Mais três brasileiros avançam no HD World Junior Championship

Cearense Michael Rodrigues bateu todos os recordes do evento apresentado pela Devassa em Florianópolis e o paulista Caio Ibelli e o catarinense Matheus Navarro também passaram pela repescagem, mas os japoneses se destacaram com todos se classificando para a terceira fase

O Brasil conseguiu mais três vitórias na quarta-feira de ondas difíceis de 3-5 pés na Praia da Joaquina, com o cearense Michael Rodrigues estabelecendo novos recordes para o Devassa apresenta HD World Junior Championship em Florianópolis. Ele acertou os aéreos para arrancar notas 9,57 e 8,50 dos juízes e totalizar 18,07 pontos de 20 possíveis contra o francês Tom Cloarec. Os outros brasileiros que passaram pela repescagem foram o campeão mundial Pro Junior de 2011, Caio Ibelli, de São Paulo, e o catarinense Matheus Navarro. Os japoneses também se destacaram, com todos os seis participantes chegando na terceira fase da competição. Na quinta-feira, a chamada para as duas categorias foi marcada para as 7h30 na Ilha de Santa Catarina.

“Ontem (terça-feira) na primeira fase nem acreditei que perdi, mas fui pra casa esfriar a cabeça e pensar no que tinha errado pra não dar bobeira hoje de novo”, contou o campeão da triagem no sábado, Michael Rodrigues. “A condição do mar está difícil, mas como moro aqui há 8 meses sempre surfando essa onda, já conheço um pouco mais esse mar e pude ficar um pouco mais tranquilo. Escolhi o lugar certo no outside pra pegar as melhores ondas e fazer os aéreos. Deu certo dessa vez, mas tem muito campeonato pela frente ainda”.

O cearense conquistou a terceira e última vitória brasileira na repescagem. A primeira foi conseguida pelo paulista Caio Ibelli, que já tem o título mundial Pro Junior de 2011 no currículo, e a segunda pelo catarinense Matheus Navarro. Eles vão se juntar aos três brasileiros que estrearam com vitórias na terça-feira, os paulistas Gabriel Medina e Jessé Mendes e o catarinense João Paulo Abreu, que também continuam na busca pela vitória no HD World Junior Championship apresentado pela Devassa na Ilha de Santa Catarina.

“Está muito difícil o mar e ainda cometi alguns erros na bateria, mas no final consegui achar uma onda boa que garantiu a vitória”, disse Caio Ibelli, depois de derrotar o surfista da Ilha Reunião, Jorgann Couzinet, no segundo duelo do dia. “Eu quase completei um tubo que poderia ter me deixado bem mais tranquilo, mas cai no finalzinho dele, infelizmente. Mesmo assim deu tudo certo e estou feliz pela classificação. Essa é minha última chance de tentar ser bicampeão Pro Junior por causa da idade, então vou tentar de tudo para conseguir isso aqui, ainda mais no Brasil seria muito mais especial pra mim”.

Já o catarinense Matheus Navarro ganhou uma bateria verde-amarela contra o convidado da HD, o paraibano Samuel Igo. “Foi bem difícil e apesar da bateria ser de meia-hora, pareceu até que era de 15 minutos como nos tempos de competições amadoras”, disse Matheus Navarro. “Já faz uns 10 anos que eu participo de campeonatos aqui na Praia da Joaquina, minha carreira de amador inteira foi aqui e isso me ajudou. Eu consegui pegar uma direita boa e o ventinho nordeste favorece os aéreos pra direita, a prancha fica firme no pé, então estou muito feliz por ter passado pra próxima fase”.

PERUANO CLASSIFICADO – Outro representante da América do Sul classificado para a terceira fase foi o peruano Juninho Urcia, que terá uma parada dura pela frente, o brasileiro Caio Ibelli. Juninho é o atual vice-campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America e despachou o carioca Lucas Silveira por 13,00 a 11,53 pontos. A vitória do único peruano no HD World Junior Championship aconteceu logo após a eliminação do campeão sul-americano Luan Wood. O catarinense foi uma das vítimas dos japoneses na quarta-feira, com Hiroto Arai levando a melhor com uma boa vantagem de 12,43 a 9,10 pontos.

