Kayane Reis, Samuel Pupo e Eduardo Motta avançam no Rip Curl Grom Search

Kayane Reis, Samuel Pupo e Eduardo Motta ficam mais perto dos títulos do Rip Curl Grom Search após primeiro dia de disputas da 2ª etapa no Canto do Recreio

Vitoriosos na etapa inicial, no litoral gaúcho, Kayane Reis, na categoria feminina, Samuel Pupo, na iniciante, e Eduardo Motta, na grommet, ficaram mais perto dos títulos do 15º Rip Curl Grom Search, após o primeiro dia de disputas na 2ª etapa, neste sábado (8), no Canto do Recreio, Rio de Janeiro. Apresentado por Wizard, o evento tem as finais neste domingo e já pode definir seus campeões, por antecipação, caso os atletas repitam os primeiros lugares.

A competição começou neste sábado com ondas pequenas, que não impediram momentos emocionantes. Um deles, com a atual campeã do Circuito, Kayane Reis, de Saquarema. Na primeira fase, ela enfrentou duas cearenses e passou aperto, garantindo classificação nos minutos finais sobre a atual campeã brasileira júnior e open, Larrisa Santos.

“Sabia que essa bateria seria muito difícil, passei no aperto, com uma onda salvadora. A Larissa é muito boa, mas conheço bem essa onda. Quero muito garantir esse título e minha vaga para a final na Austrália, em 2015”, afirma a surfista, que na disputa pelo título foi beneficiada com a derrota de sua rival direta, Karol Ribeiro, de Cabo Frio, campeã em 2012 e vice em Tramandaí.

Ainda na feminina, outro destaque ficou com a cearense Yanca Costa, dona da melhor atuação no sábado. Ela e Kayane terão como rivais na final a paulista Açucena Vaz e a carioca Luara Thompson.

No Rip Curl Grom Search, os campeões do Circuito na mirim e na feminina estarão classificados para o Rip Curl Grom Search International, em abril de 2015. Além disso, ganharão intercâmbio, com curso de inglês de um mês na Austrália, no Holmes College, com passagens aéreas e hospedagem em casa de família. Kayane já usufruirá desse mesmo prêmio este ano, referente ao título de 2013. Na mirim, que será disputada só neste domingo, a briga ainda está aberta e os paulistas Weslley Dantas e Samuel Pupo dividem o favoritismo.

O mesmo Samuel Pupo, de São Sebastião, também pode chegar ao título da iniciante, o terceiro no evento (foi bicampeão grommet). Os três surfistas que disputaram a final contra ele na etapa inicial não chegaram à final no Rio de Janeiro. O mesmo acontece com Eduardo Motta, de Guarujá.

Na iniciante, Samuel, que voltou a mostrar um surf radical, terá como adversários João Vitor Chumbinho, do Rio de Janeiro, dono da melhor atuação do dia, o cearense Mathias Ramos e o também paulista Mateus Lima.  Na grommet, Eduardo Motta enfrentará o catarinense Wallace Vasco, dono da melhor nota do dia, um 7, e a maior somatória, 13,40, e os também paulistas Vinicius Parra e Diego Aguiar, atual campeão paulista da categoria. Já Daniel Templar, do Rio de Janeiro, começou a etapa muito bem, com uma das melhores atuações do dia, mas depois “caiu” no round dois.

Junto às disputas no mar, o Rip Curl Grom Search fez valer o slogan, “Muito mais do que um campeonato de surf”, com várias ações envolvendo atletas e público, com a distribuição de pipas e o plantio de mudas de árvores Dois surfistas da equipe Rip Curl participaram ativamente do evento. Acompanhado das filhas Sofia e Flora, o tube rider Bruno Santos ajudou no plantio de restinga, uma ação iniciada em 2000, pelo presidente da Feserj, Abílio Fernandes.

“O mais importante é a conscientização com as crianças. Temos de plantar essa semente neles. Essas crianças são os nossos olhos para o futuro. Quando aprendi nos campeonatos que tínhamos que preservar, percebi que Cuidar faz parte da nossa vida e temos que deixar tudo limpo”, disse Bruno.

Já Ian Cosenza brincou com as pipas. “Aprendi a soltar pipa com quatro anos, em Ipanema. Depois, aprendi a surfar na escolinha do Paulo Dobabella e nunca mais parei. Hoje, mesmo sem vento, mandei tanta linha que precisei de outro carretel”, comentou o surfista.

AO VIVO – A competição recomeça neste domingo, às 8 horas, com a categoria mirim. As finais estão programadas a partir das 15h, com a premiação às 16h30. Todas as disputas terão transmissão ao vivo pela internet, no linkhttp://br.ripcurl.com/rcgromsearch-14.html, com participação especial de Bruno Santos na locução.

O Rip Curl Grom Search 2014 é apresentado por Wizard, maior escola de idiomas do Brasil, com patrocínios das lojas Lipsul, WQSurf e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, Study Way Intercâmbio, Skygraf do Brasil, prefeituras municipais de Tramandaí, Rio de Janeiro e Guarujá. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf (CBS), federações Gaúcha (FGS), Carioca (FESERJ) e Paulista (FPS) de Surf. Divulgação da FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir.

fma