iniciante (até 14 anos) e grommet (limite de 12 anos). Nomes que já começam a despontar no cenário nacional aparecem como destaques. Entre eles, o fenômeno Samuel Pupo, bicampeão grommet no Circuito e dono de seis títulos no Paulista. Outro nome forte é o do também paulista Wesley Dantas.

Os campeões do Circuito garantem vagas à final internacional do evento, realizado em abril de 2015, durante o Rip Curl Pro (etapa do Circuito Mundial Profissional), em Bells Beach, na Austrália. Cada um ganhará passagem aérea, bolsa de estudos de inglês intensivo, com duração de um mês (carga horária de 25 horas semanais em escola a ser definida em Sidney), incluindo pensão completa em casa de família.

Todas as disputas terão transmissão ao vivo pela internet, no link http://br.ripcurl.com/rcgromsearch-14.html, com imagens, locução e notas dos juízes em tempo real. Os espectadores também poderão interagir com o evento e atletas, enviando mensagens de texto.

O Rip Curl Grom Search 2014 é apresentado por Wizard, maior escola de idiomas do Brasil, com patrocínios das lojas Lipsul, WQSurf e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, Study Way Intercâmbio, Skygraf do Brasil, prefeituras municipais de Tramandaí, Rio de Janeiro e Guarujá. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf (CBS), federações Gaúcha (FGS), Carioca (FESERJ) e Paulista (FPS) de Surf. Divulgação da FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir.