Mancini de Souza é o grande Campeão do Festival Favela Surf Clube

Campeonato terminou em clima de confraternização e muita solidariedade

O Domingo, 22 de Dezembro, foi de festa no Arpoador, berço do surfe no Rio de Janeiro. Os jovens e crianças participantes do Festival Favela Surf Clube voltaram ao mar para o último dia de competição. Com ondas pequenas, em torno de meio metro, mas divertidas para os participantes, os atletas deram um show de surfe e espírito esportivo.

O grande vencedor do dia foi Mancini Souza, que venceu as 3 categorias em que se inscreveu: Iniciantes, Mirim e Júnior. Porém, as vitórias não foram tão fáceis. Enfrentando nas 3 finais o experiente Anderson Carvalho, o Picachu, ele conseguiu levar a melhor em todas. Picachu terminou em segundo em todas.

“Eu quase não corri o campeonato. Um amigo, o Romulo, me chamou na última hora e me emprestou a prancha. Fiquei sem surfar durante alguns meses. Só voltei a treinar na quarta. Fiquei muito emocionado com as vitórias”, falou Mancini, após participar da premiação e chorar com a mensagem que Alexandre Pretão, presidente do Favela Surf Clube, deu a ele.

“Quero dar os parabéns a você, Mancini. Essas vitórias só demonstram o seu potencial. Todos aqui só querem seu bem. Queremos que você volte a se dedicar aos estudos para poder se desenvolver ainda mais”, disse Pretão.

Na categoria Feminino a grande vencedora foi Joyce Silva. Que, como premiação, ganhou uma nova prancha e fez questão de doar a sua usada, mas em bom estado, para a Associação de Surf da Rocinha, que também participou do evento. Na categoria Open o campeão foi o surfista conhecido como Bula.

Outro destaque da competição foi o fato de uma das pranchas que serviram de premiação a um dos campeões ter sido fabricada por um dos alunos da ONG. Carlos Eduardo, que foi um dos finalistas da categoria Mirim, foi quem desenhou e fabricou a prancha no Favela Surf Clube, após as aulas que teve dentro do projeto. O público presente também se solidarizou e doou pranchas para o Favela Surf Clube, que prontamente as deu para a Associação de Surf da Rocinha, que no momento tem uma necessidade maior de material para trabalhar.

RESULTADOS

Feminino
1. Joyce Silva
2. Joyce de Carvalho
3. Valesca de Menezes
4. Carol Bispo

Open
1. Bula
2. Kevin Silva
3. Gabriel
4. Carlos Silva

Iniciantes
1. Mancini Souza
2. Anderson Picachu
3. Bruno Lucas
4. Hugo Soares

Mirim
1. Mancini Souza
2. Anderson Picachu
3. Alexandre Santos
4. Carlos Eduardo

Júnior
1. Mancini Souza
2. Anderson Picachu
3. Kevin Silva
4. Renan da Silva

A ONG

Alguns moradores do Cantagalo queriam surfar, mas não tinha pranchas, então criaram o Surfavela em 1988. No início era só um grupo de garotos que emprestava pranchas uns para os outros. O empresário Marcelo Silva doou as 4 primeiras pranchas para Pretão, Jairo Pezão, Camelinho e Bochecha.

O projeto ganhou força e organização. No ano 2000 a Associação passou a se chamar Favela Surf Clube. Hoje a ONG organiza campeonatos, oferece aulas gratuitas de Surf, e oficinas de conserto e fabricação de pranchas para jovens do complexo do Cantagalo e Pavão/Pavãozinho.

O objetivo é manter a integração social desses jovens por meio do surf e minimizar os efeitos causados pela desigualdade econômica e cultural.

A ONG Favela Surf Clube tem patrocínio da Nike.