“Estou feliz pela classificação, mas a condição do mar está muito difícil”, analisou Juninho Urcia. “O Lucas Silveira é um grande competidor e só tentei fazer o meu melhor dentro d´água. Me senti bem melhor do que no primeiro dia, pois ontem (terça-feira) não consegui pegar boas ondas, mas agora pude mostrar o meu surfe e essa vitória me dá mais confiança para o restante do campeonato. Espero seguir melhorando a cada fase”.

JAPÃO 100% – A grande surpresa no HD World Junior Championship é a participação dos surfistas do Japão nas ondas da Praia da Joaquina. Todos os seis integrantes do time da ASP Japan se classificaram para a terceira fase da competição. Takumi Nakamura e Hiroto Ohhara estrearam com vitórias na terça-feira e os outros quatro passaram pela repescagem na quarta-feira. Arashi Kato despachou o norte-americano Daniel Glenn, Kan Watanabe fez o mesmo contra o taitiano Enrique Ariitu e as outras duas vitórias foram contra brasileiros, Reo Inaba sobre o paulista Igor Moraes e Hiroto Arai sobre o catarinense Luan Wood.

“Me senti na pressão durante os 10 minutos iniciais da bateria, mas depois acabei relaxando, quis me divertir. As baterias são homem a homem e se eu conseguisse pegar uma onda boa poderia vencer a bateria. Foi o que aconteceu”, disse Hiroto Arai, depois de barrar o atual campeão sul-americano Pro Junior na casa dele. “As ondas aqui parecem com as da minha cidade, Yokohama. Hoje (quarta-feira) estão um pouco mais gordas e as transições parecem bastante com as ondas do Japão. Esta é a minha segunda vez no Brasil. Estive antes no Rio de Janeiro e gostei bastante daqui de Florianópolis, as pessoas são muito legais, a comida é boa e estou muito feliz por estar aqui”.

Com tantos japoneses classificados, dois duelos da terceira fase serão somente entre eles. Se por um lado isso é bom porque garante dois nas oitavas de final, por outro dois acabarão eliminados em 17.o lugar no HD World Junior Championship. O primeiro duelo asiático na Praia da Joaquina será entre Hiroto Arai e Takumi Nakamura na sétima bateria e o outro fecha a terceira fase, com Hiroto Ohhara disputando a última vaga para as oitavas de final com Kan Watanabe.

OUTROS PAÍSES – Surfistas de outros países também conquistaram vitórias na repescagem realizada na quarta-feira em Florianópolis. O único representante de Marrocos, Ramzi Boukhiam, ganhou o primeiro duelo do dia e o igualmente único surfista da Indonésia, Oney Anwar, venceu o terceiro tirando o único italiano, Leonardo Fioravanti. Também avançaram para a terceira fase os sul-africanos Dylan Lightfoot e Steven Sawyer, o australiano Mitchell Parkinson, o norte-americano Ian Crane, o havaiano Joshua Moniz e o taitiano Vehiatua Prunier.

“Estou muito feliz pela vitória, mas foi bem difícil, com poucas ondas entrando na bateria”, disse Ian Crane, que fez o segundo maior placar da repescagem – 15,00 pontos – contra o australiano Jack Duggan. “Peguei boas esquerdas e me encaixei melhor nelas hoje (quarta-feira). Este é o meu último ano de Pro Junior e fiquei até um pouco envergonhado por ter feito um somatório tão baixo ontem (terça-feira). Acabei nem saindo do hotel, fiquei só relaxando e me concentrando para encontrar boas ondas hoje, o que felizmente consegui fazer para mostrar o meu surfe no campeonato”.

Já Dylan Lightfoot conquistou a primeira das duas vitórias sul-africanas na repescagem, mas foi contra um compatriota, Diran Zakarian. “Foi uma bateria bem difícil porque não deu muitas ondas”, destacou Dylan Lightfoot. “Eu tive que escolher bem as ondas e fiquei esperando as que tinham uma parede mais sólida pra manobrar. Minha meta é chegar no topo neste evento. Eu venho de bons resultados em etapas do ASP World Star e estou focado para brigar pelo título mundial aqui no Brasil”.

O HD World Junior Championship 2013 é apresentado pela Devassa e distribui uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Site Waves.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela internet e o link pode ser acessado clicando-se no banner na capa do www.aspsouthamerica.com e a galeria de fotos pelo www.facebook.com/fecasurf

ATENÇÃO: Texto da estreia do feminino segue logo após o término da primeira fase…

———————————————————————————-
João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America
(48) 9988-2986 – jcarvalho@aspworldtour.com
———————————————————————————-

TERCEIRA FASE MASCULINA – Vitória=Oitavas de Final / Derrota-17.o lugar – US$ 1.200 e 1.750 pontos:
1.a: Matt Banting (AUS) x Seth Moniz (HAV)
2.a: Michael February (AFR) x Reo Inaba (JPN)
3.a: Matheus Navarro (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)
4.a: Caio Ibelli (BRA) x Juninho Urcia (PER)
5.a: Oney Anwar (IDN) x João Paulo Abreu (BRA)
6.a: Vasco Ribeiro (PRT) x Steven Sawyer (AFR)
7.a: Hiroto Arai (JPN) x Takumi Nakamura (JPN)
8.a: Ramzi Boukhiam (MAR) x Mitchell Parkinson (AUS)
9.a: Gabriel Medina (BRA) x Jake Sylvester (AUS)
10: Kanoa Igarashi (EUA) x Ian Crane (EUA)
11: Keanu Asing (HAV) x Slade Prestwich (AFR)
12: Dylan Lightfoot (AFR) x Cam Richards (EUA)
13: Carlos Muñoz (CRI) x Vehiatua Prunier (TAH)
14: Arashi Kato (JPN) x Joshua Moniz (HAV)
15: Jessé Mendes (BRA) x Nomme Mignot (FRA)
16: Hiroto Ohhara (JPN) x Kan Watanabe (JPN)

REPESCAGEM DA PRIMEIRA FASE – Vitória=Terceira Fase / Derrota=33.o lugar – US$ 900 e 500 pontos:
1.a: Ramzi Boukhiam (MAR) 14.00 x 8.54 Tales Araujo (BRA)
2.a: Caio Ibelli (BRA) 12.67 x 8.57 Jorgan Couzinet (REU)
3.a: Oney Anwar (IDN) 13.60 x 7.94 Leonardo Fioravanti (ITA)
4.a: Dylan Lightfoot (AFR) 10.50 x 7.27 Diran Zakarian (AFR)
5.a: Mitchell Parkinson (AUS) 9.53 x 9.06 David Van Zyl (AFR)
6.a: Matheus Navarro (BRA) 10.06 x 7.97 Samuel Igo (BRA)
7.a: Arashi Kato (JPN) 9.27 x 8.86 Daniel Glenn (EUA)
8.a: Vehiatua Prunier (TAH) 9.27 x 7.47 Rafael Teixeira (BRA)
9.a: Hiroto Arai (JPN) 12.43 x 9.10 Luan Wood (BRA)
10: Juninho Urcia (PER) 13.00 x 11.53 Lucas Silveira (BRA)
11: Ian Crane (EUA) 15.00 x 10.40 Jack Duggan (AUS)
12: Joshua Moniz (HAV) 9.97 x 9.96 Victor Bernardo (BRA)
13: Michael Rodrigues (BRA) 18.07 x 9.67 Tom Cloarec (FRA)
14: Reo Inaba (JPN) 7.23 x 6.00 Igor Moraes (BRA)
15: Kan Watanabe (JPN) 9.66 x 8.86 Enrique Ariitu (TAH)
16: Steven Sawyer (AFR) 12.00 x 8.86 Jake Halstead (EUA)